Adotar hábitos sustentáveis permite-lhe ter uma vida mais equilibrada do ponto de vista da sustentabilidade do planeta e da sua saúde e bem-estar. Descubra algumas dicas.
Quando se trata de saber como podemos ser mais sustentáveis e contribuir para o meio ambiente, tudo começa com pequenas questões: Consigo ir a pé em vez de carro? Preciso mesmo de comprar esta peça de roupa? Será que consigo evitar o desperdício alimentar? A sustentabilidade no dia a dia envolve escolhas simples, como repensar o consumo ou apostar na transição energética, que fazem uma grande diferença no impacto ambiental e na nossa qualidade de vida.
Existem diferentes tipos de sustentabilidade, formas simples de agir, seja em casa ou na rua, e números alarmantes, como o desperdício de milhares de toneladas de roupa por ano em Portugal ou o facto de grande parte dos alimentos produzidos no mundo serem desperdiçados, que mostram que pequenas ações sustentáveis no dia a dia podem ter um grande impacto. Veja como ser mais sustentável no dia a dia.
Consumo consciente de moda
A indústria da moda é uma das maiores consumidoras de água e uma fonte significativa de poluição. Para produzir uma simples t-shirt podem ser necessários 2.700 litros de água, segundo o World Wildlife Fund. Muitas peças são descartadas rapidamente e Portugal não é exceção na tendência de consumo. Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, cerca de 200 mil toneladas de roupa acabam no lixo todos os anos.
Adotar um consumo consciente de moda passa por comprar menos, privilegiar a qualidade, reutilizar ou tentar arranjar roupa, e apostar em peças com materiais sustentáveis. A escolha de marcas com práticas responsáveis pode ajudar a mudar esta indústria - e o impacto ambiental da sua gaveta. Comprar menos e utilizar mais a roupa também contribui para uma poupança mensal ou anual significativa.
Mobilidade sustentável
Sabia que os transportes representam cerca de 25% das emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia e uma grande fatia vem da utilização de carros a combustíveis fósseis para todo o tipo de distâncias e muitas vezes apenas com um condutor? Caminhar, usar trotineta, bicicleta ou transportes públicos é uma forma sustentável de reduzir essa pegada.
Muito importante também, é a escolha de um veículo elétrico no momento de trocar de carro. É a forma mais eficiente e limpa de condução, contribuindo para uma redução substancial das emissões poluentes, que se traduz numa melhor qualidade do ar. Instalar um carregador em casa representa uma enorme poupança nos gastos com deslocações e uma transição significativa para uma mobilidade mais limpa e carregar o carro na rua é cada vez mais rápido, havendo mais de 6 mil postos de carregamento elétrico em todo o país.
Energia verde em casa
Outra importante fonte de emissões poluentes são os edifícios, sejam de escritórios ou de habitação, que, segundo o Conselho Europeu, são responsáveis por 40% do consumo de energia e 36% das emissões. Existem várias formas de reduzir a dependência energética e aumentar a sustentabilidade em casa. As mais evidentes, além de medidas de eficiência energética e isolamento térmico, são a aposta na produção de energia em casa.
Instalar painéis solares em sua casa, seja num telhado ou, caso não tenha essa infraestrutura própria, numa varanda, permite-lhe ter maior autonomia energética e contribuir para a transição energética global. Completar essa instalação, com uma bateria solar, possibilita o armazenamento de energia, caso não esteja a ser consumida, adaptando-se aos padrões de utilização da eletricidade em casa.
Escolhas sustentáveis no supermercado
Pode não parecer, mas fazer compras conscientes e sustentáveis pode ter um enorme impacto ambiental - e até financeiro. Comece por planear bem as refeições semanais e por preferir produtos locais ou certificados, e, a partir daí, vá alterando os seus hábitos de consumo. Estas são algumas práticas sustentáveis no dia a dia, que pode implementar de forma simples:
- Compre produtos locais e da época para reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos.
- Evite produtos com embalagens plásticas, principalmente individuais ou de utilização única, e prefira opções com embalagens recicláveis ou reutilizáveis.
- Compre a granel sempre que possível, reduzindo o desperdício de embalagens e ajudando a economizar.
- Escolha marcas que tenham práticas sustentáveis, como o uso de ingredientes orgânicos ou de comércio justo.
- Leve os seus próprios sacos reutilizáveis para os produtos frescos em vez de usar sacos plásticos descartáveis.
- Compre produtos perto de casa, no comércio de bairro, para poupar deslocações longas e beneficiar a economia local e sustentável.
Estas mudanças sustentáveis no dia a dia ajudam a garantir uma alimentação mais consciente e equilibrada, com impacto direto na sustentabilidade ambiental a uma escala regional ou nacional.
Pequenos hábitos com grande impacto
Alguns dos hábitos mais simples podem ter um grande impacto na nossa sustentabilidade diária. Outros requerem um gasto maior, mas a longo prazo compensam largamente. Veja algumas dicas que pode incorporar no seu dia a dia:
- Desligue as luzes e aparelhos quando não estiver a usá-los para economizar energia;
- Utilize lâmpadas eficientes, como as LED;
- Reduza o tempo de banho para poupar água e energia;
- Reaproveite alguma água, como a que sai fria do banho no início;
- Compre eletrodomésticos de classe A, que têm um menor consumo;
- Faça a reciclagem corretamente, separando os resíduos de forma adequada para aumentar a eficiência da reciclagem;
- Reutilize sempre que possível, especialmente quando se trata de plásticos, frascos de vidro e outros objetos de uso único;
- Use produtos de limpeza ecológicos, que não prejudicam o meio ambiente;
- Prefira produtos de higiene sustentáveis, com ingredientes naturais ou que dispensem o uso de água, como champôs;
- Evite o desperdício de comida: planeie as suas refeições para reduzir o desperdício alimentar; procure formas de aproveitar cascas e outros subprodutos e faça compostagem;
- Opte por moda sustentável, como roupas feitas de materiais recicláveis ou orgânicos, reduzindo a sua pegada ambiental.
Em todas as áreas da nossa vida, podemos adotar pequenas ações que contribuem para um futuro mais sustentável, e cada gesto conta. Ao fazer escolhas conscientes no dia a dia, podemos garantir uma maior sustentabilidade, melhorar a nossa qualidade de vida e beneficiar também a dos outros à nossa volta. Se pretende fazer mais pela sustentabilidade, descubra todos os serviços da EDP que podem ajudar a reduzir o seu impacto ambiental em casa e nas suas deslocações.