Como pode a digitalização ajudar a sua empresa a caminhar em direção à sustentabilidade? Será que uma e outra andam de mãos dadas? Veja as respostas aqui!

Cada vez mais, as empresas estão cientes da sua responsabilidade para com o meio ambiente e, por inerência, para com a sociedade em geral. Hoje em dia, para se ter uma empresa competitiva já não basta olhar para o óbvio, os lucros, mas também para os recursos à disposição para os atingir. É aqui que a sustentabilidade de uma empresa conta… e muito.

Uma empresa sustentável não é apenas uma organização que poupa na água, que faz a reciclagem do seu lixo ou que não usa plástico. Uma empresa sustentável tem que ter, antes de mais, uma forte aliada chamada tecnologia, para que faça uma caminhada mais eficiente rumo à descarbonização.

De facto, a digitalização possibilita a criação e a aplicação de soluções sustentáveis para o dia a dia das empresas. Uma transformação para o meio empresarial que ditará o seu sucesso nos próximos anos. Isto porque a digitalização parte sempre em vantagem sobre os meios analógicos, ou seja, pode ser partilhada sem consumir grandes quantidades de recursos. Deixamos o exemplo: se a sua empresa ainda usa panfletos impressos para fazer publicidade aos produtos que vende, apesar de o papel se decompor em seis meses, a sua produção exige de uma grande quantidade de água. Depois da extração da celulose, o material precisa de ser lavado em várias águas, sendo depois cozinhado e pressurizado, por norma através de combustíveis fósseis.

Agora, imagine que em vez dos panfletos usa as plataformas digitais para publicitar os seus produtos, seja através das redes sociais, do e-mail ou através do site da empresa. Além de poupar o meio ambiente, torna certamente a sua mensagem mais eficaz e conseguirá chegar a um número muito maior de consumidores. Este é apenas um pequeníssimo exemplo, num oceano de soluções sustentáveis que a tecnologia permite. Afinal, a verdadeira transformação digital começa com pequenos gestos. A tecnologia também permite, e falando agora de aspetos mais nucleares para a sua empresa, utilizar 100% de energia renovável, ter uma frota automóvel 100% elétrica e apostar na eficiência energética, reduzindo com isso as emissões de carbono da sua empresa.

5 pessoas numa sala de reuniões à mesa com um vidro transparente a permitir a entrada de luz

Mas por onde começar?

Muitas vezes, é difícil executar um plano de digitalização para as empresas sem conhecer de perto quais as principais áreas que podem ser transformadas digitalmente. Depois, também nem todas as empresas têm as mesmas necessidades de digitalização, mas ainda assim a tecnologia é sempre uma aliada no que toca a tornar o seu modelo de negócio mais lucrativo. Deixamos-lhe algumas sugestões, para iniciar a revolução digital na sua empresa com sucesso e, assim, torná-la mais competitiva.

Faça um plano de transformação digital

Defina um plano que lhe permita aproveitar ao máximo os novos recursos digitais, em sintonia com a atividade diária da empresa. Recursos próprios ou externos deverão ser definidos para implementar a digitalização na sua empresa. Além disso, ao longo deste processo, deve desde logo otimizar a experiência do utilizador. Identifique, entre as plataformas digitais da empresa, os obstáculos que interferem na perceção do consumidor face ao seu produto ou que reduzem a qualidade da sua navegação.

Crie uma estratégia para as redes sociais

Se está nas páginas das principais redes sociais, seja regular nas publicações - promovendo as mais importantes - para garantir a fidelização, e seja criativo (hoje a concorrência é feroz). Leve em conta o seu público-alvo, o mercado de referência e também a concorrência, para se antecipar e conseguir levar a melhor. Tenha em consideração que uma boa estratégia nas redes sociais consegue ser muito melhor para a sua empresa, do que uma campanha de publicidade tradicional, com a vantagem de reduzir custos e criar mais benefícios.

Inteligência artificial

De atividades de marketing até ao apoio ao cliente (como o chatbot, por exemplo), muitas atividades podem ser digitalizadas. Há cada vez mais programas com uma maior capacidade de armazenamento e gestão de dados, que promovem soluções informáticas bastante eficientes sem consumir grandes recursos.

Mão a operar um telemóvel

Mobile first

Não se esqueça que a grande maioria dos utilizadores utiliza o seu smartphone para aceder à internet. Logo, todos os conteúdos digitais devem ser otimizados para a versão mobile. Uma página não responsiva será o mesmo que não ter nenhuma…

Software as a service (SaaS)

Esta é uma verdadeira revolução no modelo de consumo dos utilizadores e também na forma como as marcas disponibilizam as suas soluções. O SaaS permite que os utilizadores utilizem as aplicações ou serviços disponibilizados pelas empresas. Ou seja, as empresas SaaS oferecem uma solução completa de software, alugando a utilização de uma aplicação ou serviço para a respetiva empresa e respetivos utilizadores. Este é um modelo que reduz os custos e gera mais receitas.

Já se viu que a revolução digital no meio empresarial está em curso e é cada vez mais necessária. De acordo com um estudo da multinacional Accenture - “The European Double Up: A twin strategy that Will strengthen competitiveness” -, as empresas europeias que acelerem esta transição digital e sustentável, recuperarão mais rápido e serão mais competitivas depois da pandemia provocada pela Covid-19. Quase metade das empresas auscultadas para este estudo, 45%, considera dar prioridade à sustentabilidade digital, sendo que 40% pondera investir em inteligência artificial e 37% na cloud.