Moçambique: Titimane

Iniciativa "Clean Energy Mini-Grids” em Moçambique

   


No âmbito da iniciativa da UNEP "Clean Energy Mini-Grids", a EDP estabeleceu uma parceria para desenvolver aplicações descentralizadas com geração de energia limpa para comunidades isoladas sem acesso à energia.

Após um processo de selecção, a aldeia de Titimane foi escolhida devido à forte presença do parceiro local SAN-JFS, ao potencial de biomassa e à densidade populacional.

Este projecto representa uma oportunidade de testar um novo modelo de negócio, uma mini-utility com fee-for-service, um inovador mix de tecnologias: solar, armazenamento, biomassa, e pré-pagamento, e como um primeiro passo para um potencial mercado de populações rurais sem acesso à energia.

Os parceiros estabeleceram um acordo com o Governo de Moçambique e, para além de capitais próprios, obtiveram também financiamento externo proveniente da EEP (Parceria de Energia e Meio Ambiente) e OFID /ARE (Fundo da OPEP para Parceria Internacional) para a implementação do projeto.

A construção da mini-grid começará em 2016 e prevê-se a entrada em funcionamento em 2017.

Este projecto é um contributo fundamental para a iniciativa das Nações Unidas  - Sustainable Energy for All (SE4All)  e visa introduzir mini-grids de energia limpa em locais fora da rede de energia eléctrica.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.