Recebeu uma comunicação em nome da EDP Comercial e deseja verificar a sua autenticidade?
Responda a algumas questões e perceba se está a ser vítima de fraude.
Conheça as práticas EDP e saiba como proteger os seus equipamentos eletrónicos aqui.
Têm sido reportados casos de clientes que receberam email com suposta fatura em atraso.
Nestes emails a fatura é enviada através de um link para consulta, que encaminha o cliente para uma página não fidedigna, que pode causar dano ao seu computador.
Como posso perceber se estou perante uma fraude?
Clientes particulares
- A EDP envia sempre a sua fatura eletrónica através de anexo em formato PDF através do endereço de email: faturaedp@edp.pt, nunca utilizando links para a partilha deste documento.
Clientes empresariais
- As faturas EDP são sempre enviadas para os clientes empresariais através de um anexo em formato PDF (nunca utilizando links para a partilha deste documento) a partir de um dos seguintes endereços:
Neste caso de tentativa de fraude, os clientes receberam um email a solicitar o pagamento de um valor em atraso, ameaçando o corte no abastecimento de energia caso o cliente não efetue o pagamento até determinada hora e data.
Como posso perceber se estou perante uma fraude?
Nestes casos, é importante verificar sempre o remetente do email e as entidades bancárias apresentados no email. Saiba como a EDP comunica com os seus clientes aqui.
Tem sido reportado pelos clientes EDP o recebimento de um email em que é solicitado o pagamento de uma fatura em atraso, apresentando um aviso de desligamento, caso o pagamento não seja efetuado.
Nestes casos, é enviado no email um link para o cliente efetuar o pagamento, sendo que ao clicar neste link é solicitado o download de um ficheiro ZIP para eventual instalação de programas maliciosos no seu computador.
Como posso perceber se estou perante uma fraude?
Clientes particulares
- A sua fatura EDP é sempre enviada a partir do endereço faturaedp@edp.pt.
Clientes empresariais
- As faturas EDP são sempre enviadas para os clientes a partir de um dos seguintes endereços:
Os principais casos de phishing detetados pela EDP estão relacionado com:
1. Solicitação de consulta de fatura através de um link. Este link instala programas maliciosos no computador do cliente para recolha de dados.
2. Solicitação de regularização de dívida através de um link. Este link encaminha o cliente para uma página para inserir dados de pagamento ou instala programas maliciosos no computador do cliente para recolha de dados.
3. Apresentação de valores a pagamento, sendo fornecidos dados de pagamento fraudulentos, nestes casos é solicitado o pagamento sob ameaça de interrupção do fornecimento de energia – confirme sempre os dados de pagamento apresentados.
Por norma, neste tipo de fraude, o email vem assinado, numa tentativa de imitar os documentos oficiais enviados pela EDP.
Como posso perceber se estou perante uma fraude?
Ao receber um email deste tipo deve sempre validar o remetente, as entidades de pagamento apresentadas e verificar os links apresentados antes de os abrir.
Verifique como a EDP comunica com os seus cliente aqui.
A EDP tem recebido relatos de clientes que receberam emails para suposto reembolso de créditos. Nestes emails é solicitado ao cliente que consulte a sua área reservada, através da apresentação de um link.
Ao clicar neste link foi iniciado o download de programas maliciosos no computador do cliente.
Como posso perceber se estou perante uma fraude?
Confirme sempre ao receber emails se o remetente termina em @edp.pt ou edp.com.