Reconhecimento

A  sustentabilidade é uma prioridade para a EDP. A sua incorporação nos negócios do Grupo é avaliada e reconhecida pelos nossos stakeholders.

Os compromissos assumidos e o desempenho da companhia foram distinguidos e reconhecidos pela comunidade nacional e internacional, em diferentes áreas de actuação.

Dow Jones: EDP é uma das empresas mais sustentáveis do mundo

EDP no ranking do Ethisphere Institute 2016

A EDP foi distinguida, pelo quinto ano consecutivo, como uma das empresas mais éticas do mundo. A empresa é a única portuguesa, nas 131 distinguidas pelo Ethisphere Institute, a figurar no ranking internacional e uma das quatro utilities eléctricas mundiais. 


 
EDP no ranking europeu de apoio a start-ups

A EDP foi a 10ª classificada no ranking “Europe’s 25 Corporate Start-up Stars”, da responsabilidade da Innovation Foundation Nesta, com o apoio da Startup Europe Partnership, entidade criada pela Comissão Europeia com o objectivo de acelerar a globalização das start-ups europeias. 


 
EDP entre as cinco melhores marcas de energia mundiais

A EDP ficou posicionada na shortlist dos “Charge Energy Branding Awards”, na categoria de “Best Energy Brand”. Estes prémios têm como principal objectivo chamar a atenção para a necessidade de ter uma marca forte num contexto de rápida mudança, como é o caso do sector da energia.


 
EDP distinguida pela promoção de igualdade de oportunidades no trabalho

A EDP foi classificada na 12ª posição na primeira edição do índice “Diversity & Inclusion Index and Ratings (D&I)” da Thomson Reuters. A análise avalia o desempenho de 4.200 empresas cotadas relativamente ao respeito pela diversidade nos ambientes de trabalho


 
EDP é constituinte da Ethibel

A EDP tem estatuto de empresa Ethibel EXCELLENCE Investment Register e está incluída no “Ethibel Index Excellence Europe”, por demonstrar um desempenho superior à média do seu sector, em termos de “Corporate Social Responsability”.


 
EDP integra os índices de sustentabilidade Euronext VIGEO - world 120, Europe 120, Eurozone 120

A EDP é reconhecida como uma das melhores empresas a nível mundial, em matéria de sustentabilidade pela VIGEO. Este analista informa cerca de 150 clientes de 30 países com 2.000 biliões de euros Activos sob Gestão.


 
EDP integra os índices STOXX Global ESG Leaders e STOXX Sustainability

Os índices produzidos pela STOXX têm como base a análise de investigação ESG da Sustainalytics (ESG Leaders Indices) e do Bank J. Safra Sarasin (STOXX Sustainability Indices).


 
EDP tem estatuto Prime pela OEKOM

A OEKOM, analista financeira ESG, fornece informação sobre sustentabilidade a empresas de serviços financeiros que gerem mais de 600 mil milhões de euros.


 
EDP é membro do FTSE4GOOD Global Index

A metodologia de avaliação de mais de 4.000 empresas assenta num conjunto de cerca de 300 indicadores agrupados em 14 temas distribuídos pelos três pilares ESG (Environmental, Social e Governance). 


 
EDP é constituinte dos índices ECPI

ECPI é analista e fornecedor de serviços financeiros que escrutina empresas com base em informação pública, através de indicadores ESG agrupados.


 
EDP é membro do Thomson Reuters CRI Europe ESG Index (TRCRI Europe)

Os índices da Thomson Reuters medem o desempenho de mais de 4.600 empresas, com base em mais de 225 indicadores ESG. A avaliação é realizada com base em informação disponível na base de dados Thomson Reuters ASSET4 ESG.


 
EDP integra os MSCI ESG Indexes

A EDP integra um conjunto de índices ESG da Morgan Stanley Capital International, destacando-se o World ESG, Europe ESG, World Low Carbon Leaders e ACWI Low Carbon Leaders Indexes.


 
EDP integra Índice Platts

O Grupo ocupa o 56º lugar no ranking Platts Top 250 – Global Energy Company.


 
EDP no CDP - Climate Change

A EDP integra a “A List” do CDP - Climate Change, ranking que inclui as empresas que obtiveram classificação máxima A, um estatuto só atingido por 10% das cerca de 2.000 empresas avaliadas. 


 
EDP no CDP – Water

A EDP integra a “B List” do CDP - Water, programa que classifica as empresas em função da sua estratégia de gestão da água, avaliação de riscos e capitalização de oportunidades no domínio hídrico.


 
A EDP obteve a distinção de classe bronze no Yearbook de Sustentabilidade de 2016

Desde 2007, a EDP é membro do Sustainability Yeabook da RobecoSAM. Em 2016 a RobecoSAM atribuiu-lhe a distinção de bronze na Indústria das utilities eléctricas. Esta categoria agrupa as utilities eléctricas cuja pontuação se posiciona no intervalo entre 5 a 10% da pontuação do líder de indústria.


 
António Mexia eleito melhor CEO das Utilities na Europa

António Mexia foi eleito, por um conjunto de analistas de Buy Side, o melhor CEO da Europa, no sector das Utilities, no âmbito de um estudo anual da revista "Institutional Investor". O Chief Financial Officer do Grupo EDP, Nuno Alves, e o Director da Relação com Investidores, Miguel Viana, foram também distinguidos. Na avaliação global às empresas europeias cotadas de todos os sectores, a EDP subiu 71 posições em relação ao ano anterior, ocupando agora o 20º lugar.


 
EDP no ranking do Ethisphere Institute 2015

A EDP faz parte, pelo quarto ano consecutivo, do ranking internacional das empresas mais éticas do mundo “The World’s Most Ethical Companies – WME” pelo Ethisphere Institute, entidade que é líder mundial na promoção dos padrões de práticas comerciais éticas. Neste contexto, a EDP foi considerada uma referência na área de Energy and Utilities Electric, a par com outras quatro empresas a nível mundial.

 
Re:dy foi distinguido nos Green Project Awards

O serviço Re:dy foi distinguido na categoria Information Technology. O Re:dy permite ao cliente controlar o consumo dos equipamentos eléctricos da sua casa a partir de qualquer lugar, através de um portal de internet e smartphone.

 
EDP em primeiro lugar nos Prémios Excelência no Trabalho 2014

A iniciativa da Heidrick & Struggles, em parceria com o Diário Económico e a INDEG-IUL, premiou a EDP na categoria das "Grandes Empresas - com mais de 1000 colaboradores", tendo sido também o eleito na área da "Indústria e Energia".


 
EDP Renováveis distinguida no Euronext Lisbon Awards 2015

Com o melhor desempenho no mercado financeiro, em 2014, a EDP Renováveis teve um aumento de 40% na capitalização bolsista. Estes prémios reconhecem as instituições com desempenho excelente no mercado de capitais em Portugal.

 
EDP reconhecida pelo Carbon Disclosure Project

A EDP obteve a pontuação máxima de 100 A, passando a integrar a “A Listers”, classificação atribuída este ano a 113 empresas, 5% do conjunto das empresas avaliadas.


 
EDP entre as melhores do mundo no Índice Platts

O Grupo está entre os melhores do mundo no “ranking” das 250 principais empresas mundiais de energia, organizado pela Platts, organização especializada no fornecimento de informação na área da energia. A EDP destaca-se pelo seu desempenho financeiro, ocupando a 69ª posição na tabela global e a 5ª posição, considerando o segmento “electric utilities” em EMEA (“Europe, Midlle East and Africa”).


 
EDP integra os Índices STOXX Global ESG Leasders e STOXX Europe Sustainability Index

Os índices produzidos pela Sustainalitics e Bank Sarasin, respectivamente, em cooperação com a STOXX.

 
EDP é constituinte da Ethibel

A EDP tem estatuto de empresa Ethibel EXCELLENCE Investment Register, por demonstrar um desempenho superior à média do seu setor, em termos de Corporate Social Responsability (CSR), e está incluída no Ethibel Index Excellence Europe.
 

 
EDP é a melhor empresa europeia na relação com investidores

O Grupo foi distinguido nos “IR Magazine Awards” 2015, os prémios de referência na área da Relação com Investidores, na Europa, com a “Melhor Equipa de Gestão para Relação com Investidores no segmento das empresas com grande capitalização”. Ficou, ainda, em segundo lugar, nos “Prémios Regionais – Sul da Europa” e no setor das Utilities, e alcançou também o quinto lugar no “Melhor Reporte Financeiro”. Também a EDP Renováveis foi destacada com o prémio “Melhor Equipa de Gestão para Relação com Investidores no segmento de empresas de pequena e média capitalização” e Rui Antunes como o “Melhor Director na Relação com Investidores no segmento de empresas de pequena e média capitalização”. 
 

 
EDP mantém-se no FTSE4GOOD Global Index

A metodologia de avaliação assenta num conjunto de cerca de 350 indicadores agrupados em 14 temas distribuídos por três pilares (ambiental, social e governação). 

 
EDP é constituinte dos Índices ECPI

ECPI é analista e fornecedor de serviços financeiros que escrutina empresas com base em informação pública, através de indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) agrupados.

 
MOODY’S sobe "rating" da EDP

A agência subiu as notações de “rating” da EDP e das suas subsidiárias EDP Finance B.V. e Hidroelectrica del Cantabrico, de “Ba1” para “Baa3”. Da mesma forma, a Moody’s melhorou a notação de “rating” de curto prazo da EDP, EDP Finance e HC Energía de “Not-Prime” para “Prime-3”, tendo todos os “ratings” sido colocados em “outlook” estável. A Moody’s considera também que o défice tarifário suportado pelo sistema eléctrico em Portugal está a estabilizar gradualmente, reduzindo consequentemente a probabilidade de serem necessários novos cortes regulatórios. 

 
EDP vence European Excellence Awards

A campanha 1 século de energia, que teve como base o documentário do realizador Manoel de Oliveira, foi a grande vencedora da categoria “National and Regional Campaigns – Portugal”, nos European Excellence Awards. Estes prémios distinguem o que de melhor se faz a nível mundial nas áreas das relações públicas e comunicação. 

 
EDP Comercial é líder na satisfação de clientes de gás e electricidade

A qualidade de serviço da EDP Comercial foi reconhecida no âmbito do estudo ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente. Os estudos realizados, periodicamente pela ECSI Portugal abrangem o sector da energia, dividindo-o em quatro categorias: Gás Natural, Electricidade, Dual e Gás em Garrafa. A EDP Comercial obteve a melhor classificação na categoria Dual. 

 
EDP recebe prémio frota verde atribuído pela Fleet Magazine

O prémio distingue a empresa que demonstra o maior compromisso de redução de CO2 na aquisição de veículos para a sua frota. Para esse efeito, mede a proporção de viaturas eléctricas e híbridas das frotas existentes nas diversas empresas nacionais. 

 
EDP em primeiro lugar nos Prémios Excelência no Trabalho 2014

A iniciativa da Heidrick & Struggles, em parceria com o Diário Económico e a INDEG-IUL, premiou a EDP na categoria das "Grandes Empresas - com mais de 1.000 colaboradores", tendo sido também eleita na área da "Indústria e Eergia". 

 
RE:DY distinguido nos Green Project Awards

O serviço Re:dy foi distinguido na categoria “Information Technology”. O Re:dy permite ao cliente controlar o consumo dos equipamentos eléctricos da sua casa a partir de qualquer lugar, através de um portal de internet e “smarphone”. 

 
Central Térmica de Ciclo Combinado de Castejón premiada pela FM Global

A seguradora internacional FM Global distinguiu a central com o prestigiado prémio HPR (“Highly Protected Risk”). Este prémio destaca o trabalho realizado em matéria de prevenção de riscos. 

 
EDP Espanha reconhecida como Entidade Responsável com o Emprego Jovem

Este reconhecimento enquadra-se na Estratégia Espanhola de Responsabilidade Social, que reconhece todas as organizações públicas e privadas que adiram a essa estratégia e desenvolvam acções concretas que contribuam para os seus objectivos. 

 
EDP Renováveis distinguida no Euronext Lisbon Awards 2015

Com o melhor desempenho no mercado financeiro, em 2014, a EDP Renováveis teve um aumento de 40% na capitalização bolsista. Estes prémios reconhecem as instituições com desempenho excelente no mercado de capitais em Portugal. 

 
“Site” corporativo da EDP Renováveis é um dos melhores do PSI-20

O “website” da EDP Renováveis está, segundo a empresa de comunicações Investis, entre os melhores “websites” corporativos das empresas cotadas na bolsa portuguesa. 

 
Relatório e Contas da EDP Renováveis é o melhor no sector não-financeiro

O reconhecimento foi feito nos Investor Relations & Governance Awards, uma iniciativa da Deloitte em pareceria com o Diário Económico, que pretende premiar o que de melhor se faz no mercado português. 

 
EDP Renováveis North America (NA) premiada com Clean Air Champion pelo 4º ano consecutivo

A EDPR NA recebeu o prémio pelo Houston-Galveston Area Council, reconhecendo o esforço da empresa em promover a utilização de métodos alternativos de deslocação dos colaboradores. 

 
EDP Brasil entre "as melhores companhias para os accionistas 2015"

A revista Capital Aberto, especializada em mercado de capitais no Brasil, atribuiu a maior classificação em governança entre todas as empresas avaliadas e o segundo lugar na categoria de companhias com valor de mercado entre R$ 5 mil milhões e R$ 15 mil milhões. 

 
EDP Brasil mantém-se no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Pelo décimo ano consecutivo, a EDP integra a carteira do ISE, mantido pela BM&F Bovespa, estando entre as empresas que se destacam pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas. 

 
EDP ganha Troféu Transparência da ANEFAC

A EDP recebe, pela terceira vez e pelo segundo ano consecutivo, o Troféu Transparência na categoria “Empresas de Capital Aberto”. O prémio é concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), sendo um reconhecimento para as empresas que actuam com as melhores práticas contabilísticas, aliadas às informações mais objectivas para o mercado. 

 
A EDP é líder mundial de Sustentabilidade nas Utilities

Pelo 7º ano consecutivo, a EDP é considerada membro do "Sustainability Yearbook", e pelo 5º ano consecutivo é integrada na categoria "Gold Class", como um dos líderes mundiais. É destacada como o Líder da Indústria das Utilities, sendo a única empresa a ocupar este patamar.

 
EDP é uma das marcas mais valiosas do Mundo

A empresa ocupa o 476º lugar do ranking da Brand Finance e é a única marca portuguesa presente na tabela. A EDP valorizou a avaliação da sua marca, que subiu dos 2,04 mil milhões de euros para os 2,26 mil milhões de euros. Esta subida levou a Brand Finance a atribuir a nota de AA+.

 
EDP Produção distinguida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

O reconhecimento desta parceria empresarial focou-se no apoio ao Departamento de Engenharia Civil (DEC) da FEUP, nomeadamente por: abertura à realização de visitas de estudo a aproveitamentos hidro-elétricos; apoio institucional e financeiro à organização de eventos de caráter técnico-científico; apoio a projetos de investigação sobre as suas obras; protocolo pela transferência para o Laboratório de Materiais de Constrição do DEC dos equipamentos do extinto Laboratório de Ensaio de Materiais da EDP; e participação como sócio fundador do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos.

 
EDP Comercial recebe Prémio Gatewit Procurement Awards

A EDP Comercial, através da Unidade de Negócio Estado e PMEs, foi uma das empresas vencedoras da primeira edição do Gatewit Procurement Awards. O prémio distinguiu as empresas fornecedoras que aplicam as melhores práticas na contratação pública eletrónica, no âmbito da utilização da plataforma Compras Públicas.

 
No Brasil, ClimaGrid é destaque da capa da Revista Metering International

O artigo relata a função do projeto, desde a sua criação até ao início da segunda fase, destaca os seus objetivos e vantagens, explicitando os benefícios que o ClimaGrid traz para a rede elétrica. O projeto foi, também, apresentado no Fórum InterClima, em Lima, a convite do Ministério do Meio Ambiente do Perú, promovido pela Plataforma Internacional LEDS LAC e patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 
ESP Espanha - Projeto PERFILA premiado na primeira edição dos EnerTIC Awards

A Plataforma de empresas TIC para a melhoria da eficiência energética EnerTIC distinguiu o projeto liderado pela Red Eléctrica de España, no qual a HC Energía participa, como a melhor iniciativa de 2013 na categoria SmartGrids (redes inteligentes).

 
EDP Renováveis na Polónia distinguida como “best place to work”, em 2014, pelo segundo ano consecutivo

A EDPR foi reconhecida na categoria “empresas com menos de 50 colaboradores” pelo Great Place to Work.

 
EDP volta a ser uma das empresas mais éticas do mundo em energia

O Ethisphere Institute reconheceu a EDP como uma das 7 empresas mais éticas do mundo no setor elétrico. O Grupo integra pelo terceiro ano consecutivo o ranking internacional “The World’s Most Ethical Companies”.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/institutional%20investor.bmp EDP distinguida pela Institutional Investor Magazine

A EDP e a EDP Renováveis foram premiadas pela Institutional Investor Magazine, por se terem destacado pela sua relação com os investidores. A EDP Renováveis é a segunda melhor companhia europeia e a melhor portuguesa na lista de premiados dos All-Europe Executive Team 2013. Os vencedores foram apurados através de um inquérito em que participaram 858 gestores de património, representando 460 investidores institucionais e 1.580 analistas financeiros.

A EDP foi distinguida em: Best Investor Relations Utilities - Sell Side: 2º lugar; Best CEO Utilities - António  Mexia - Sell Side: 1º lugar; e Best Investor Relations Professional Utilities - Miguel Viana - Buy Side – 3º lugar.
A EDP Renováveis foi distinguida em: Best CEO Renewable Energy – João Manso Neto - Buy Side: 1º lugar; Best CEO Renewable Energy – João Manso Neto - Sell Side: 1º lugar; Best CFO Renewable Energy – Rui Teixeira - Buy Side: 1º lugar; Best CFO Renewable Energy – Rui Teixeira - Sell Side: 1º lugar; Best IR Professional Renewable Energy – Rui Antunes - Buy Side: 1º lugar; Best IR Professional Renewable Energy – Rui Antunes - Sell Side: 1º lugar; Best Renewable Energy  Company – EDP Renováveis - Buy Side: 1º lugar; Best Renewable Energy  Company – EDP Renováveis - Sell Side: 1º lugar.  

 
Prémio Kaizen

As mais de 4.000 iniciativas Lean desenvolvidas desde 2004, resultantes em ganhos de produtividade, justificam o galardão máximo atribuído pelo Kaizen Institute.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/WME_2013redux.jpg EDP entre as empresas mais sustentáveis do mundo

Em 2013, a EDP repete o estatuto de uma das empresas mais éticas do mundo. Este prémio reconhece as empresas que passam das palavras aos actos, para quem a ética não é apenas um princípio, mas também um meio de agir e reforçar relações para alcançar um fim com os melhores resultados para nós, para os que connosco trabalham e para aqueles por quem trabalhamos. Atribuído pelo Ethisphere Institute pela segunda vez consecutiva à EDP, o prémio inclui, na sua metodologia de classificação, os seguintes critérios de análise: ética e conformidade, reputação, liderança e inovação, modelo de governação, cidadania empresarial e responsabilidade social e sustentabilidade. Pode consultar a lista completa com as 145 empresas distinguidas aqui.

 
Universidade EDP distinguida com prémio do Global CCU

A Universidade do Grupo EDP é uma das grandes vencedoras dos prémios do Global Council of Corporate Universities (Global CCU). O galardão de bronze na categoria “Best Corporate University embodying the identity, the culture and the brand of the organization in its stakeholders” foi entregue numa cerimónia que teve lugar em Paris, no dia 13 de março.

Os prémios do GlobalCCU, uma prestigiada associação internacional de universidades corporativas, destinam-se a reconhecer, à escala global, as universidades corporativas que se tenham distinguido pelo seu nível de excelência e pela criação de valor estratégico para as respetivas empresas, pessoas e sociedade em geral. 


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/RobecoSAM_SustAwardGold%202013_rgb.jpg EDP é Gold Class da RobecoSAM

Pelo 6º ano consecutivo, a EDP é considerada membro do "Sustainability Yearbook", e pelo 4º ano consecutivo é integrada na categoria "Gold Class 2013", como um dos líderes mundiais. O "Sustainability Yearbook 2013", que reúne as empresas com melhores práticas de sustentabilidade corporativa, foi apresentado em Janeiro no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.

 
IR Magazine Europe Awards

O IR Magazine Europe Awards é um evento anual que promove a excelência internacional na área das relações com investidores, distinguindo as melhores práticas na Europa. Estes prémios revestem-se de uma grande importância a nível internacional, por aplicarem uma metodologia transparente e independente, baseada em inquéritos dirigidos a 722 investidores e analistas da Europa.

A EDP foi distinguida nas seguintes categorias:
Melhor empresa na área de Relação com Investidores em Portugal
Melhor empresa na área de Relação com Investidores entre as utilities europeias
1º lugar no prémio de práticas de sustentabilidade
5º lugar em termos de governo corporativo e política de divulgação
14ª posição geral entre as empresas cotadas na Europa
António Mexia: 6º lugar, na categoria de melhor CEO entre as large companies
Nuno Alves: 3º lugar, na categoria de melhor CFO

A EDP Renováveis foi distinguida na seguinte categoria:
2º lugar no setor das energias alternativas na Europa

 
EDP Brasil eleita uma das melhores empresas empregadoras

Reconhecida pelo segundo ano consecutivo na Top Employers Brasil, como tendo das melhores práticas de gestão de pessoas, de acordo com critérios como formação e desenvolvimento, cultura organizacional e desenvolvimento de carreira. Além de ser uma das 17 empresas a receber o prémio, a EDP foi eleita uma das três empresas de referência na área de Gestão do Capital Humano. A certificação Top Employers é outorgada pelo CRF Institute, que tem sede na Holanda e actua em 13 países e quatro continentes. 

 
EDPR premiada como o melhor lugar de trabalho de 2013 na Polónia pelo “Great Place to Work”

 A EDPR foi reconhecida na categoria empresas com menos de 50 colaboradores, depois de realizado um estudo de cultura organizacional que analisa a igualdade de oportunidades, flexibilidade, integridade e ambiente de trabalho, entre outras variáveis. A empresa recebeu a máxima pontuação no país. 


 
EDPR premiada como o melhor lugar de trabalho de 2013 na Escócia pelo “Great Place to Work”

 A EDPR na Escócia foi reconhecida na categoria empresas com menos de 50 colaboradores, depois de realizado um estudo de cultura organizacional que analisa a igualdade de oportunidades, flexibilidade, integridade e ambiente de trabalho, entre outras variáveis.


 
EDPR premiada como um dos melhores lugares de trabalho de 2013 em Espanha pelo “Great Place to Work”:

A EDPR foi reconhecida, em Espanha, na categoria das empresas com 250 a 500 colaboradores, depois de realizado um estudo de cultura organizacional que analisa a igualdade de oportunidades, flexibilidade, integridade e ambiente de trabalho, entre outras variáveis.

 
EDP ganha quatro prémios APCE 2013

A intranet do Grupo, a TV corporativa, o Relatório e Contas 2011 e a imagem corporativa We Are EDP (em parceria com a Desafio Global) foram os projetos da empresa que mereceram o reconhecimento do júri da APCE.

A concurso estiveram 157 projetos distribuídos por 20 categorias.

Estes prémios reconhecem e divulgam as iniciativas profissionais na área da comunicação.

 
EDP volta a integrar Iberian Carbon Disclosure Leadership Index

A EDP foi classificada com 97 em 100 pelo relato, integrando pela terceira vez consecutiva o Carbon Disclosure Leadership Index. Em desempenho mantém a classificação B.

 
edpON é a melhor intranet da Europa

A edpON intranet foi a vencedora dos Digital Communication Awards 2013, na categoria intranet. Estes prémios distinguem, anualmente, os projectos mais inovadores da área da Comunicação Digital, em 38 categorias diferentes.

 
EDP classificada com rating “AAA” no Governo das Sociedades

Pelo segundo ano consecutivo, a EDP obteve a classificação “AAA” no rating relativo ao Grau de Acolhimento de Recomendações em matéria de Governo das Sociedades em Portugal, atribuído pela Católica Lisbon/Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado.

 
“Valorizar a Experiência” distinguido pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social

A EDP foi distinguida na categoria de “Gestão de talento sénior”, no âmbito dos prémios “Excelência SEDES 2012”, iniciativa do Grupo de Trabalho de Capital Humano da SEDES, em parceria com a revista Human Resources Portugal.

 
Inovcity eleito exemplo de sucesso pela Comissão Europeia

O projeto do Grupo EDP foi eleito como o exemplo de sucesso em Portugal no âmbito da campanha “A world you like with a climate you like”, sendo apresentado como uma solução inteligente e inovadora de redução de poluição de CO2 que melhora a qualidade de vida das pessoas.

 
EDP conquista Bronze nos Prémios Eficácia 2013 com campanha Casa Total 10 + 2

Oferta dual de gás e electricidade foi distinguida na categoria “Restantes Serviços e Administração Pública”. Os Prémios Eficácia são uma co-organização da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e do Grupo Consultores. A campanha, teve a assinatura da agência BAR, com a estratégia de meios da Mediaedge (MEC ).

 
Alqueva II é o projecto hidroeléctrico do ano

O reconhecimento foi atribuído pela revista “International Water Power and Dam Construction”. O mesmo número inclui também um artigo sobre os 15 maiores aproveitamentos hidroeléctricos em construção na Europa, com o aproveitamento de Venda Nova III aparecer posicionado em 12º lugar no ranking.

 
Comunicação da EDP ganha seis prémios na edição FEIEA Grand PRIX 2013

A empresa foi distinguida com o primeiro lugar nas categorias “Internal Regular Multi-Language Publication”, com a “edpON revista”, e “Intranet Site”, com a “edpON Intranet”. Conquistou ainda a distinção de runner-up na categoria dedicada à Comunicação Audiovisual, com a “edpON tv”, e foi ex aequo runner-up na categoria de “Communication Strategy Ongoing”, com o Programa Conciliar. Na categoria “Internal Communication Strategy” ficou no 3º lugar, com o Programa de Voluntariado EDP. O “Special Prize Major Player” foi também entregue à EDP e à Desafio Global Ativism pelo trabalho "We are EDP", o conceito para os encontros e eventos internos.

 
HC Energía reconhecida pela “Red Española de Pacto Mundial”, ASEPAM, por boas práticas de sustentabilidade

A ASEPAM, através da consulta dos Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios de Progresso, compilou uma série de “boas práticas em sustentabilidade”, tendo a HC Energía alcançado o nível máximo de qualificação (Nível Advanced) pelo segundo ano consecutivo.

 
HC Energía distinguida com o Prémio Sociedad Castellana de Medicina y Seguridad del Trabajo

O reconhecimento deve-se à integração no Servicio de Prevención dos aspectos relacionados com a segurança das empresas contratadas.

 
EDP Renováveis é uma das 500 Maiores & Melhores da EXAME

A EDP Renováveis foi distinguida com o prémio “500 Maiores & Melhores” empresas em Portugal, atribuído pela revista EXAME, no sector “Água, Electricidade e Gás”.

 
EDP Renováveis vence Ouro nos Prémios SAPO 2013

O site institucional da EDP Renováveis foi distinguido na categoria “Serviços”. Estes prémios distinguem o que de mais criativo  se faz na área de comunicação empresarial online,  em Portugal.

 
A EDP Renováveis obtém o primeiro lugar, à escala mundial, entre as utilities do índice FTSE4Good

A EDPR entrou no índice FTSE4Good em Setembro de 2011 alcançando o primeiro lugar entre as utilities, na revisão de Março de 2013.

 
No Brasil, as acções da EDP passam a integrar o Índice Bovespa

As acções da EDP passaram a integrar a partir de 7 de Janeiro, o Índice Bovespa (Ibovespa) com 0,645% de participação. A nova carteira do Ibovespa passa a ser composta por 69 acções. O Ibovespa é um dos mais importantes indicadores de desempenho das cotações do mercado de acções brasileiro.

 
EDP Brasil homenageada pelo Greenhouse Gas Protocol

O inventário de emissões da EDP Brasil 2012 recebeu o Selo Ouro pelo quarto ano consecutivo. A empresa foi reconhecida pela participação em todas as edições do programa iniciado em 2008.

 
António Mexia distinguido no Brasil

A Câmara Portuguesa de Comércio do Rio de Janeiro comemorou 102 anos e homenageou os portugueses que mais se destacaram no âmbito das relações entre Portugal e o Brasil. O Presidente Executivo da EDP foi distinguido com o Prémio “Gestor do Ano 2013”.

 
EDP Brasil entre as empresas do país que mais produzem valor

A pesquisa, divulgada pela “Dom Strategy Partners”, apontou a EDP como uma das empresas brasileiras que mais produzem valor, de acordo com dimensões como resultados, reputação, competitividade e risco das corporações.

 
EDP entre as empresas mais inovadoras do Sul

A EDP Brasil, por meio da EDP Renováveis Brasil, detentora do Parque Eólico Cenaeel, em Santa Catarina, integra por mais um ano o ranking “Campeãs de Inovação” e está entre as 50 companhias mais inovadoras do Sul do País, segundo a Revista Amanhã.

 
EDP Brasil entre as melhores companhias em desenvolvimento humano organizacional e cidadania corporativa

A empresa faz parte das 100 Melhores Empresas no Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO) e das 50 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa. Passa, a partir de agora, a usar os selos nas suas publicações.

 
EDP Brasil é uma das melhores empresas em Práticas de Gestão de Pessoas

A pesquisa promovida pela Gestão & RH, integra a EDP nas 150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas 2013, destacando-a na Dimensão Liderança com base nos projectos: O “On Top”, programa de estágios da empresa; “Energizing Development Program”, que visa à formação de novos líderes e “Executive Development Program”.

 
EDP Brasil integra, pelo 8º ano consecutivo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa

A nona carteira do ISE reúne 51 acções de 40 empresas que representam 18 sectores e somam R$ 1,14 biliões em valor de mercado, o equivalente a 47,16% do total do valor das empresas com acções negociadas na BM&F Bovespa (em 26/11/2013).

 
EDP Brasil eleita uma das melhores empresas empregadoras

Reconhecida pelo segundo ano consecutivo na Top Employers Brasil, como tendo das melhores práticas de gestão de pessoas, de acordo com critérios como formação e desenvolvimento, cultura organizacional e desenvolvimento de carreira. Além de ser uma das 17 empresas a receber o prémio, a EDP foi eleita uma das três empresas de referência na área de Gestão do Capital Humano. A certificação Top Employers é outorgada pelo CRF Institute, que tem sede na Holanda e actua em 13 países e 4 continentes.

 
EDP Brasil ganha pela 5ª vez o Prémio Época Empresa Verde

A empresa foi reconhecida pelas suas práticas ambientais e programas Econnosco e InovCity. A revista Época visa destacar as empresas pela sua estratégia ambiental, avaliando temas como eficiência energética, uso consciente da água, destino final dos resíduos, transporte, incorporação de critérios ambientais no desenvolvimento de produtos e serviços e redução de emissões de gases de efeito de estufa.

 
EDP Brasil reconhecida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) Investor

A EDP foi eleita uma das 10 melhores empresas com disclosure (líder em transparência). Foram, ainda, valorizados os projectos InovCity, Smart Grid e ClimaGrid.

 
EDP é a maior empresa portuguesa no Brasil, pelo ranking “Maiores e Melhores”, da Revista Exame

O ranking, que teve em conta a receita operacional líquida (em milhões), apontando as 10 maiores empresas de 15 nacionalidades distintas

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/SAM_2012.jpg EDP é Gold Class da SAM e líder mundial do setor elétrico 2012

A 26 de Janeiro 2012, no Fórum Económico Mundial, em Davos, Suiça, foi apresentado “ Sustainability Yearbook 2012”, da consultora SAM onde a EDP é referenciada como líder mundial do Setor Elétrico pelo segundo ano consecutivo. O "Sustainability Yearbook 2012" inclui 15% das empresas com melhor desempenho em sustentabilidade em cada um dos 58 setores avaliados pela SAM (Sustainable Asset Management). Este é o quinto ano que a EDP o integra. A SAM classificou, ainda, a EDP pelo terceiro ano consecutivo como  "gold class SAM 2012". 
 


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ethisphere.jpg Ethisphere distingue EDP como uma das 3 empresas mais éticas do mundo no sector da eletricidade

O Grupo foi reconhecido mundialmente pela implementação das suas práticas transparentes nos seus negócios e junto de todos os seus stakeholders. Nesta 6ª edição participaram 100 países envolvendo 36 sectores de atividade. A metodologia para esta classificação inclui a análise de códigos de ética, investimento em inovação e práticas empresariais sustentáveis, atividades de cidadania empresarial e opinião de quadros de topo, pares do sector, fornecedores e clientes.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/logo_marcasconfianca_2012.jpg EDP reconhecida como marca de confiança pelas Selecções Reader's Digest

A EDP foi reconhecida como uma marca de confiança pelo estudo anual da Selecções Reader's Digest, na categoria "Empresas de serviço público". Este estudo avalia os níveis de confiança dos consumidores dentro de um vasto leque de categorias de produtos e serviços. Os inquiridos indicam, de forma totalmente espontânea, as marcas que consideram merecedoras dessa designação.

O inquérito Marcas de Confiança realiza-se anualmente e assume o objectivo de identificar as marcas que, pelo cumprimento consistente das suas promessas, têm conseguido conquistar a confiança dos seus consumidores, alicerçada na qualidade e credibilidade.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/PCamposCosta.jpg EDP conquista prémio Marketeer do Ano e prémio Energia

Paulo Campos Costa, Diretor de Marca e Comunicação do Grupo EDP, foi reconhecido pelo seu trabalho na área da comunicação, tendo conquistado o Prémio Marketeer do Ano. A EDP também foi premiada nos Prémios Marketeer com o concerto Energia Douro. O evento, um concerto inédito que se realizou num palco flutuante sobre as águas do Rio Douro, em 2011, ganhou o Prémio Energia. Este concerto marcou os 35 anos da EDP.

Estas distinções do Grupo EDP reconhecem o desempenho da empresa na área da Comunicação e Responsabilidade Social. A agência Desafio Global Ativism, que organizou o Concerto Energia Douro, conquistou o Prémio na categoria Eventos e Entretenimento.

 
EDP é a marca portuguesa mais valiosa

Segundo o estudo da consultora Brand Finance, a EDP continua a liderar o ranking das marcas portuguesas mais valiosas, com um valor de marca de 2,4 mil milhões de euros.
Em termos globais, a EDP foi a única empresa portuguesa a constar na lista das 500 marcas mundiais mais valiosas, ocupando o 343.º do raking global.

 
EDP eleita a melhor da Europa na área de relação com investidores

A EDP foi distinguida na edição de 2012 da IR Magazine Europe Awards, nas categorias de melhor empresa na área de relação com investidores em Portugal e entre as "utilities" europeias. A EDP Renováveis recebeu uma distinção na área de energias alternativas na Europa.

Estes prémios distinguem as pessoas e empresas que mostraram um desempenho de excelência nos seus resultados nos últimos 12 meses. Este evento anual promove a excelência e a liderança internacional na área de relação com investidores, juntando os líderes da área, de toda a Europa. Os referidos prémios tiveram por base inquéritos dirigidos por via electrónica ou por contacto telefónico a um universo superior a 500 analistas "sell-side" e "buy-side" e gestores de portfólio europeus.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/APCE1.bmp EDP reconhecida com Excelência em Comunicação pela APCE

A APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa voltou a distinguir a excelência e a promover os profissionais do setor da comunicação.

A EDP ganhou 3 prémios, tendo-se destacado nas categorias intranet e televisão corporativa (pelo 4º ano consecutivo), e também com a melhor campanha de comunicação institucional que versou no "rebranding", um dos acontecimentos mais marcantes do ano sob o ponto de vista da comunicação do Grupo.

 
EDP é a melhor em comunicação de sustentabilidade e governação corporativa entre as utilities mundiais

O estudo independente Thomson Reuters Extel IRRI 2012, realizado pela Thomson Reuters Extel e pela SRI-Connect, distinguiu a EDP como a melhor "utility" mundial em comunicação de sustentabilidade e de governação corporativa. A EDP foi a única empresa portuguesa a integrar a lista das 30 melhores. No ranking global e multissectorial, o Grupo EDP ficou em 24º lugar. 


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/DowJones_logo_12.jpg EDP no top da sustentabilidade mundial no Dow Jones

Pelo 5º ano consecutivo, o Grupo EDP encontra-se entre as "utilities" com melhor desempenho no Dow Jones Sustainability Index, a nível mundial e europeu, igualando a pontuação absoluta do líder das "utilities". Áreas como a gestão integrada do risco, os sistemas de controlo de gestão, a biodiversidade, o desenvolvimento do Capital Humano, o envolvimento com as partes interessadas e o envolvimento com a sociedade em termos de cidadania empresarial tiveram 100 de pontuação.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/CGI.jpg EDP é membro da Clinton Global Initiative

Em 2012, a EDP voltou a participar na Clinton Global Initiative, conferência anual realizada em Nova Iorque, onde líderes políticos mundiais, grandes empresas, ONGs, fundações e filantropos se reúnem para debater e atender aos desafios mundiais mais prementes.A EDP tem participado na Clinton Global Initiative desde 2009, quando apresentou o Projecto Kakuma, em conjunto com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Neste projecto, a EDP levou ao Campo de Reugiados de Kakuma, no Quénia, painéis, candeeiros, fornos e lanternas solares, promovendo a segurança e melhorando a qualidade de vida de mais de 70 mil pessoas.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/com_multicultural.jpg EDP conquista título europeu de comunicação multicultural

A natureza multicultural da comunicação feita pela EDP na Revista On foi reconhecida pelos profissionais europeus da comunicação com o Prémio Especial da Federation of European Business Communicators Associations (FEIEA). Na edição de 2012 do concurso anual da FEIEA, em Zurique, Suíça, o Grupo EDP ganhou um total de três prémios.
Entre candidatos de 10 países, a EDP conseguiu destacar-se com mais duas distinções, tendo alcançado o 2º lugar com a Revista ON, edição especial (pp 20-25), na categoria “Best cartoon/illustration”, e o 3º lugar em TV Corporativa, com a edpON, na categoria "Best audio-visual communication for an internal audience".


 
EDP volta a integrar o Iberian Carbon Disclosure Leadership Index (CDPLI)

A EDP é a 2ª melhor eléctrica em relato (96 em 100) na Península Ibérica pelo Carbon Disclosure Project, integrando pela segunda vez consecutiva o Carbon Disclosure Leadership Index - constituído pelas empresas com o melhor relato de carbono a nível mundial. Em desempenho, foi classificada como B.

O CDP é uma organização internacional independente que analisa o desempenho das empresas no âmbito das Alterações Climáticas.
 


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ifr-awards-2012.jpg EDP é a primeira empresa portuguesa a ganhar o prémio "Euro Bond of the Year" da IFR

A EDP conseguiu o melhor desempenho mundial em colocação de dívida em euros em 2012, conquistando o "Euro Bond of the Year Award",  atribuído pela IFR (International Financing Review).
A emissão de obrigações premiada, no valor de €750M, foi iniciada a 14 de setembro e teve uma procura 10 vezes superior à oferta.Foi a primeira vez que uma empresa nacional ganhou um prémio financeiro com esta dimensão.
 


 
Sagmeister ganha prémio internacional com campanha de rebranding da EDP

O designer responsável pela nova identidade corporativa da EDP foi distinguido com o prémio “The One Show”, atribuído pela Organização não Lucrativa “The One Club”. O prémio valoriza a excelência do empreendedorismo e da inovação. Nesta edição houve 20.000 candidaturas e a campanha de Stefan Sagmeister foi a grande vencedora.

 
Plano EDP Continente conquista Ouro nos Prémios Eficácia

A campanha Plano EDP Continente foi distinguida com o galardão ouro na categoria “Restantes serviços e administração pública” na 8ª edição dos Prémios à Eficácia da Comunicação. O Plano EDP Continente obteve mais de 146.000 adesões.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/AntonioMexia.jpg António Mexia distinguido pelo 2º ano na categoria “Qual o presidente que mais gostaria de ter”

O prémio atribuído pela revista Human Resources Portugal reconheceu as empresas e profissionais que mais se destacaram na área de Gestão de Pessoas. Os nomeados resultaram da consulta de um painel de Conselheiros e a equipa editorial que tiveram em conta estudos publicados nos últimos dois anos sobre clima, satisfação, reputação, liderança, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros. Os vencedores foram o resultado de uma votação online que contou com mais de 12.800 votantes.

 
Prémio "Locais de trabalho para todas as idades"

O programa "Valorizar a Experiência" da EDP foi premiado no Concurso Europeu do Ano do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações. A iniciativa recebeu uma menção honrosa na categoria de "Locais de Trabalho para Todas as Idades". O Valorizar a Experiência tem como objectivo reconhecer, agradecer e captar o trabalho dos colaboradores com mais de 30 anos de casa. Esta iniciativa já contou com a participação de mais de 900 colaboradores.

 
Revista Human Resources

A EDP recebeu o prémio “Empresa que melhor gere e promove o desenvolvimento dos seus talentos".

 
EDP vence Global Management Challenge 2012

A equipa da EDP venceu a final nacional e representará Portugal na internacional do Global Management Challenge (GMC). Liderada pelo colaborador Vasco Rodrigues da EDP Produção, a equipa “EDP UCP Porto” é constituída por mais três alunos da Universidade Católica Portuguesa do Porto. O GMC lançado é um jogo de simulação de gestão empresarial.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/inovgrid%202012%20award.jpg Projecto InovGrid recebe prémio “Utility of the Year Award 2012”

A EDP foi reconhecida no âmbito dos “European Smart Metering Awards 2012”, integrados na Conferência “Smart Metering UK & Europe Summit 2012”, em Londres. O prémio foi atribuído à EDP Distribuição, com base na contribuição e no impacto que o Projecto InovGrid tem na temática das redes inteligentes, eficiência energética e na sua orientação para o Cliente.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/excelencia_trabalho_i2012.jpg EDP é a grande vencedora dos Prémios Excelência no Trabalho 2012

O Grupo EDP conquistou o primeiro lugar dos Prémios Excelência no Trabalho 2012, na categoria das Grandes Empresas - com mais de 1000 colaboradores -, tendo sido também o eleito no sector Indústria e Energia. A EDP foi assim distinguida, entre um total de 198 candidatos, como a empresa que mais promove os seus colaboradores, um claro reconhecimento do compromisso em valorizar e desenvolver o talento na empresa. Os prémios foram entregues a António Mexia, Presidente da EDP.
Esta foi  terceira edição deste Prémio, uma iniciativa da Heidrick & Struggles, em parceria com o Diário Económico e a ISCTE Business School.


 
Concerto do Douro premiado pela Eventplus

A Desafio Global Ativism, agência responsável pela organização do Concerto Energia Douro que serviu de mote para assinalar o 35ª aniversário da EDP, voltou a ser premiada, desta vez pela Eventoplus que distingue os melhores eventos realizados ao nível da península ibérica.

Este concerto impar teve lugar num palco flutuante, em pleno Rio Douro, e dado o seu carácter inovador, não tem passado despercebido no âmbito dos eventos, tanto a nível nacional como internacional.

 
Melhor CEO do ano do PSI-20

A distinção é uma iniciativa do Diário Económico e da Heidrick & Struggles.

 
EDP reconhecida pelos Prémios Excelência no Trabalho 2012

O Grupo EDP conquistou o primeiro lugar, na categoria das Grandes Empresas (com mais de 1.000 colaboradores), tendo sido, também, eleita no sector “Indústria e Energia”. A terceira edição deste Prémio, uma iniciativa da Heidrick & Struggles em parceria com o Diário Económico e a ISCTE Business School, premiou as empresas que mais valorizam e investem nos recursos humanos.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/sam_2011.bmp EDP é Gold Class da SAM e líder mundial do setor elétrico 2011

Pelo quarto ano consecutivo é distinguida na publicação mundial, "Sustainability Yearbook 2011", que inclui 15% das empresas com melhor desempenho em sustentabilidade em cada um dos 58 setores avaliados pela SAM, obtendo a classificação de ouro: "gold class SAM 2011" pela SAM (Sustainable Asset Management). Em 2011, é, também, distinguida como líder mundial do setor elétrico.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/prémios%20reputação.bmp Prémios Reputação 2010

A EDP foi distinguida na 1ª edição dos Prémios Reputação 2010. António Mexia, CEO EDP, foi eleito Personalidade de Comunicação do Ano. O projeto “A tua energia” ganhou na categoria de Energia, Ambiente e Ecologia; o “Relatório & Contas EDP” ganhou na categoria Comunicações Financeiras, Fusões e Aquisições; o “Concerto na Barragem de Alqueva”, foi distinguido na categoria Eventos; a “edpON, Televisão Corporativa” na categoria Corporate TV & Vídeo e a “Revista ON”, em Publicações Empresariais.

Estes prémios, entregues pela APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas), distinguem os melhores trabalhos e os melhores profissionais da comunicação empresarial e relações públicas.  

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/institutional%20investor.bmp Institutional Investors

EDP foi reconhecida nos Insitutional Investors 2011 All Europe Executive Team. 
Prémios recebidos pela EDP – Energias de Portugal: 
 CEO - Sell Side - Energy - António Mexia (2º lugar); CFO - Sell Side - Utilities - Nuno Alves (2º lugar); IR Professional - Buy Side - Utilities - Miguel Viana (3º lugar); IR Professional - Sell Side - Utilities - Miguel Viana (2º lugar); Best IR Company - Sell Side - Utilities – EDP – Energias de Portugal (3º lugar).

Prémios recebidos pela EDP Renováveis: CFO - Sell Side - Renewable Energy – Rui Teixeira (1º lugar); IR Professional - Sell Side - Renewable Energy – Rui Antunes (1º lugar); Best IR Company - Sell Side – Renewable Energy – EDP Renováveis (1º lugar); Best IR Company - Buy Side – Renewable Energy – EDP Renováveis (2º lugar).

A votação foi feita por 1.242 analistas de sellside de 150 empresas diferentes e 813 analistas de buyside de 435 instituições diferentes.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/escolas%20liderança.bmp EDP é uma das melhores “escolas de liderança”

A EDP ocupa o segundo lugar no ranking do estudo Best Companies for Leadership em Portugal, uma iniciativa da consultora Hay Group em todo o mundo que distingue as melhores empresas na formação de líderes. Para a edição de 2011, o Hay Group contou com o contributo de 67 empresas em Portugal.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/SPOT.bmp Prémios de Publicidade na Rádio

 O spot de rádio da EDP no âmbito do apoio ao Festival Super Bock Super Rock foi distinguido nos Prémios de Publicidade na Rádio, na categoria Marketeer e Responsabilidade Social.
O spot foi desenvolvido pela agência Euro RSGC.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ee.bmp EDP distinguida nos Energy Efficiency Awards

Lançado pela primeira vez em 2010, o “Barómetro da Eficiência Energética Portugal 2010”, é um projeto pioneiro em Portugal que tem como objectivo avaliar e premiar o desempenho de eficiência energética das empresas.

Num universo das 2.500 maiores empresas portuguesas (selecionadas por volume de negócios), o barómetro analisou o modo como as empresas utilizam a energia nos seus processos, instalações e atividades.

Esta iniciativa é organizada pela PremiValor Consulting, em conjunto com parceiros de referência e conta ainda com o apoio institucional da ADENE, da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e do BCSD Portugal.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/contact%20centers.bmp Contact Centers EDP premiados

A EDP Soluções Comerciais foi distinguida pela Associação Portuguesa de Contact Centers, na área de gestão de contact centers, com a atribuição de dois prémios: um 1º lugar na categoria de melhor contact center no setor de utilities e o prémio Inovação 2011, que distingue a organização que mais contribuiu para a inovação na área de contact centers, em Portugal.

Ambos os prémios resultam de uma ação de benchmarking a nível nacional, promovida pela Associação Portuguesa de Contact Centers e a Altitude Software, e para a qual foram convidadas a participar as empresas que dispõem deste importante canal de comunicação com os seus clientes, bem como todos os agentes que realizam a sua gestão em regime de outsourcing.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/inovcity.bmp InovCity em Évora eleito projeto de referência europeu

O InovGrid foi selecionado pela Comissão Europeia e pela Eurelectric como um single case study de entre mais de 260 projetos a nível europeu de redes inteligentes de energia. Este reconhecimento internacional ao projeto InovGrid resulta da forma como foi concebido e implementado na cidade de Évora e será agora objeto de análise e acompanhamento por parte destas entidades europeias.
 

 
Grande Prémio APCE - Excelência em Comunicação

A intranet, a televisão e a edição especial edplife foram distinguidas com o Prémio Excelência em Comunicação da APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresarial.
Este é o 3º ano consecutivo em que a comunicação da EDP é premiada, por diferentes projetos e iniciativas no âmbito da Comunicação interna, Comunicação institucional, Marca e Eventos.
 


 
Melhor Relatório e Contas no setor não financeiro

 A EDP foi distinguida na edição dos Investor Relations & Governance Awards (IRGA) na categoria de Melhor Relatório e Contas no setor não financeiro. No mesmo evento, Rui Teixeira da EDP Renováveis foi também distinguido com o galardão de melhor CFO (Chief Financial Officer).
Relations & Governance Awards consagra os profissionais e as instituições com a melhor performance durante o ano de 2010. Esta iniciativa, promovida pela Deloitte em parceria com o Diário Económico, visa premiar dirigentes, profissionais do mercado, personalidades ou instituições que tenham contribuído para a qualidade da informação financeira e que, simultaneamente, promovam e pratiquem boas práticas no setor.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/DJSI_11_small.bmp EDP é líder mundial do sector eléctrico no Dow Jones Sustainability Index, pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano, a EDP é líder mundial nos Índices Dow Jones de Sustentabilidade, nas empresas do Sector Eléctrico. Pelo quarto ano consecutivo, a EDP integra o Dow Jones Sustainability World Index e o European Dow Jones Europe Index. Num conjunto de 22 critérios, a EDP tem a melhor prática em 10 critérios e atingiu a pontuação máxima em 6.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/APQC.jpg EDP é “Best Practice Partner” da APQC para a gestão de processos

A American Productivity and Quality Center - APQC - é uma associação norte-americana com sede em Houston, fundada em 1977 e líder mundial em actividades de benchmarking de melhores práticas e de performance empresarial, tendo como clientes mais de 750 empresas da lista “Fortune Global 1000”.

Esta selecção como “Best Practice Partner” constitui um prémio aos esforços desenvolvidos desde 2008 pela EDP, de forma coordenada a partir do Centro Corporativo, na definição e implementação de uma abordagem comum para a gestão dos seus principais processos empresariais, orientada para a medição e optimização progressiva da sua performance e tendo como principal objectivo a criação de valor para o Grupo. A reunião de lançamento deste novo projecto terá lugar em Houston a 9 de Novembro, antecedendo o congresso anual da APQC, cabendo à EDP apresentar nessa altura os pontos-chave da sua abordagem e práticas já instituídas para a gestão de processos.

 
Evento da EDP “Concerto Energia Douro” distinguido nos European Best Event Awards’11

O evento da EDP “Concerto Energia Douro” foi o vencedor da noite dos European Best Event Awards’11, tendo recebido sete distinções. O espetáculo, que decorreu este ano no Douro, foi distinguido com: primeiro prémio como Best Celebration/Festivity Event, o prémio especial como Best Integrated Event, o primeiro prémio como Musical Event, Melhor Agência de Eventos – Desafio Global, o segundo prémio como Best European Award e ainda com o segundo prémio Best Public Event.

A 7ª distinção foi para o Grupo EDP como Melhor Empresa Promotora de Eventos.

 
De acordo com "2011 IR Global Rankings", a EDP foi considerada a melhor empresa europeia em termos de reporte financeiro

Na categoria de reporte financeiro, a EDP foi considerada um excelente exemplo a ser seguido, não só em termos de rigor,  ransparência e coerência mas também em termos da qualidade da informação disponibilizada. A avaliação é realizada por um comité independente que efectua testes aos resultados e avaliações desenvolvidos pelos analistas IR Global Rankings, e outros procedimentos que considerarem necessários para fornecer uma base razoável para a sua avaliação. Esta avaliação é realizada para obter a garantia suficiente de que os resultados são independentes.

 
Pémios Delloite 2011

O Investor Relations and Governance Awards 2011, atribuídos anualmente pela Deloitte, teve lugar no Convento do Beato. A EDP foi premiada na categoria Melhor Relatório e Contas do sector não financeiro e Rui Teixeira, CFO da EDP Renováveis, foi eleito o melhor CFO Investor Relations.

 
António de Almeida distinguido com Prémio Carreira

António de Almeida,  presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP,  recebeu o Prémio Carreira, pelos 50 anos de um percurso profissional repleto de desafios. O prémio foi entregue pelo Presidente da República, Cavaco Silva, na abertura oficial do 4º Congresso Nacional dos Economistas, no ISCTE.

 
EDP é líder no Engagement Rating

EDP lidera o Engagement Rating, índice que versa na transparência do envolvimento das empresas com os seus stakeholders, em matéria de sustentabilidade. A seleção das empresas que foram alvo de análise, fez-se com base na lista das 500 Maiores & Melhores da revista Exame que é cumulativamente parceira neste projeto.

 
EDP é galardoada nos prémios 'As Empresas Mais' (Prémio Human Resources)

A primeira edição do prémio “As Empresas Mais” deu destaque à EDP, em 4 de 10 categorias, nomeadamente CEO da elétrica portuguesa (António Mexia), Diretor de Recursos Humanos (Maria Jõao Martins), empresa onde as pessoas mais gostariam de trabalhar e empresa com maior espírito de equipa. Os vencedores foram conhecidos após a II Conferência Human Resources Portugal subordinada ao tema “A Inovação na Gestão de Pessoas”.

 
A EDP voltou a ser reconhecida pela Superbrands como uma das 50 marcas de excelência a atuar no mercado nacional

O apuramento das Superbrands este ano residiu não só na classificação dos Membros do Conselho mas também na votação por parte de consumidor.

 
EDP recebe Prémio Excelência em Desenvolvimento Sustentável

A Heidrick & Struggles, em parceria com o Diário Económico, orgulha-se de fomentar junto do tecido empresarial português, práticas de sustentabilidade na óptica económica, ambiental e social. O Prémio Desenvolvimento Sustentável premeia as empresas que mais se destacaram, sendo que a EDP este ano mereceu o Prémio Excelência. Nesta 3ª edição o balanço é positivo visto que houve uma evolução considerável de empresas inscritas, o que permite concluir que a sustentabilidade tem vindo a ganhar contornos significativos junto das empresas.

 
edpON reconhecida internacionalmente

 A televisão corporativa do Grupo EDP – edpON – conquistou o primeiro lugar na categoria Comunicação Audiovisual, nos FEIEA Grand Prix Awards 2011, uma competição europeia anual, promovida pela FEIEA (Federation of European Business Communicators Association). No ar desde 2007, a televisão corporativa é extensível a todos os países onde o Grupo atua e a emissão pauta-se por temas tão diversos como a energia, os recursos humanos, a sustentabilidade e os negócios. Esta cerimónia, que distinguiu os melhores projetos de comuncação interna a nível europeu, premiou ainda com o 2º lugar a Revista ON (bimestral) e com o 3º a Intranet.


 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/sam_2010.bmp EDP distinguida com a GOLD CLASS da SAM em 2010

Pelo terceiro ano consecutivo é distinguida na publicação mundial, "Sustainability Yearbook 2010", que inclui 15% das empresas com melhor desempenho em sustentabilidade em cada um dos 58 sectores avaliados pela SAM, obtendo a classificação de ouro: "gold class SAM 2010" pela SAM (Sustainable Asset Management), ficando 2 pontos absolutos abaixo do líder em sustentabilidade para o sector eléctrico.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/asae.bmp EDP recebe Prémio Cidadania das empresas e organizações

A AESE em parceria com a PricewaterhouseCoopers, distingue a EDP na categoria “Produtos industriais e consumo”, pelas suas políticas de responsabilidade social e sustentabilidade, a nível económico, social e ambiental.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/inovgrid.bmp InovGrid premiado com o Optimus Innovation Awards

O projecto da EDP Distribuição foi, distinguido com o prémio Inovação Sectorial, pela inovação das soluções adoptadas, relevância do papel das comunicações na solução e pelo seu contributo para a melhoria da eficácia, eficiência e qualidade dos processos e serviços prestados.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/EDP_vivaAnossaEnergia.jpg EDP recebe prémio de marca portuguesa mais valiosa

Com um valor de cerca de 3,3 mil milhões de euros, segundo o estudo “Top Portuguese League Table”, da Brand Finance, a marca tem um “rating” AA. No ranking das 500 maiores marcas do mundo a EDP é a 192º, sendo a marca portuguesa melhor posicionada.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/premio%20br.png Prémio Latin American Power Deal of the Year 2009

A EDP no Brasil foi premiada pela revista norte-americana Euromoney pelo projecto de financiamento para a Central Termoeléctrica Porto do Pecém I.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/marketeer2010.png EDP vence prémios Marketeer

Na 2.ª edição dos Prémios Marketeer, a EDP foi premiada nas categorias Energia e Compromisso Social. Foram entregues 23 prémios às empresas com melhor desempenho nas áreas do marketing, publicidade e comunicação em Portugal.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/APCC%202.bmp Contact Center EDP conquista 1º lugar dos Prémios APCC Portugal

O Contact Center da EDP conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o 1º lugar do Prémio promovido pela Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) na categoria Utilities. Os Prémios APCC distinguem anualmente as organizações que possuírem as melhores operações de Contact Center em Portugal.


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/apce.bmp Grande Prémio APCE – Excelência em Comunicação

A EDP foi distinguida pela APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa - nas categorias de melhor vídeo, com o vídeo do Relatório & Contas 2008, melhor intranet, Portal Sou EDP, melhor televisão corporativa, edpON e melhor campanha de comunicação institucional, com a campanha “Projecções”. Estes prémios visam distinguir a excelência na estratégia da comunicação organizacional, estimulando, reconhecendo e divulgando as iniciativas dos profissionais desta área.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/SPOT.bmp Campanha "Projecções" ganha prémios SPOT

Na 2ª edição dos Prémios SPOT, a EDP conquistou o prémio de Anunciante com o seu spot de rádio da Campanha Institucional "Projecções - Quando Projectamos uma Barragem, Projectamos um Futuro Melhor", lançada em Abril de 2009, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da energia hídrica.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/DJSI10.jpg EDP é líder mundial no Dow Jones Sustainability Index nas empresas do Sector Eléctrico

A EDP é líder mundial nos Índices Dow Jones de Sustentabilidade, nas empresas do Sector Eléctrico. Pelo terceiro ano consecutivo, a EDP integra o Dow Jones Sustainability World Index e o European Dow Jones Europe Index. Num conjunto de 22 critérios, a EDP tem a pontuação máxima em 8 e é Best in Class em 10.
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/espaço-sustent.bmp Espaço EDP Sustentabilidade distinguido com Prémio Design 2010

A revista Meios & Publicidade atribuiu o Prémio Design 2010, na categoria stand, à agência Mola Activism pelo Espaço EDP Sustentabilidade. Esta iniciativa visa premiar o melhor design nacional e contou com a participação de 96 empresas, com um total de 385 trabalhos, em 23 categorias.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/superbrands.bmp EDP distinguida pela Superbrands

A marca EDP foi distinguida pela Superbrands como uma das 50 principais marcas a operar no mercado nacional. A Superbrands é uma organização internacional e independente, que se dedica à promoção de marcas de excelência em 88 países. Os critérios de selecção baseiam-se na identificação das marcas que estão a actuar acima e para lá das suas concorrentes no mercado.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/eventoplus.bmp Eventos EDP distinguidos pelos Prémios Eventoplus

Os Prémios Eventoplus têm a finalidade de reconhecer a excelência, criatividade e inovação na execução de eventos em Portugal e Espanha. O Concerto na Barragem do Alto Lindoso recebeu a menção honrosa do Prémio Especial do Público e Melhor Evento Responsável; já o EDP Live - Encontros Distribuição recebeu o Prémio de Melhor Reunião/Congresso e Melhor Decoração.  A agência responsável pela organização destes dois eventos EDP, Desafio Global ativism.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/edp%20live%20-%20distribuição.bmp EDP premiada na 3ª Gala dos Eventos

A 3ª Gala dos Eventos, iniciativa conjunta da Expoeventos, da APECAE e da revista Festas&Eventos distinguiu o EDP Live - Encontros Distribuição (Melhor Produção Comunicação/Design) e o Concerto EDP da Barragem do Alto Lindoso (Prémio Sustentabilidade em Eventos). A agência responsável pela organização destes dois eventos EDP foi a Desafio Global ativism. 


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/FEIEA.jpg EDP premiada no FEIEA Grand Prix 2010

A comunicação da EDP foi distinguida, a nível europeu, no FEIEA Grand Prix 2010, prémios da Federation of European Business Communicators Associations.

A EDP alcançou a posição runner up nas categorias "Comunicação Audiovisual", com a televisão coporativa - edpON, e "Site Intranet", com o portal sou edp. O Grupo foi ainda distinguido com um terceiro lugar na categoria "Capa de Publicação", com a capa da Revista ON 17.

FEIEA

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/sapo.bmp Geração EDP ganha prémio SAPO 2010

O portal Geração EDP ganhou o Prémio SAPO 2010, na categoria de "Serviços".

Conheça melhor o portal pedagógico da EDP, dedicado às várias faixas etárias infanto-juvenis.

Visite aqui a Geração EDP

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Business%20Internationalisation%20Award.bmp EDP distinguida com Prémio “Business Internationalisation Award”

A EDP foi distinguida pela embaixada britânica com o Prémio “Business Internationalisation Award” na categoria Internacionalização.

O prémio reconhece a aposta que o Grupo está a fazer na produção de energia eólica offshore no Reino Unido. 


 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/EDP_vivaAnossaEnergia.jpg EDP entre as cinco melhores da Europa na relação com investidores

A EDP é das empresas europeias melhor cotadas na gestão da relação com investidores. A empresa foi distinguida pelo IR Global Ranking como uma das cinco primeiras na categoria de “Best Ranked Financial Disclosure Procedures in Europe” e de “Best Ranked Corporate Governance Practices in Europe”, traduzindo a qualidade da informação financeira disponibilizada e ainda os bons resultados do modelo de gestão corporativa em vigor.

O IR Global Ranking é um ranking que se realiza há 11 anos e que nesta edição de 2010 conta com a participação de 490 empresas de 35 países diferentes e que distingue as empresas em 6 diferentes categorias.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/3premios.bmp EDP com melhor CFO e Investor Relations do mercado

A EDP foi distinguida com três prémios na 24ª edição do Investor Relations & Governance Awards, uma iniciativa da Deloitte e do Diário Económico: Na categoria Personalidade 2010, Nuno Alves foi distinguido com o "Prémio Melhor CFO em Investor Relations" e Miguel Viana com o "Prémio Melhor Investor Relations Officer"; na categoria Melhor Desempenho em 2010, a EDP foi distinguida com o "Prémio Melhor Estratégia Global de Investor Relations".

Este prémio é promovido a nível nacional e reconhece os melhores desempenhos do sector financeiro.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/EncontrosEDP.jpg Best Event Awards premeia EDP Live

A Desafio Global Ativism foi premiada pelo projecto EDP Live, no âmbito dos BEA - Best Event Awards 2010, conquistando um 2º lugar na categoria de Melhor Congresso / Convenção.

Os Best Event Awards são os primeiros e principais prémios internacionais dedicados exclusivamente à área dos eventos, sendo considerados os "Óscares dos eventos", e premeiam os melhores eventos realizados a nível mundial.
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/carbon%20disclosure%20500.bmp EDP integra Carbon Disclosure Leadership Index

A EDP ficou no 2º lugar no inquérito ao relato de carbono promovido peloCarbon Disclosure Project  e integrou, pela primeira vez, o CDLI – Carbon Disclosure Leadership Index - constituído pelas empresas com o melhor relato de carbono a nível mundial.

O CDP é uma organização internacional independente que analisa o desempenho das empresas no âmbito das Alterações Climáticas

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/acge%202010.bmp EDP distinguida pela ACGE 2010

A EDP ficou classificada em 1º lugar no índice nacional de responsabilidade climática - ACGE 2010 - atribuído pela EURONATURA, ex aequo  com os CTT e a Sonae Sierra.

Este índice baseia-se na informação prestada por um conjunto de empresas de diversos sectores da economia nacional.

Consulte o relatório: ACGE
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/EDP_vivaAnossaEnergia.jpg EDP no “ranking” da Forbes

A EDP integra a lista “The World's Leading Companies” da Forbes, no “ranking” das cinco melhores empresas do mundo no sector das “utilities”. Os indicadores analisados são: crescimento do volume de negócios a cinco anos, crescimento do resultado líquido, retorno do capital e retorno ao accionista.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/sust%20energy%20europe.bmp KAKUMA é parceiro oficial da Sustainable Energy Europe Campaign

O projecto-piloto desenvolvido pela EDP e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no campo de refugiados de Kakuma, no Quénia, foi reconhecido como Parceiro Oficial da Sustainable Europe Campaign, uma iniciativa da Comissão Europeia, lançada em 2005, no âmbito do programa europeu Energia Inteligente.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/hpr.bmp Prémio Highly Protected Risk (HPR)

Após 6 anos de trabalho conjunto com a EDP em termos de análise do risco existente e assessoria na definição de recomendações para o mitigar, a FM Global reconheceu como HPR, a central Térmica do Ribatejo e as centrais Hídricas de Caniçada, Caldeirão, Alto Rabagão, Desterro, Vila Cova e Régua.

 
/pt/aedp/unidadesdenegocio/EDP%20Images/hc_energia.jpg HC Energía é a empresa mais valorizada pelos clientes espanhóis

Pelo segundo ano consecutivo, a HC Energía foi reconhecida como líder na satisfação, fidelidade, recomendação e compromisso por parte dos clientes, no sector do fornecimento de energia. Os prémios CM “Líderes em Excelência” 2010 são atribuídos pelo Grupo Iniciativa e a Revista CM, em colaboração com a Stiga.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Company%20Year.bmp EDP Renováveis Empresa do Ano

Segundo o “ranking” das 500 Maiores e Melhores empresas com actividade económica e financeira em Portugal, a EDPR foi aquela que mais se destacou em 2009 e a melhor no sector Água, Eletricidade e Gás. Este prémio é uma iniciativa conjunta da Revista Exame e das consultoras Deloitte e Informa D&B Portugal.

 
Inventário das emissões de GEE 2009, da EDP no Brasil, é ouro no GHG Protocol

O Inventário desenvolvido pelo Instituto EDP conquistou a categoria ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol. O GHG Protocol é a ferramenta mais utilizada mundialmente pelas empresas e governos para analisar, quantificar e gerir emissões.

 
/pt/aedp/unidadesdenegocio/EDP%20Images/edprenovaveis.jpg Melhor Empresa Espanhola de Capital Português

Numa iniciativa do Círculo de “Empresarios y Gestores Españoles y Portugueses” (CEGEP), a EDP Renováveis foi considerada a melhor empresa de capital português a operar em Espanha.
A empresa destacou-se pela sua força na criação de emprego, na produtividade e resultados obtidos.

 
EDP Bandeirante é destaque no Relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

As acções sócio-ambientais praticadas pela EDP Bandeirante são destaque no Relatório de Sustentabilidade 2009 do BID, reconhecendo que a empresa é um exemplo a ser seguido na área de práticas de sustentabilidade

 
EDP no Brasil é destaque em “As Melhores da Dinheiro”

A EDP foi eleita, no sector de energia, como a Melhor Empresa na Gestão em Inovação e Qualidade, pela pesquisa anual “As Melhores da Dinheiro”, publicação especial da revista “Isto é Dinheiro”.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/A_Mexia%20CEO.bmp António Mexia, Melhor CEO Europeu

O Presidente Executivo da EDP, António Mexia, foi considerado o melhor CEO europeu de empresas de energia (utilities), pela “Institutional Investor”.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/engag%20rating.bmp Nº1 ibérico no Engagement Rating 2010

Com base na metodologia do Accountability Rating, a EDP foi considerada pela Sair da Casca e Revista Exame como número 1 no envolvimento de “stakeholders” em Portugal e em Espanha.

 
EDP no Brasil no Índice de Sustentabilidade Empresarial

Pelo quinto ano consecutivo, a EDP no Brasil integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA.

 
HC Energía recebe prémio “Experiência de Cliente 2010”

Pelo sexto ano consecutivo, conquistou o Prémio de Melhor Centro de Atendimento aos Clientes (CAC) do sector em Espanha, atribuído pela Asociación Española de Expertos en Centros de Contacto con el Cliente (AEECCC) e Izo System.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/abt.bmp Instituto EDP é ouro no X Prémio ABT

Instituto EDP, no Brasil, é ouro na categoria Responsabilidade Social pelo projecto Letras de Luz, parceria com a Fundação Victor Civita

 
EDP no Brasil é empresa-modelo de sustentabilidade

Pelo terceiro ano consecutivo, foi considerada pelo Guia Exame de Sustentabilidade uma das 20 melhores empresas em responsabilidade corporativa.

 
HC Energía entre as 100 melhores empresas para trabalhar

A revista Espanhola “Actualidad Económica”, considerou a HC Energía, como uma das melhores 100 empresas para trabalhar, destacando os factos que levaram a mesma a entrar no “ranking”: o talento, o ambiente e a formação.

 
EDPR nomeada Best Project Developer

A EDP Renováveis foi nomeada, nos Estados Unidos, pela revista mensal “Environmental Finance” como “Best Project Developer in North America Renewable Energy Finance sector”.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/capital%20aberto.bmp As melhores companhias para os accionistas 2010

A EDP no Brasil é a 2ª melhor empresa para se investir, segundo a revista Capital Aberto.

 
EDPR no Top 100 Workplaces da Houston Chronicle

A EDPR NA foi nomeada pela “Houston Chronicle” como uma das empresas do “Top 100 Workplaces in Houston”. Foi a primeira vez que a empresa recebeu tal distinção, ficando ainda no top 10 das médias empresas. Este estudo conjunto entre a “Houston Chronicle” e a “Workplace Dynamics” teve como base um inquérito feito a colaboradores da empresa, avaliando os seguintes parâmetros: a credibilidade da gestão, o índice de satisfação, e a relação entre a vida profissional e pessoal.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/PQEs_2.bmp EDP Escelsa é ouro no Prémio Qualidade Espírito Santo

Pelo terceiro ano consecutivo, a EDP Escelsa é ouro em Qualidade. Prémio atribuído pelo Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (COMPETE-ES), coordenado pelo Governo do Estado brasileiro.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/pita%20de%20abre.bmp Presidente da EDP no Brasil é Personalidade do Ano

A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, reconheceu António Pita de Abreu como Personalidade do Ano.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ee.bmp EDP vence Energy Efficency Awards Portugal 2010

Num universo das 2.500 maiores empresas portuguesas (selecionadas por volume de negócios), “Barómetro da Eficiência Energética Portugal 2010” analisou, pela primeira vez este ano, o modo como as empresas utilizam a energia nos seus processos, instalações e atividades. Iniciativa  organizada pela PremiValor Consulting, em conjunto com parceiros de referência e  com o apoio institucional da ADENE, da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e do BCSD Portugal.
 

 
Melhor CEO do ano do PSI-20

A distinção é uma iniciativa do Diário Económico e da Heidrick & Struggles.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/EnergyBusinessAwards.jpg Prémio Energy Business Awards

A EDP conquistou o prémio Energy Business Awards, na categoria “Excellence in Energy Risk Management”. O prémio, entregue no dia 5 de Novembro, em Singapura, reconhece empresas cuja actividade tem um impacto positivo no desenvolvimento do sector energético.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Accountability.jpg EDP vence o prémio Accountability Rating Portugal 09

A EDP venceu, pelo segundo ano consecutivo, o prémio Accountability Rating Portugal 2009. Este prémio, atribuído pela Sair da Casca e da Two Tomorrows, avalia a implementação de práticas responsáveis nos processos de negócio, a adopção de sistemas e ferramentas de gestão internos que apoiem os processos de negócio, o envolvimento com os stakeholders e os impactes da actividade da empresa no ambiente, no mercado e na sociedade.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ProcurementLeadersAwards2009.jpg Procurement Leaders Awards 2009

A EDP foi distinguida no Procurement Leaders Awards 2009, como Winner of Special Commendation Award for Best use of Technology, com o projecto Sinergie – Supply Integration for Energy.
Estes prémios são atribuídos anualmente e pretendem distinguir a excelência e inovação na actividade do procurement.
O projecto implementado permite a partilha de informação entre as estruturas de compras e fornecedores em todas as geografias, ultrapassando assim a barreira das distâncias e das diferentes culturas em que a empresa actua.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Exame_EDPProducao.jpg 500 Maiores & Melhores - Prémio Revista EXAME

A EDP - Gestão da Produção de Energia S.A. foi considerada a melhor empresa no sector de actividade  Água, Electricidade e Gás.
A revista EXAME elege, desde 1990, as melhores empresas em 24 sectores de actividade diferentes. Para garantir que o ranking das 500 Maiores & Melhores e a eleição das melhores em cada sector é o mais completo, rigoroso e fiável possível, a Exame associou-se à Informa D & B, líder mundial de informações comerciais, responsável pela recolha dos dados, e à Deloitte, que os auditou.
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Marketter.jpg EDP vence prémio Marketeer

A EDP foi a vencedora da 1ª edição do Prémio Marketeer, na categoria Energia.
Este prémio, atribuído pela revista Marketeer, distinguiu as 14 empresas que tiveram um melhor desempenho nas áreas do Marketing, Publicidade e Comunicação, em Portugal, que se destacaram pela sua estratégia global de marketing e comunicação e pelo seu posicionamento durante o ano 2008.
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/HC_Energia.jpg HC Energia recebe Prémio “Melhor Centro de Atendimento ao Cliente” do sector energético

A HC Energia conquistou, pelo 5º ano consecutivo, o Prémio de Melhor Centro de Atendimento aos Clientes do sector da Energia e das Utilities.
Esta é a 5ª edição em que a HC Energia participa nos prémios atribuídos pela Associação Espanhola de contact centers Izo System e IFAES, e em todas elas tem garantido o galardão máximo da sua categoria.
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Premio_BR.jpg Prêmio Época de Mudanças Climáticas 2009

A EDP Energias do Brasil recebe Prêmio Época de Mudanças Climáticas 2009, pelo segundo ano consecutivo.
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/FEIEA.jpg EDP premiada no FEIEA GRAND PRIX 2009

A Intranet "Sou EDP" e o projecto "ClickIdea" foram premiados no FEIEA GRAND PRIX 2009, uma competição anual que reconhece a excelência a nível europeu e promove a partilha de melhores práticas no campo da comunicação empresarial.
Categoria Melhor Site Intranet: 2º lugar: Portal Sou EDP, da EDP – Energias de Portugal
Categoria Melhor Estratégia de Comunicação Interna – Projecto Multinacional: 2º lugar: Click Idea, da EDP – Energias de Portugal
 

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/DJSI_small.jpg Índice de Sustentabilidade Dow Jones 2009/2010

A EDP foi seleccionada, pelo segundo ano consecutivo, para integrar os Índices Dow Jones de Sustentabilidade World e STOXX sendo, dessa forma, uma das 13 melhores empresas do sector eléctrico do mundo e uma das 7 melhores a nível Europeu. 

 
Uma das 50 empresas mais sustentáveis - Revista Imprensa, Jornalismo e Comunicação

A EDP, no Brasil, faz parte da segunda edição do ranking "As 50 empresas mais sustentáveis segundo a mídia". A pesquisa, realizada sob encomenda da revista Imprensa - Jornalismo e Comunicação, analisou a cobertura jornalística do setor empresarial no ano de 2008.

 
ACT atribiu prémio de mérito por boas práticas na prevenção de riscos

EDP Distribuição - Energia, SA, é uma das sete empresas a receber prémios de mérito pelas boas práticas introduzidas na prevenção de riscos profissionais, atribuído pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/cc.bmp EDP conquista 1º lugar dos Prémios APCC Portugal Best Awards

O Contact Center da EDP conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar do Prémio promovido pela Associação Portuguesa de Contact Center (APCC) na categoria utilities.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/oekom.bmp EDP classificada como PRIME pela oekom Reasearch AG

A oekom Research classificou a EDP como PRIME, com rating B (B+ na área de ambiente e B na área social), considerando-a como uma "Best Pratice" nas áreas social e ambiental, e uma das melhores práticas mundiais no sector das "utilities" . Com mais de 10 anos de experiência, a oekom, sediada na Alemanha, é uma das principais agências de investimentos direccionados para a sustentabilidade empresarial. A avaliação que leva a cabo tem como base critérios éticos em torno da sustentabilidade social, cultural e ambiental.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/sam_2009.bmp EDP integra “The Sustainability yearbook 2009”

Pelo segundo ano consecutivo é distinguida na publicação mundial que inclui 15% das empresas mais sustentáveis e obtém a classificação de prata, pela SAM (Sustainable Asset Management).

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/BestInClass.jpg EDP é “Best in Class” pela Storebrand

Pela terceira vez consecutiva, a EDP é distinguida pela excelência da sua performance ambiental e social, pela companhia, escandinava, líder em serviços financeiros, STOREBRAND.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ise.bmp Índice de Sustentabilidade Empresarial no Grupo EDP Energias do Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo EDP Energias do Brasil conquista a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa.
 

 
HC Energia regista o melhor índice de qualidade da sua história

A HC Energia registou o melhor índice de qualidade de fornecimento da sua história. Este índice é medido pelo TIEPI – Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada – indicador que mede a qualidade de fornecimento nas empresas de distribuição de energia eléctrica.


 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/AntonioMexia.jpg António Mexia – Best Leader Award 2009

Na categoria de Líder na Gestão de Empresas, pela consistência na obtenção de resultados, estratégia de internacionalização e implantação de valores de sustentabilidade.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ana%20maria%20fernandes.bmp Ana Maria Fernandes – Melhor Executiva Portuguesa

Prémio atribuído pela European Women´s Management Development International Network (EWMD).

 
Prémio de mérito por boas práticas na prevenção de riscos

Atribuído à EDP Distribuição – Energia, SA, pela Autoridade para as Condições de trabalho (ACT).

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/PQES.bmp Ouro no Prémio Qualidade Espírito Santo (PQES)

EDP Escelsa é ouro em Qualidade, pelo Programa para Incremento da Competitividade Sistémica do Espírito Santo (Compete).
 

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/prémio%20nacional%20CRE.bmp Prémio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009

Prémio concedido à EDP Bandeirante, pelo projecto Reluz, atribuído pelo Ministério de Minas e Energia.

 
IASC 2009 – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor

A EDP Bandeirante foi a 3ª na categoria região sudeste com empresas acima de 400 mil unidades consumidoras.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/exame_2009.bmp EDP no Brasil é Empresa-modelo de Sustentabilidade

Pelo segundo ano consecutivo, é considerada pelo Guia Exame de Sustentabilidade uma das 20 empresas em responsabilidade corporativa.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/anefac.bmp EDP Bandeirante premiada com o Troféu Transparência

Atribuído pela Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade -, na categoria empresas de capital aberto até R$ 4 bilhões, pela transparência e clareza de informações financeiras do relatório anual 2008.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/iel.bmp EDP Escelsa premiada por “Boas Práticas de Estágio”

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) premiou a EDP Escelsa pelo investimento em novos talentos na prática de estágio, visando aumentar a interacção entre empresas e universidades. 

 
EDP Renováveis premiada pelo primeiro Parque Eólico em Castela e Leão

Atribuído pela Asociación de Promotores de Energía Eólica de Castilla y León (APECYL) ao parque El Madero I.
 

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/luz%20de%20letras.bmp Teatro do Letras de Luz - melhor espectáculo

Prémio atribuído no 3º Festeatro de Paraibuna, ao projecto da EDP Energias do Brasil.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/abrinq.bmp Certificação atribuída pela Abrinq

pelo décimo ano consecutivo, a EDP Escelsa recebe a certificação de “Empresa Amiga da Criança”pela Abrinq, Fundação cujo objectivo é mobilizar a sociedade para as questões relacionadas com os direitos da infância e da adolescência.

 
Menção honrosa no Prémio Abrasca

para o Relatório Anual 2008 da EDP na categoria responsabilidade social e ambiental de empresas abertas com receita líquida igual ou maior que R$ 1 bilhão, pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/boca%20livre.bmp Boca Livre ganha prémio social “Mogi News”

Projecto da EDP Energias do Brasil ganha prémio Mogi News/Chevrolet de Responsabilidade Social Empresarial do Alto Tietê na categoria relação com o público interno

 
Uma das 50 empresas mais sustentáveis

segundo a revista Imprensa – Jornalismo e Comunicação, a EDP no Brasil integra o ranking das “50 empresas mais sustentáveis segundo os media".
 

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/edp%20bandeirante.bmp EDP Bandeirante - Melhor concessionária de serviços essenciais

de São José dos Campos e Taubaté no TOP Vale, pelo segundo ano consecutivo, atribuído pelo jornal Valeparaibano
 

 
“As Empresas mais admiradas do Brasil”

A EDP Bandeirante, segundo a revista Carta Capital, está entre as 8 primeiras no ranking de fornecedores de energia eléctrica.
 

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/hc%20e%20naturgas.bmp HC Energía e Naturgás são as empresas mais valorizadas pelos clientes espanhóis

líderes para os níveis de satisfação global, fidelidade e intenção de recomendar, segundo o estudo realizado pelo Instituto Stiga de Satisfacción del Consumidor Español (ISSCE).

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/PCEO.bmp Prémio Cidadania das empresas e organizações

EDP reconhecida na categoria “Produtos industriais e consumo”, distinguida pela aplicação das suas políticas de responsabilidade social e sustentabilidade, a nível económico, social e ambiental. Uma iniciativa da AESE em parceria com a PricewaterhouseCoopers.

 
http://www.edp.pt/pt/aedp/unidadesdenegocio/EDP%20Images/hc_energia.jpg HC Energia recebe prémio CAC

Pelo quinto ano consecutivo conquista o Prémio de Melhor Centro de Atendimento (CAC) aos Clientes do sector da Energia e das “utilities”.

 
Grande Prémio APCE - Excelência em Comunicação

A EDP ganhou cinco prémios “Excelência em Comunicação”, atribuídos pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE). A edição Grande Prémio APCE 2009 atribuiu 21 distinções, tendo a EDP sido o vencedor destacado, na cerimónia de entrega realizada no dia 25 de Maio.

A campanha “Ciclo da Vida” foi considerada a melhor campanha de comunicação insitucional. A EDP foi ainda considerada a melhor na categoria intranet, com o Portal Sou EDP, na categoria televisão corporativa, com o seu canal EDP On, dois dos meios de comunicação interna usados pelo grupo para manter informados os 13.000 trabalhadores, distribuídos por oito países em dois continentes. O Relatório e Contas 2007 e a respectiva capa foram também distinguidos nas categorias de melhor Relatório de Gestão e Capa.

 
Melhor CEO do ano do PSI-20

António Mexia é o "CEO em Destaque" 2009. Nesta iniciativa do Diário Económico e da Heidrick & Struggles, o presidente do Grupo conseguiu mais de 18 mil votos e o pódio em todas as categorias em votação.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/APCE_PCC.jpg Paulo Campos Costa é Comunicador do Ano

Paulo Campos Costa, Director de Marca e Comunicação da EDP, foi eleito «Comunicador do Ano».

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/DowJones_2008.jpg Índice de Sustentabilidade Dow Jones 2008/2009

A EDP tornou-se na única empresa portuguesa, a integrar em 2008 o “Dow Jones Sustainabiity Indexes: World e STOXX”. 


 
Edifício da Horizon obtem certificação LEED

Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Desenvolvido pela  U.S. Green Building Council, este sistema avalia um conjunto de práticas associadas à construção sustentável. Este foi o primeiro edifício a obter esta certificação em Houston, no Texas.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/RC_EnergiasBR.jpg EDP Energias do Brasil seleccionada entre as dez líderes em relatórios de sustentabilidade.

A EDP Energias do Brasil, integra a lista das dez empresas líderes na elaboração de relatórios de sustentabilidade no Brasil.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Superbrands_2008.jpg Marca de excelência pela Superbrands Portugal

A EDP foi eleita, pela quarta vez consecutiva, uma marca de excelência pela Superbrands Portugal, uma organização pertencente à internacional Superbrands, presente em 88 países.

 
/pt/aedp/unidadesdenegocio/EDP%20Images/hc_energia.jpg HC Energía recebe Prémio CAC

Este prémio visa valorizar a eficácia de atendimento prestado pelo Centro de “Atención al Cliente”, cujo principal objectivo é esclarecer toda e qualquer dúvida colocada e facilitar toda a informação necessária aos clientes.

 
/pt/aedp/unidadesdenegocio/EDP%20Images/edprenovaveis.jpg Prémios Eficácia 2008

A EDP conquistou o troféu de prata com a campanha de publicidade da OPS da EDP Renováveis “Ciclo da Vida” na categoria Publicitária - restantes serviços e Administração Pública.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/IndicedeSustentabilidade_2008.jpg Índice de Sustentabilidade Empresarial

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo EDP Energias do Brasil conquista a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/EnergyBus.jpg Green Project Awards

Green Project Awards entregou menção honrosa à Direcção de Ambiente e Sustentabilidade da EDP pelo projecto "Energy Bus". A menção honrosa foi atribuída pela Agência Portuguesa de Energia e pela Quercus, no âmbito das categorias de comunicação.

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/naturgas.bmp Naturgas Energia

A Naturgas Energia foi premiada na categoria de “Maior redução no índice de frequência de acidentes em 2007”  pela Comisión Autónoma de Seguridad e Higiene en el Trabajo de Industrias Químicas y Afines (COASHIQ).

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/Guia_exame_sustentabilidade_08.jpg EDP Energias do Brasil

Prémio Sustentabilidade da Revista Exame no Brasil: empresa com as melhores estratégias, compromissos e práticas em sustentabilidade do país.

 
Prémio CAC

Este prémio visa valorizar a eficácia de atendimento prestado pelo Centro de Atención al Cliente, cujo principal objectivo é esclarecer toda e qualquer dúvida colocada e facilitar toda a informação necessária aos clientes.

 
Best of European Business

A Roland Berger Strategy, elegeu as melhores empresas europeias em diversas categorias, assim como o melhor presidente executivo de empresas cotadas no índice PSI-20.A EDP ganhou o prémio BEB na categoria de “cross-border M&A – fusões e aquisições” e o PCAE do Grupo, António Mexia, recebeu o Prémio dos Leitores do Negócios para o gestor PSI-20.

 
2ª Melhor Grande Empresa Portuguesa para trabalhar em Portugal

A EDP recebeu a distinção da revista Exame e da Heidrick & Struggles de 2ª Melhor Grande Empresa Portuguesa para trabalhar em Portugal.  Para além desta distinção, foi ainda entregue à EDP uma menção honrosa por ser a empresa com melhor evolução do clima organizacional entre as grandes empresas.   

 
Special Olimpics - Prémio de Apoiante Especial

O Special Olimpics Portugal homenageou todas as entidades que contribuíram para a promoção e divulgação deste movimento e no apoio dado a todos os atletas para-olímpicos que participaram nos Jogos de Verão em Xangai.   

 
Melhor anunciante do ano

Prémio atribuído pelo Clube de Criativos de Portugal. A EDP recebeu ainda duas menções honrosas com o filme publicitário “O Mundo está nas nossas mãos”.  

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/AntonioMexia.jpg Melhor CEO na área de relações com os investidores

António Mexia foi distinguido pela Deloitte, Diário Económico e Semanário Económico como melhor CEO na área de relações com os investidores 

 
Prémio “Prevenir Mais – Viver Melhor no Trabalho”

Prémio promovido pela Autoridade para as Condições do Trabalho. A EDP recebeu uma menção honrosa.

 
Melhor contact center

Prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Contact Centers. A EDP ganhou, em Portugal,  o prémio de Melhor Contact Center na categoria de Utilities.   

 
http://www.edp.pt/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/ARP2008.bmp Accountability Rating Portugal 2008

A EDP é a primeira empresa nacional no que diz respeito a accountability ou dever de prestar contas. O Accountability Rating Portugal 2008 é um estudo realizado pela Sair da Casca, Accountability e CSRNetwork para a revista Exame.   

 
Nível A+ da Global Reporting Iniciative

O Relatório de Sustentabilidade 2007 recebeu o nível mais elevado de verificação que as linhas internacionais de relato empresarial – Global Reporting Initiative (GRI) - permitem.   

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/AmbienteTodos.jpg Energy Globe World Awards

A EDP, com o projecto “O Ambiente é de Todos – vamos usar bem a energia” foi seleccionada entre um conjunto de 800 projectos mundiais, como um dos três finalistas nomeados na categoria Youth.

 
Certificação atribuída pela Llody’s RQA

A EDP obteve a Certificação pela Llody's RQA da "Gestão corporativa das políticas e dos planos estratégicos de ambiente, da informação ambiental e do desempenho ambiental das organizações do Grupo", de acordo com a norma ISO 14001:2004.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/sam.gif Prata em matéria de Sustentabilidade - SAM

A SAM (Sustainable Asset Management) classificou a EDP em termos de desempenho de Sustentabilidade na categoria de prata no sector da electricidade.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/BestInClass.jpg "Best in Class" pela Storebrand

Pela segunda vez consecutiva, a EDP integra o portfólio de investimentos socialmente responsável desta sociedade financeira, pelo reconhecimento da sua liderança nas áreas ambientais e sociais.

 
/pt/sustentabilidade/abordagemasustentabilidade/reconhecimento/EDPImages/PrêmioRS_Ambiental.jpg Prêmio Destaque Nacional de Responsabilidade Socioambiental Empresarial

A EDP Energias do Brasil foi uma das vencedoras do prêmio Destaque Nacional de Responsabilidade Socioambiental Empresarial concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera.

 
Encontros 2008 premiados pelo EventoPlus

A Desafio Global Ativism ganhou o prémio ibérico EventoPlus, com a organização do evento "Encontros EDP 2008", na categoria "Grande Prémio do Público".

 
Índice Bovespa

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Energias do Brasil é considerada neste índice brasileiro de referência para as empresas comprometidas em promover práticas de sustentabilidade.

 
Centros de Relación con Clientes

 Este prémio distingue a qualidade de serviço oferecida aos clientes e o bom grau de implementação da norma de qualidade “Centros de Relación con Clientes” (CRC). De acordo com esta normativa, o Centro de Apoio ao Cliente da HC Energía cumpre todos os requisitos de acessibilidade e de qualidade na gestão das consultas que os clientes efectuam, além de um óptimo ambiente de trabalho.


 
Prémio empresa mais familiarmente responsável

A EDP foi distinguida com o Prémio “Empresa Mais Familiarmente Responsável”, na categoria de Grandes Empresas, atribuído pela AESE – Escola de Direcção de Negócios e pela Deloitte.
Este prémio reconhece as melhores práticas de empresas em Portugal, na área das políticas familiares, nomeadamente na flexibilidade do tempo, benefícios sociais e políticas empresariais de apoio profissional ao colaborador e sua família.

 
CR Reporting Awards

EDP recebe 2.º prémio na categoria carbon disclosure, pela CR Reporting Awards com o Caderno de Sustentabilidade 2007.

 
Revista "Isto é Dinheiro"

Entre 36 empresas nomeadas, a Energias do Brasil foi distinguida pela revista “ISTO É Dinheiro”, como a Melhor Empresa do ano em Gestão Corporativa, no sector da energia eléctrica.

 
Puente de Alcântara

A Engenharia da EDP foi premiada pelo aproveitamento Hidroeléctrico de Alqueva.

 
Procucecon for Innovation

O prémio atribuído pela World Business Research distinguiu a excelência da EDP na área do procurement, na categoria de Inovação Projecto Sinergie – Supply Integration Award. Este projecto tem por base uma filosofia de partilha de informação e fornecedores subordinada a uma estratégia coordenada centralmente e em ambiente web.

 
Prémio Prevenção e Gestão de Riscos

O trabalho apresentado pela EDP sobre o tema “A gestão preventiva dos prestadores de serviços” obteve o 3.º lugar no 8.º Prémio Prevenção e Gestão de Riscos Henrique Salgado, promovido pela companhia de Seguros Tranquilidade.

 
Campânula Municipal de mérito ambiental

A EDP foi condecorada com a Campânula Municipal de Mérito Ambiental pela Câmara Municipal de Seia. Esta distinção reconhece a contribuição da EDP para a conservação da natureza e defesa do meio ambiente no concelho.

 
Prémio do Clube dos Criativos

A mais recente marca da EDP, o edp5D, foi distinguida pelo Clube de Criativos com o prémio Prata, na categoria “Imagem Corporativa” e o prémio Bronze, na categoria “Motion Graphics”.

 
Melhores empresas para trabalhar

A EDP é uma das melhores empresas para se trabalhar em Portugal, pela Heidrick & Struggles, que avaliou o clima organizacional de 250 empresas, tendo distinguido as 28 melhores. A EDP foi considerada a 3.ª melhor empresa do PSI-20 e a 10.ª melhor empresa para se trabalhar.

 
Best of European Business

A EDP foi distinguida com o prémio “Best of European Business”, na categoria de fusões e aquisições transfronteiriças (Cross-border M&A), uma distinção atribuída pela Roland Berger Strategy Consultants. A Roland Berger avaliou a performance de cerca de oito mil empresas.


 
Prémio Procel

A Bandeirante Energia recebeu o Prémio Procel de conservação de energia, na categoria distribuidora de grande porte, com o projeto “Eficientização em Sistemas de Sinalização Semafórica”. O objectivo do Prémio é estimular segmentos da sociedade a implementar acções que efetivamente reduzam o consumo de energia eléctrica.

 
Prémio Top Social

Pelo terceiro ano consecutivo, esta empresa do Grupo ganha com o Programa Bandeirante Comunidade Educação. Este programa existe desde 2001 e desenvolve-se em parceria com as prefeituras e acções voluntárias de colaboradores da empresa. Atende, anualmente, cerca de 20 mil estudantes de escolas públicas municipais e rurais do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Entre as acções desenvolvidas destacam-se: Campanha do Livro, da Higiene Bucal, do Kit Escolar, do Agasalho, Horta nas Escolas, Oficina e Revoada de Pipas, apresentações teatrais, etc.

 
Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

A EDP recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o prémio de melhor relatório de sustentabilidade, desta vez respeitante ao ano de 2006. O prémio foi atribuído pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

 
Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos Theobaldo de Nigris

O Relatório Anual de 2006 da Energias do Brasil ganhou a medalha de prata na categoria Relatórios Anuais do 16º Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos Theobaldo de Nigris. Este concurso envolveu a participação de 11 países e recebeu 1 341 inscrições. O Relatório Anual usou papel reciclado de alto nível de brancura e hotstampings com o logo da empresa em todas as páginas As inovações foram determinantes para a conquista deste prémio.

 
Prémio Cidadania das Empresas e Organizações

Pelo segundo ano consecutivo, vencemos o Prémio Cidadania das Empresas e Organizações, promovido pela Pricewaterhouse Coopers e a AESE – Escola de Direcção e Negócios. Pretende distinguir as empresas mais bem sucedidas na aplicação das suas políticas de responsabilidade social nas componentes económica, social e ambiental.

 
IR Magazine Awards Brazil

O Grupo teve destaque pela forma como a empresa se comportou à época do IPO, a oferta pública inicial de ações, realizada em julho de 2005, com a entrada na Bovespa.

 
Best of European Business

A EDP foi distinguida com o prémio de melhor empresa na categoria Merger & Acquisition (M&A) além-fronteiras.

 
Prémio Sesi

A Enersul foi eleita a melhor na categoria estadual para empresas com mais de 500 funcionários. O Prêmio Sesi leva em conta as práticas de gestão de pessoal, política de saúde, segurança e meio ambiente dentro de uma empresa. A avaliação observa também o processo de elevação da escolaridade e capacitação dos trabalhadores, as ações de lazer e cultura e os projetos sociais voltados para a comunidade local.
 

 
Prémio de Qualidade ES

A Escelsa recebeu diploma e troféu na categoria prata do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES) pela adoção dos critérios de excelência na gestão da organização.

 
Prémio IBGC de Governança Corporativa

A Energias do Brasil conquistou o “Prêmio IBGC de Governança Corporativa Para Empresas”, na categoria empresas listadas em Bolsa.

 
Investor Relations Awards

EDP tem o Melhor Relatório e Contas do Setor Não Financeiro e Melhor Informação sobre Corporate Governance.
 

 
Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia

A Bandeirante (Brasil) foi reconhecida com o 3º lugar no Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. Instituído por decreto da Presidência da República e regulamentado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia tem por objetivo motivar o desenvolvimento de projetos que visem ao uso racional e eficiente de energia, adotando medidas efetivas na redução do consumo, com reflexos positivos ao meio ambiente e no despertar da consciência de cada cidadão quanto à sua responsabilidade em relação ao combate de qualquer forma de desperdício.
 

 
Storebrand Investments SRI

EDP é "Best in Class" em Ambiente e Responsabilidade Social

 
EDP Brasil reconhecida pelo ranking “Campeãs de Inovação” da Revista Amanhã

A EDP foi considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do país com base no Parque Eólico Cenaeel, em Santa Catarina. No segmento de energia, a EDP destacou-se como líder das empresas elétricas, e foi a primeira na área da inovação. São convidadas a participar na pesquisa as 500 maiores empresas do Sul, listadas no ranking Grandes & Líderes, elaborado por Amanhã e PricewaterhouseCoopers.

 
EDP recebe Prémio Frota Verde

Atribuído pela Fleet Magazine, o prémio distingue a empresa que demonstre o maior compromisso de redução de CO2 na aquisição de veículos para a sua frota. Para esse efeito, mede a proporção de viaturas eléctricas e híbridas das frotas existentes nas diversas empresas nacionais.

 
EDP integra índice de Sustentabilidade Dow Jones mundial

Pelo 9º ano consecutivo, a EDP integra o índice de Sustentabilidade Dow Jones, a nível mundial, estando no top 5 das melhores utilities eléctricas do mundo.


 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.