UMA DAS PRIORIDADES DA KINTO É CONTRIBUIR PARA A TRANSIÇÃO DOS MOTORES TÉRMICOS PARA OS ELÉTRICOS. PARA RESPONDER AOS DESAFIOS NESTA MUDANÇA SURGE A SOLUÇÃO KINTO ONE

Criada em 1993, numa altura em que ainda pouco se falava em mobilidade sustentável, a Kinto, a marca de mobilidade do Grupo Toyota, dedica-se à gestão de frotas automóveis e ao aluguer operacional de viaturas, adaptado às necessidades de cada cliente e tendo como foco a sustentabilidade.

Com um core business assente no renting e com o objetivo de conseguir uma maior poupança para o  cliente com soluções de motorização elétrica, a Kinto tentou perceber, desde logo, o que poderia impedir a mudança, entre as empresas e os particulares, para uma alternativa de mobilidade mais verde, com os veículos elétricos. Durante este processo, encontrou alguns obstáculos e desafios pelo caminho.

Os grandes desafios para a transição da mobilidade sustentável

Um dos principais desafios a esta transição, é quando existe uma utilização muito intensiva das viaturas elétricas, ou seja, quando os quilómetros percorridos superam a autonomia do veículo. Aqui, os motores térmicos apresentam-se como uma alternativa mais competitiva, o que pode atrasar ou inviabilizar essa mudança.  

Ultrapassando a questão da autonomia, torna-se possível avançar com a eletrificação parcial ou total de uma frota. Depois, há que pensar noutra etapa: o carregamento. Para isso, é necessário definir uma estrutura adaptada às necessidades do cliente, que ainda se debate com algumas limitações ao nível do carregamento da rede pública

A solução kinto one para uma transição sem preocupações

Quando o cliente aluga a viatura elétrica por um período de tempo e uma quilometragem definida, tem ainda acesso a todos os serviços inerentes a esse aluguer, como a manutenção, pneus, assistência e até viatura de substituição, quando necessária.

Assim, a única preocupação do cliente será abastecer a viatura e os carregamentos que, como já se viu, é uma preocupação presente para fazer a mudança de um motor térmico para um elétrico, com receio de não chegar ao destino, por falta de carga suficiente na bateria.

Foi por isso que surgiu a parceria com a EDP e a solução KINTO One. Por uma mensalidade fixa, está incluída a viatura elétrica e todos os serviços inerentes, bem como um charger (carregador elétrico), com a capacidade de balanceamento da energia consumida. Também está incluída nessa mensalidade a assistência técnica para o carregador, sempre que necessário, cartão de mobilidade e ainda um desconto de 20% no tarifário no período noturno, para clientes particulares EDP, durante 24 meses, sempre que o local da instalação da wallbox tenha contrato com a EDP Comercial.

 Contas a fazer para uma condução mais amiga do ambiente

Para esta mudança para uma mobilidade mais sustentável, deve ter-se em conta todas as variáveis para esta mesma transição. O custo deste tipo de viaturas, a utilização das mesmas, tempos e locais de carregamento, bem como o custo de energia, comparando-se ainda quais as vantagens no investimento em soluções de carregamento próprio de utilização privada nas empresas ou nas residências, como os chargers EDP, com as dos carregamentos na rede pública e a sua proximidade geográfica. Caso se chegue à conclusão que a eletrificação é mais vantajosa, sendo sempre para o ambiente, a Kinto aconselhará a frota mais adaptada, que consistirá, certamente, também na solução KINTO One.

Um futuro mais verde, mas também mais económico

A Kinto pretende assim ajudar particulares e empresas a fazer a transição para uma mobilidade mais verde. Mas, nesta transição, não só analisa as vantagens ecológicas, como as económicas, acreditando que só assim a mudança é sustentável.

No fundo, a Kinto tenta integrar as soluções mais verdes no quotidiano das famílias e das empresas, tornando-as em soluções mais económicas e benéficas para as mesmas.