No setor empresarial, a gestão de frotas é responsável por uma parte significativa dos custos das empresas. Ao mesmo tempo, os transportes são responsáveis por 25% do total de emissões de carbono. Por estes motivos, é fundamental que escolha e gira de forma eficiente e sustentável a frota da sua empresa.

Fazer esta gestão é fundamental para que não existam gastos desnecessários - sendo que, em casos de empresas com uma frota de grande dimensão, o peso que esta despesa ocupa no orçamento é considerável e a otimização da frota é particularmente importante.

É justamente por isto que a opção pela mobilidade elétrica faz cada vez mais sentido, tendo em conta não só a redução de custos com combustível, mas também, o aproveitamento de benefícios fiscais para frotas elétricas.

Além disto, o Plano Nacional de Energia e Clima prevê reduzir entre 45% e 55% as emissões de gases com efeito de estufa, face a 2005. No setor dos transportes a redução prevista é de 40%. É, portanto, natural, que existam cada vez mais empresas a apostar na mobilidade elétrica.


ESTÁ A GERIR DA MELHOR FORMA A FROTA DA SUA EMPRESA?

Uma frota é um investimento e uma necessidade, mas também um custo. Veja abaixo algumas formas de otimizar a gestão do parque automóvel da sua empresa:

  • Tenha uma frota à medida das necessidades da sua empresa.
  • Pondere a melhor solução para o seu negócio: compra, leasing ou renting.
  • Aconselhe-se quanto ao tempo de vida ideal para a sua frota. Isto é, defina o momento ideal para a renovação da mesma.
  • Incentive as boas práticas de condução, que respeitem as regras da estrada e os outros condutores, mas que também ajudem na manutenção e, por isso, longevidade das viaturas.
  • Utilize a tecnologia a seu favor, como softwares de monitorização de viaturas, que permitam otimizar as viagens e reduzir a quilometragem
  • Selecione viaturas mais eficientes: se a sua frota é a combustão, opte por modelos com consumos menores. No entanto, a opção mais eficiente é mesmo a eletrificação da frota do seu negócio

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA FROTA ELÉTRICA?

Numa simulação feita pela consultora Deloitte para o Dinheiro Vivo, comparando os custos de compra e de utilização dos vários tipos de automóveis, por um período de quatro anos, concluiu-se que os veículos elétricos saem mais baratos às empresas do que os a gasolina, a gasóleo ou os híbridos.

O benefício é tão grande que a poupança ronda os 1000€ a 2.500€ por ano, de acordo com o referido estudo da Deloitte, sendo o custo de utilização inferior ao da compra.

Mas quais são exatamente as vantagens do investimento numa frota elétrica?

  • Gastos com manutenção são consideravelmente inferiores - não só porque a manutenção é menos regular, mas também mais económica e simples
  • Poupança dos custos de circulação, dado o elevado preço por litro de combustível, torna-se evidente a diferença do custo para energia elétrica, que é bastante inferior
  • Uma frota elétrica é sinónimo de zero emissões de gases poluentes durante a circulação, o que valorizará a sua empresa como uma empresa sustentável
  • Benefícios fiscais relacionados com a utilização de veículos elétricos:

- O Incentivo Verde, que prevê o apoio financeiro na compra de até cinco veículos para a frota de uma empresa
- Isenção de Tributação Autónoma
- Isenção do pagamento do Imposto Sobre Veículos
- Isenção do Imposto Único de Circulação
- Dedução no IRC da totalidade do IVA suportado com a eletricidade gasta no carregamento
- Dedução do IVA da aquisição

RUMO A UMA FROTA ELÉTRICA: COMO COMEÇAR

Se já decidiu que quer transformar a frota da sua empresa, optando por soluções elétricas, mas ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar, existem algumas dicas que podem ser úteis neste processo:

  • Informe-se sobre todos os incentivos existentes.
  • Garanta a instalação de postos de carregamento na sua empresa, onde os veículos da sua frota podem ser carregados. É também fundamental que os funcionários da sua empresa tenham visibilidade sobre os postos de carregamento existentes nas estradas portuguesas, bem como a sua disponibilidade, o que, desde novembro, é possível através da plataforma EV.Charge da EDP.
  • Garanta que todos os funcionários sabem como utilizar um veículo elétrico da melhor forma

EV.CHARGE: A SOLUÇÃO PARA O DESAFIO DO CARREGAMENTO

Para a maior parte dos empresários que querem eletrizar a sua frota, o tema da gestão dos postos de carregamento é apontado como um dos grandes desafios.

Para o ultrapassar, a EDP Comercial lançou a EV.Charge, uma solução que permite às empresas gerirem, numa única plataforma, os carregadores, quem são os utilizadores, quais os seus consumos, quais as tarifas em vigor e, ainda, receber pagamentos.

Esta plataforma dá resposta às entidades privadas, em espaços de acesso privado, que queiram gerir de forma eficaz e integrada os seus postos de carregamento. Esta solução surge como opção face aos equipamentos sem gestão.

Além disto, com este serviço, os preços praticados estarão definidos, e serão sempre abaixo dos valores definidos nos respetivos contratos de energia.


QUAIS AS VANTAGENS DO EV.CHARGE?

Com esta plataforma é possível controlar os acessos, facilitando assim a gestão diária dos postos de carregamento e dos utilizadores de veículos elétricos.

O EV.Charge facilita a transição energética por parte das frotas empresariais, permitindo uma otimização com os gastos na fatura energética, e contribuindo para a redução da pegada ecológica, controlando os acessos ao equipamento, pagamentos de forma automática e monitorização dos consumos de maneira simples.

O EV.Charge contempla ainda a instalação de postos de carregamento de várias gamas e potências, consoante as necessidades do cliente.

O serviço inclui uma aplicação para os usuários realizarem o carregamento dos seus veículos elétricos e respetivos pagamentos - a EDP Comercial tem acelerado a instalação de postos de carregamento em espaços de acesso privado com o objetivo de apoiar o setor empresarial na gestão sustentável das suas frotas.


COMO CARREGAR NA VIA PÚBLICA

Além de soluções de carregamento privado, as empresas também podem fazer a ligação dos seus pontos de carregamento à rede pública MOBI.E. Esta opção possibilita a todos os utilizadores com cartão CEME, carregar os veículos no ponto de carregamento da empresa. Os consumos efetuados são, desta forma, sempre pagos pelos utilizadores na sua fatura de energia, eliminando assim o risco para os proprietários dos equipamentos.

Atualmente, já são mais de 340 os pontos de carregamento contratados e que estarão ligados à rede pública, tendo a EDP o objetivo de chegar ao final de 2020 com um total de 700 unidades ao serviço dos utilizadores da mobilidade elétrica.