
Como funciona um Bairro Solar
Partilha de energia sustentável
Fases de um Bairro Solar
Descubra as fases do processo de criação de um Bairro Solar
Consulte o Regulamento Interno de uma Comunidade de Autoconsumo coletivo aqui.
Produtor
Tem espaço disponível para instalação de painéis solares? Pode ser um produtor. Basta criar um Bairro Solar e, após a sua validação, poderá começar a procurar os seus Vizinhos partilhando-o com quem está próximo de si. Instalamos os painéis solares no seu espaço, sem qualquer investimento.
Recebe uma parte da energia produzida e beneficia de um desconto na energia solar que consumir do Bairro.

Quem pode ser produtor
Vizinho
Quem não tem espaço para a instalação de painéis solares da EDP, pode ser Vizinho de um Bairro Solar. Apenas precisa de encontrar um Bairro Solar próximo de si e aderir.
Recebe uma parte da energia produzida e beneficia de um desconto na energia solar que consumir do Bairro, sem investimento.

Quem pode ser vizinho
O que precisa de saber para criar um bairro
O que é um Bairro Solar?
Um Bairro Solar é uma comunidade onde se produz e se partilha energia solar renovável pelos seus membros: produtores e vizinhos. Os painéis são instalados no espaço do Produtor e todos beneficiam de um desconto na energia que autoconsumirem do bairro.
Como é feita a produção e consumo num Bairro Solar?
A produção é feita através dos painéis instalados no espaço do Produtor. Disponibilizaremos a cada membro do Bairro Solar informação sobre a energia solar produzida que lhe for alocada e a que efetivamente consumiu, entre outras informações relevantes.
Qual é o enquadramento jurídico do Bairro Solar?
O Bairro Solar enquadra-se DL 162/2019, que aprova o regime jurídico aplicável ao autoconsumo de energia renovável, e decorrentes regulamentos publicados pelas autoridades competentes.
O que precisa de saber para ser vizinho
Quem pode ser Vizinho de um Bairro Solar e quais as vantagens?
Qualquer pessoa pode ser Vizinho de um Bairro Solar. Terá parte da energia com um desconto face ao preço referência EDP Comercial, sem investimento.
Sou vizinho de um bairro, o que tenho de fazer e quais as vantagens?
Quando possível, apresentaremos uma proposta comercial. Se a aceitar, a adesão ficará definitiva e a energia consumida do Bairro Solar terá um desconto de 35% face ao preço de referência da EDP Comercial (para tarifa simples)
Crie o seu bairro solar
-
1
Área disponível
-
2
Caracterize o espaço
-
3
Consumo
-
4
Resultado
Desenhe o seu telhado no mapa Desenhe o telhado ou outro espaço onde queira instalar os painéis
Marque ponto a ponto a superficie que tem disponível para a instalação de paineis
0 m2
até0Painéis
até0kW
Parabéns! pode ser um produtor!
kW Potência
Desconto no preço da energia solar que consumir do Bairro
Precisa de para o seu bairro ficar completo.
TEM ACESSO À ÁREA RESERVADA?
Faça login ou adira à área reservada, mesmo que não seja cliente da EDP Comercial.
Notas legais
As informações disponibilizadas nos formulários de criação e de adesão aos Bairros Solares são meramente indicativas e não configuram qualquer compromisso contratual por parte da EDP Comercial ou a assunção de qualquer obrigação pela EDP Comercial no sentido de vir a apresentar uma proposta contratual e vinculativa no contexto dos Bairros Solares. Através do preenchimento dos referidos formulários ou da prestação de quaisquer informações, a EDP Comercial não garante a constituição dos Bairros Solares ou a sua criação nas condições apresentadas, sendo que todos resultados apresentados, designadamente no que se refere ao número de Vizinhos necessário para a criação dos Bairros Solares e aos valores de desconto na tarifa de energia solar, são meramente indicativos, não tomando em consideração as variáveis reais de que depende o cálculo de tais valores, mas somente as informações disponibilizadas no presente site pelos utilizadores, as quais são da sua exclusiva responsabilidade e não vinculam a EDP Comercial.
A informação constante dos simuladores, formulários e páginas do presente site não deve servir de base a qualquer tomada de decisão vinculativa pelos utilizadores nem dispensa a consulta das normas legais em vigor.
Consulte o Regulamento Interno de uma Comunidade de Autoconsumo coletivo aqui.