Já tomou a decisão de investir em veículos elétricos para a sua empresa? Ou está no processo de decisão, mas tem dúvidas sobre a forma mais simples e eficaz de carregar a sua frota?

O desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica para o tecido empresarial português tem sido crescente e tem ajudado, cada vez mais, a garantir o equilíbrio entre o crescimento económico, a preocupação com o ambiente e a responsabilidade social. Estes são, aliás, os três grandes pilares que têm orientado as empresas ambientalmente mais responsáveis.

Neste contexto, surgem em posição de destaque os veículos elétricos, uma solução cada vez mais vantajosa para as empresas.. Seja através de benefícios fiscais - tais como a dedução do IVA e a isenção da tributação autónoma -, do menor custo de manutenção ou de consumos - a energia elétrica é mais barata que o gasóleo e gasolina -ou da possibilidade de instalação de postos de carregamento com diferentes potências e velocidades de carregamento e modalidades de pagamento adaptadas à realidade de cada empresa.

Como posso carregar a frota elétrica da minha empresa?

A Wallbox é a solução mais simples, imediata e económica para começar já a carregar a sua frota elétrica. Assim sendo, a partir do momento em que a sua empresa toma a decisão de investir em veículos 100% elétricos ou híbridos plug in, o passo seguinte deve ser adquirir a Wallbox EDP - posto de carregamento de fácil instalação, que permite o carregamento entre 2 a 5 horas.

Estes equipamentos de carregamento, por não terem comunicação, não permitem gerir carregamentos ou utilizadores. No caso de o pretender fazer, a EDP Comercial tem à disposição uma vasta gama de carregadores que poderão ser no futuro ligados à rede pública MOBI.E - com gestão e manutenção EDP – ou à plataforma EV.Charge. Esta aplicação é um solução integrada que permite a gestão de carregamentos, utilizadores e consumos, através de um portal e de uma aplicação móvel. Saiba como gerir a frota da sua empresa de forma eficiente. 

Como carregar a minha frota fora da empresa?

É fundamental que possa garantir que a sua frota e os seus colaboradores vão ter uma solução de carregamento em qualquer local.
No nosso país, exitem dois tipos de pontos de carregamento:

  • Posto de Carregamento Normal (PCN), em que o carregamento é efetuado com corrente alterna (AC), a mesma que temos nas nossas casas, e que permite o carregamento de um veículo elétrico, na via pública ou em espaços privados, até 22 kW.
  • Posto de Carregamento Rápido (PCR), em que o carregamento é realizado com corrente contínua (DC), que é muito mais rápido que um carregamento AC, e que possibilita o carregamento de um veículo elétrico, na via pública ou em espaços privados, acima dos 22 kW.

Todos os postos de carregamento na rede pública, atualmente acima de 2200 e geridos pela MOBI.E, são pagos desde Julho de 2020. Para utilizar estes postos de carregamento precisa de ter um cartão de mobilidade elétrica fornecido por um Comercializador de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME). Para ter acesso ao cartão CEME fornecido pela EDP Comercial basta preencher o formulário aqui.