Desde soluções de energia solar até à mobilidade elétrica, a empresa portuguesa adotou várias medidas sustentáveis.

Criada em 1986, o Grupo Lusiaves é um grupo empresarial português com uma atividade diversificada na área da produção agricola.

Com várias unidades espalhadas pelo país, o grupo adotou, desde o início, as mais avançadas tecnologias disponíveis para garantir a melhor qualidade dos seus produtos. Mais tarde, e à medida que o tema da responsabilidade ambiental foi entrando na ordem do dia, a Lusiaves deu o passo para tornar as suas empresas mais sustentáveis. E é Vítor Coutinho, Diretor de Comunicação, que nos dá a conhecer as medidas adotadas pelo Grupo.

A sustentabilidade faz parte do ADN da Lusiaves e a política ambiental do Grupo está presente em todas as suas atividades, orientando-se pelos padrões mais exigentes e procurando sempre fazer melhor. A sua forma de agir está intrinsecamente ligada à missão social da empresa, que pretende ser geradora de riqueza nacional e deixar um planeta em que as gerações futuras possam ter qualidade de vida.

Entre outras, o grupo tem em vigor medidas de avaliação do impacto ambiental das suas atividades, a definição e revisão constantes dos objetivos e metas ambientais a atingir e a utilização das melhores tecnologias, que permitem minimizar o consumo de recursos naturais, mitigar os riscos ambientais e gerir a atividade de forma sustentável.

OS PROJETOS DE ENERGIA SOLAR

A Lusiaves foi pioneira na área da sustentabilidade: foi das primeiras empresas a instalar painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica para autoconsumo e, agora, está a implementar uma unidade de produção autónoma com venda direta à rede. E a EDP foi um parceiro natural na implementação deste projeto, uma vez que é uma empresa de referência na área da eficiência energética com experiência neste campo. Para além disso, ambas as empresas tinham os objetivos alinhados: procurar soluções inovadoras e implementar as melhores práticas conhecidas.

O processo open book

Este novo projeto solar da Lusiaves é um caso único na forma como foi criado e desenvolvido. Desde 2019 que a empresa tem a funcionar um grupo de trabalho interno, inteiramente dedicado ao projeto, e, sendo a EDP um parceiro de longa data do Grupo, fez todo o sentido que se associasse. E todo o trabalho tem sido feito em formato open book. Significa isto que o projeto é desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, ficando do lado da EDP o desenvolvimento da parte de engenharia, mas havendo sempre uma cooperação com a Lusiaves na escolha das entidades executantes.

MOBILIDADE ELÉTRICA

No âmbito da mobilidade elétrica, o Grupo português foi também dos primeiros a dar o passo para uma empresa mais sustentável. Em 2015 iniciaram a eletrificação da frota comercial de ligeiros, sendo que, atualmente, são 112 as viaturas elétricas da empresa (perfazendo um total de cerca de 40% da frota). Já no que diz respeito aos pesados, começaram a utilizar veículos movidos a gás natural e o objetivo é, num futuro próximo, ter a circular apenas veículos pesados que utilizem fontes de energia sustentáveis. Uma das empresas pertencente à Lusiaves, em parceria com um construtor automóvel, está a potenciar a utilização de carros elétricos na grande distribuição.

O QUE O FUTURO RESERVA

O Grupo Lusiaves tem como objetivo continuar a fazer mais e melhor no que à sustentabilidade diz respeito. Assim, a curto prazo, pretendem garantir que mais de 50% das suas necessidades energéticas sejam garantidas através de fontes de energia renováveis. Para além disso, a empresa quer que toda a sua frota seja totalmente movida a energias limpas e estão em curso projetos para a reutilização das águas industriais. Paralelamente, irão continuar a privilegiar fatores produtivos de origem local, regional e nacional, de forma a reduzir a pegada de carbono e a promover o desenvolvimento das comunidades locais.