You are being redirected to a Portuguese only language website.

O que é a Energia Solar

O que é a Energia Solar?

Descubra tudo o que precisa de saber para ter uma solução de Energia Solar

 

 

Como funciona

Veja como funciona a Energia Solar EDP com uma solução só com Painéis Solares, ou a solução com Bateria para aumentar a sua autonomia, ou ainda uma solução que inclua o carregamento elétrico do seu carro.

6h
11h
16h
18h
24h
6h
11h
16h
18h
21h
24h
6h
11h
16h
18h
19h
21h
24h

Já sou cliente

Produção de energia de um painel

A produção de energia de um painel vai depender de vários fatores:

  • Radiação Solar

Os painéis solares produzem eletricidade a partir da energia do sol, o que significa que a quantidade de eletricidade gerada vai depender da quantidade de radiação solar. A radiação solar existe durante todo o ano. No entanto, no inverno, em que o período diurno é menor, ou num dia chuvoso, vai produzir menos energia do que no verão, num dia de sol radioso que se estende até às nove da noite. Por esta razão, os níveis de produção dos painéis solares são maiores entre maio e agosto.

  • Temperatura

Quanto maior for a temperatura ambiente e consequentemente a do painel, menor será a sua eficiência e, consequentemente, menor será a sua produção.

  • Orientação da sua casa

Para que tire o melhor proveito da radiação solar durante todo o dia, os painéis solares devem preferencialmente ser instalados a sul. Caso não seja possível, podem ser instalados com orientações até a este ou oeste, mas é importante ter em conta que a produção será maior nas horas em que os painéis estiverem mais expostos à radiação solar: durante a manhã no caso de orientação a este e durante a tarde no caso de orientação a oeste.

Exemplo: 1 painel solar de 370 Wp instalado na região de Santarém terá uma produção anual de 1500 kWh, equivalente em média a 4 kWh / dia. Por outras palavras, com a energia produzida por um painel solar, seria capaz de conduzir mais de 3 mil quilómetros no seu carro elétrico ou carregar o seu telemóvel mais de 30 mil vezes durante um ano.

Poupança no consumo

O autoconsumo consiste em produzir energia 100% renovável durante o dia para a sua casa, reduzindo assim a energia comprada à rede e o montante da sua fatura de eletricidade. Ao garantir uma solução solar bem dimensionada e adequada às suas necessidades, conseguirá tirar o melhor partido da sua solução solar, reduzir o consumo de sua casa em até 25% e, consequentemente, aumentar as suas poupanças.

Produção superior ao consumo

Se, num determinado momento, o sistema produzir mais energia do que a que está a ser consumida na habitação, esta será totalmente alimentada pela sua produção solar. Quanto ao excedente de produção, este será:

  • Armazenado na bateria, para uso prosterior

ou

  • Absorvido pela rede elétrica, que servirá como dissipador de energia

Produção inferior ao consumo

Quando a energia produzida pelo sistema não for suficiente para cobrir os consumos da sua habitação, estará a tirar o máximo partido da sua produção solar. Adicionalmente: 

  • Recorrerá aos excedentes de produção armazenados na bateria

ou

  • Recorrerá à rede elétrica sempre que necessário

Quando não há produção

Durante as horas em que não há qualquer produção solar, a sua casa será:

  • Alimentada pela rede
    ou
  • Alimentada pela bateria, que libertará os excedentes de produção armazenados durante as horas em que a produção foi superior ao consumo

Eletricidade 100% verde

Garanta que a sua casa é alimentada por energia 100% renovável com a produção dos painéis solares e energia 100% verde (produzida através de fontes renováveis) através do tarifário verde.

Fácil manutenção

Os painéis têm uma vida útil de pelo menos 25 anos e requerem pouca manutenção. No entanto, tal como qualquer outro equipamento, os painéis solares podem precisar de cuidados ocasionais de forma a garantir a sua longevidade e funcionamento eficiente:

  • Manutenção

As intervenções de manutenção aos painéis solares devem ser feitas unicamente por técnicos habilitados e com os equipamentos adequados, de modo a prevenir acidentes e o risco de eletrocussão. No entanto, há algumas dicas que pode seguir para manter os seus painéis em bom estado, como mantê-los livres de obstruções e sombras, verificar se não têm danos e limpar a sujidade.

  • Limpeza

A EDP disponibiliza um serviço de técnicos especializados que podem tratar da limpeza dos seus painéis solares por si. Mas, se o desejar, também o poderá fazer por sua conta. Apenas terá de tomar alguns cuidados: a limpeza deverá ser realizada em horas de menor calor e nunca deverão ser utilizados detergentes abrasivos ou materiais que risquem a superfície dos painéis.

Armazenamento na bateria

É durante o dia que os painéis fotovoltaicos atingem o máximo de produção de energia elétrica. Já o consumo doméstico acontece essencialmente de manhã ou à noite. O que os sistemas de armazenamento garantem é que a energia pode ser guardada para utilização nos momentos em que é necessária e não há produção.

  • Armazenamento

As baterias têm uma determinada capacidade armazenamento, sendo carregadas pela produção fotovoltaica que não é necessária para o consumo instantâneo da casa. Se a capacidade máxima de bateria é atingida e a produção solar continuar superior às necessidades da casa, o excedente de energia é injetada na rede.

  • Utilização

Quando não há produção de energia nos painéis ou se esta não for suficiente para assegurar o as necessidades da casa (como por exemplo o carregamento do veículo elétrico), as baterias libertam energia elétrica para compensar essa necessidade, evitando o recurso imediato à eletricidade da rede pública.

A Bateria Solar EDP permite reduzir até 70% a necessidade de energia elétrica da rede, aumentando a independência energética da casa e ajudando à sustentabilidade do planeta.

Contribua para um mundo mais sustentável

A energia solar é uma fonte de energia renovável, verde e silenciosa, que polue menos do que outras fontes de energia. Ao gerar eletrecidade verde em casa, reduz de imediato a pegada ecológica, atravéz da redução da emissão de CO2.
Ao produzir a sua própria eletrecidade, reduzirá o consumo de energia da rede.

O seu contributo é muito importante para o bem do planeta, para o meio ambiente e para o desenvolvimento.

Conheça os nossos painéis e as soluções que temos para si.

Contribua para um mundo mais sustentável

Bairro solar, comunidade da energia renovável

Os Bairros Solares EDP produzem energia renovável  localmente distribuida pelos seus membros - os Produtores e os Vizinhos.
Assim, todos beneficiam de energia solar com os descontos na fatura e todos contribuem para um mundo mais sustentável. 

Bairro solar, comunidade da energia renovável

Respondemos às suas questões 

Quais as características de um painel solar?

Tanto os painéis solares fotovoltaicos da gama Premium como os da Gama Quality, têm uma potência nominal mínima de 370W.

Quais são as vantagens e o que preciso de saber para produzir a minha própria energia?

Qualquer pessoa pode produzir energia solar, desde que tenha uma instalação de utilização de energia elétrica ligada à rede pública e seja titular de um contrato de fornecimento de energia

Autoconsumo e Settlement: Como é que a energia que consumo e produzo é contabilizada?

O settlement é o novo modelo de contabilização, que contabiliza o autoconsumo em períodos de 15 minutos em vez de instantaneamente (a cada segundo).

Como ler a sua Fatura de Energia Solar?

A faturação da energia solar está dividida em: faturação da energia consumida e mensalidade dos painéis solares.