sustentabilidade > I&D + Inovação > Novas Tecnologias de Distribuição de Energia

Novas Tecnologias de Distribuição de Energia

As redes inteligentes trazem consigo eficiência e sustentabilidade, pela optimização dos sistemas de energia, pela redução das emissões de CO2, e pela menor utilização de recursos fósseis.

Conheça alguns dos projectos em que a EDP está envolvida:

> InovGrid – projecto de transformação do sistema eléctrico de distribuição actual para um sistema inteligente, centrado na telegestão da energia e suportado numa infraestrutura que permita dar resposta às necessidades decorrentes da eficiência energética, telegestão, produção distribuída e microgeração. Em 2010 dar-se-á início à instalação da plataforma InovGrid (até 50.000 consumidores).
 
> Projecto REDES 2025 – maior projecto espanhol de “Smart Grids” no âmbito da plataforma FUTURED (Plataforma Tecnológica Española de Redes eléctricas del Futuro). A EDP lidera o subprojecto de armazenamento de energia eléctrica baseado na tecnologia de baterias de fluxo redox (apoio do Ministerio de Ciencia e Innovación).

> Projecto CENIT-DENISE – a HC Energía participa no grupo de trabalho Manutenção Preventiva. Em 2009, realizaram-se ensaios laboratoriais de localização de descargas parciais em cabos subterrâneos (apoio do CDTI).

> Projecto Micro-cogeneração – lançamento de um projecto de sistemas de micro-cogeração em vivendas, baseado em caldeiras a gás com motores Stirling e em motores de combustão interna (apoio PCTI).
 
> Projecto CTEYE – desenvolvimento de um equipamento de telecontrolo de postos de transformação, com algoritmo de detecção de falhas em redes de baixa tensão. Projecto realizado pela HC Energía em colaboração com a empresa AC&A (Grupo ISASTUR) e a Universidade de Oviedo, e subvencionado pelo PCTI.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.