8 Dicas para reutilizar e reduzir a produção de lixo

8 Dicas para reutilizar e reduzir a produção de lixo

Quantas vezes já ouviu que temos de proteger o planeta? As alterações climáticas não são uma coisa de filme de ficção científica - bem pelo contrário.

Sabia, por exemplo, que, se nada for feito para efetivamente combater as alterações climáticas, até 2100, a subida da temperatura média global poderá ultrapassar os 4ºC?

No entanto, muitas vezes achamos que, para fazermos a diferença, temos de mudar toda a nossa vida e isso acaba por nos bloquear. Mas não é bem assim.

Com pequenas ações e mudanças, pode contribuir para mudar o mundo. Mas porque sabemos que pode ser assustador, partilhamos 10 8 dicas, simples e fáceis de implementar no seu dia a dia, que podem fazer a diferença. Afinal, é preciso começar por algum lado, certo?

PLANEIE AS SUAS REFEIÇÕES

Sabia que, em Portugal, se estima que sejam desperdiçados diariamente cerca de 274 mil quilos de comida, sendo que a maior parte deste desperdício acontece em casa?

Além de, com este valor ser possível alimentar centenas de pessoas, ao diminuir o desperdício alimentar diminui também as emissões de gases de estufa.

Se pensar, no início de cada semana, quais as refeições que vai cozinhar, vai conseguir fazer compras de acordo com o que vai efetivamente consumir e assim evitar o desperdício alimentar.

REUTILIZE A FOLHA DE ALUMÍNIO

Sabia que a folha de alumínio que usa na cozinha não é biodegradável e só pode ser reciclada se não tiver restos de comida? Assim, se tiver chegado a altura de deitar fora a folha que usou para forrar o forno ou tapar um assado, garanta que a limpa antes. Depois deve colocá-la no lixo indiferenciado.

Mas antes de a deitar fora, limpe-a a seguir a cada uso e assim vai poder utilizá-la várias vezes, adiando o momento em que a deita fora.

É HORA DO CHÁ?

Sabia que cada saqueta liberta milhões de microplásticos? E os microplásticos são altamente nocivos para os ecossistemas dos oceanos e para a saúde de animais e seres humanos. Por isso, se não dispensa uma chávena de chá, troque as saquetas por infusões que pode fazer com um recipiente específico.

APROVEITE OS LENÇÓIS VELHOS

Podem já não servir para a sua cama, mas podem ser úteis como panos de limpeza de pó ou de cozinha - em vez do rolo de cozinha - por exemplo, ou até como toalhitas de bebé.

AVISE QUE NÃO QUER CORREIO PROMOCIONAL

Quantas vezes chega a casa e tem a caixa de correio a transbordar de folhetos promocionais que não lhe interessam para nada e que vão imediatamente para o lixo?

Cole na sua caixa o autocolante a dizer que não quer receber publicidade e assim evita gerar lixo desnecessário. Afinal, sabia que para produzir cerca de 20 resmas de papel é precisa uma árvore?

REUTILIZE EMBALAGENS E PAPÉIS DE EMBRULHO

Se tem de comprar algo que tem mesmo de vir embalado, escolha uma opção que venha em recipientes de vidro ou papel, facilmente reutilizáveis ou recicláveis. Afinal, aquele frasco de molho de tomate que comprou pode servir depois para guardar os feijões que comprar a granel.

A mesma coisa com os papéis de embrulho, que podem sempre servir para embrulhar novas prendas e desta forma evita comprar e desperdiçar mais papel.

Já aquele papel craft usado em encomendas, pode ser a tela perfeita para os mais pequenos pintarem.

DEIXE AS LÂMINAS DESCARTÁVEIS DE PLÁSTICO

Anualmente estima-se que cerca de 2 mil milhões de lâminas sejam descartáveis. Número suficiente para o fazer optar por lâminas reutilizáveis ou por uma máquina elétrica.

USE PAPEL HIGIENICO RECICLADO

Reciclado e embalado em papel, em vez de embalado em plástico. Não vai sentir diferença e o planeta agradece. Como já referimos para a produção de papel são necessárias muitas árvores : se pudermos transferir pelo menos parte dessa produção para soluções recicladas estaremos seguramente a proteger o planeta.

Pensar o desperdício zero como objetivo é uma boa forma de ir avaliando as suas rotinas mudando o que está mal. Não se esqueça que dicas como fazer a reciclagem podem parecer comuns, mas fazem toda a diferença.

 

EXCLUSIVOS PLANETA ZERO

apoiar projeto

Apoiar Projetos

Vote e apoie iniciativas sustentáveis e ajude quem ajuda o planeta.

sorteios

50 Packs Smart

Ganhe um pack living e seja mais verde!

Até 31 mai 2022

sorteios

Retiro de Yoga

Conexão em cada respiração num retiro de yoga com 2 noites no BukuBaki Eco Resort.

Até 31 mai 2022

sorteios

Bicicleta elétrica

A forma mais limpa de “voar” pela cidade! Made in Portugal, a pensar no planeta.

Até 30 jun 2022