Com a incerteza internacional e a inflação a pressionarem empresas e consumidores, reduzir a fatura de energia com baterias solares pode ser a solução que muitos negócios procuram.

Os sistemas fotovoltaicos são cada vez mais procurados tanto por famílias como por empresas. Instalados em telhados ou espaços térreos, em zonas rurais remotas ou no meio das cidades, produzem energia que ajuda a reduzir o consumo de eletricidade ao longo do dia. E ainda deixam espaço para a injeção e venda de energia elétrica na rede pública quando a produção é superior ao consumo.

A energia solar para empresas permite poupanças que podem rondar, em média, entre os 20% e os 40%, permite que as empresas fiquem menos dependentes do consumo da rede e é uma forma muito relevante de contribuir a transição energética e sustentabilidade do planeta. Para além de existirem também benefícios fiscais e incentivos públicos associados a este tipo de soluções, as empresas estarão a contribuir para que Portugal e a União Europeia cumpram as metas internacionais de recurso a energia renovável.

Há uma forma de promover ainda mais a eficiência e acelerar a transição energética de uma empresa: apostar em baterias de armazenamento de energia. É uma solução que os consumidores particulares já usam e que pode trazer também benefícios aos negócios. Isso torna-se particularmente relevante em períodos de maior incerteza económica, com inflação, aumento dos custos de energia ou flutuação excessiva de preços em geral, uma vez que assim poderá aumentar ainda mais o aproveitamento da energia solar disponível.

Como funciona o armazenamento por baterias?

Apostar num sistema solar fotovoltaico, com baterias de armazenamento de energia associadas, significa acrescentar uma nova camada de autonomia energética, reforça a eficiência e melhora os custos.

As baterias solares permitem acumular a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos, que noutro caso seria desperdiçada para a rede por falta de consumo

  • Quando a produção solar ultrapassa as necessidades, as baterias acumulam o excedente de produção
  • Quando o consumo dos equipamentos volta a ser superior à produção solar, a energia já armazenada nas baterias é consumida

Um passo para a independência energética

Renovar a energia de uma empresa com um sistema de painéis solares e acrescentar-lhe baterias de armazenamento solar reduz a dependência da energia da rede e permite que qualquer negócio tenha uma palavra a dizer sobre a energia que consome e quando o faz, uma vez que terá a capacidade de gerir a eletricidade que produz.

reflexo do sol num painel solar

Pôr o consumo e a produção ao serviço da empresa

Numa empresa, independentemente dos horários e necessidades de consumo, é sempre vantajoso instalar sistemas de baterias para armazenamento de energia. Mesmo que tenha um consumo intensivo de eletricidade e dependa muito da rede pública, as baterias incrementam sempre a poupança que já será conseguida com a aposta em energia solar.

1. Um negócio diurno, com um horário bem definido, terá momentos de produção solar e consumo de energia simultâneos, mas ainda assim ocorrem momentos de quebra, como horários de almoço, trocas de turno, ou até mesmo de fecho, em que o armazenamento do excedente de produção solar fará todo o sentido.

2. Uma empresa cujos consumos sejam essencialmente noturnos, que começa a laborar muito tarde ou que encerra já de madrugada, também encontra vantagens na utilização de baterias. Acumula durante o dia grande parte da energia que produz, para utilização posterior.

3. Num negócio em que o consumo de energia reduzido ou bastante concentrado em períodos específicos, a utilização de painéis solares e baterias de armazenamento poderá ajudar a atingir um grande nível de autossuficiência.

Para além da grande complementaridade entre soluções de energia e solar e baterias, também a mobilidade elétrica pode sair reforçada com este tipo de soluções de armazenamento. Gerir uma frota elétrica torna-se ainda mais vantajoso nos casos em que é habitual haver excedente de produção energética que, em vez de ser injetada na rede, pode ser utilizada para carregar os veículos elétricos.

A EDP Comercial tem soluções solares chave na mão para todo o tipo de clientes e necessidades, personalizadas em termos de dimensionamento, instalação ou gestão, e que podem passar também pela utilização de baterias de armazenamento de energia. E mesmo um negócio que não utilize veículos ou que não possa ser alimentado por painéis solares fotovoltaicos, pode também escolher um serviço de energia sustentável como a Eletricidade Verde da EDP Comercial.

O caminho certo para a sustentabilidade

Poupar na fatura de energia é o grande objetivo de muitas empresas e os painéis solares poderão reduzir essa despesa em média entre os 20% e os 40%. Com baterias de armazenamento, um sistema solar fotovoltaico permite poupar ainda mais, podendo registar poupanças entre os 25% e 45%.

O investimento em baterias solares é também uma aposta na transição energética. Além do reforço da eficiência energética, assegurado pelo menor recurso à rede pública, através do solar distribuído, uma empresa está a diminuir a sua dependência de fontes não renováveis.