Detergentes e champôs caseiros: por onde começar

Detergentes e champôs caseiros: por onde começar

Não há dia em que não usemos um produto de limpeza, seja para o corpo, para a roupa ou para a casa. Os detergentes de loiça, de roupa ou os multiusos, bem como o champô, o gel de banho ou o sabonete estão para o nosso dia-a-dia como está o duche matinal, a lavagem da roupa ou a lida da casa.

Ou seja, não vivemos sem eles, mesmo que não pensemos muito nisso. Mas será que temos uma relação saudável com esses produtos de limpeza, apesar de duradoura e, aparentemente, para a vida?

O ciclo de vida de um detergente ou champô até chegar a nossa casa é feito de várias etapas, quase todas elas ingratas para o meio ambiente. Desde a extração da matéria-prima, o seu fabrico, a distribuição, feita com transportes poluentes, até às prateleiras do supermercado há um sem número de emissões de gases de CO2 enviados para a atmosfera.
Por outro lado, embora as empresas se preocupem, cada vez mais, em minimizar os impactos ambientais e na procura do rótulo ecológico para os seus produtos, ainda há muito caminho a fazer, naquele que conduzirá à transição ecológica e digital, de forma a proteger o ambiente e a saúde.

Cada vez mais empenhada em travar a luta da sustentabilidade, a própria União Europeia já criou algumas disposições comunitárias relativas aos detergentes e produtos de limpeza, respeitantes às substâncias que os compõem, ao seu fabrico, manuseamento correto e rotulagem, que têm de seguir um código de boa prática ambiental.

A regulamentação e a fiscalização tornam-se imperativas para travar esta batalha em prol do ambiente, que além de ser esgrimida pelas empresas pode e deve ser levada a cabo por si também, e já hoje.

Mas como? Quando o tema são sabonetes, champôs e outros produtos deste género, o primeiro passo é evitar produtos com embalagens de plástico e privilegiar soluções compradas a granel, que permitam o refill, ou soluções sólidas, que não necessitam de embalagem. Algumas grandes marcas, que costumam estar presentes nos supermercados, começam a desenvolver soluções mais sustentáveis, mas encontrará mais opções em lojas especializadas, como a Maria Granel ou a Loja do Zero.

Além disto, deve prestar atenção aos rótulos dos produtos que compra - pela sua saúde e pela saúde do planeta. Privilegie produtos com o rótulo Ecolabel e evite, em particular, produtos que possuam estas substâncias, consideradas particularmente poluentes:

  • Conservantes e antioxidantes como o butylated hydroxytoluene, o methylchloroisothiazolinone, o methyltiazolinone, a DMDM hydantoin e a dyazolidynil urea;
  • Tensioativos, sobretudo os que incluem na sua designação pareth, laureth ou trideceth;
  • Derivados do petróleo, como PEG, PPG, polyquaternium, copolymer e propylene glicol. 

Como começar a produzir produtos caseiros

Se está disposto a dar ainda mais um passo, então que tal começar a produzir os seus próprios produtos? Se fizer os seus detergentes para a casa, sabonetes, champôs e amaciadores, além de uma poupança efetiva para a sua carteira, também poupará substancialmente o ambiente.

Mais, pode optar por produtos adequados às suas necessidades e com os aromas que mais lhe agradam. Além disto, a matéria-prima estará à mão de semear - pode usar  ingredientes tão comuns como abacate, azeite, limão, mel, banana, ovo ou iogurte, entre outros -, o seu fabrico não despende muita energia, não necessita de distribuição e os produtos têm o selo da eficácia caseira e, principalmente, a sua assinatura. Mais personalizado não há.

Pode parecer difícil, mas pode encontrar receitas em livros como 130 Receitas de cosméticos naturais para fazer em casa, de Stephanie Gerber, fundadora do site Hello Glow, dedicado à saúde e ao bem-estar natural; ou no Botanical Soaps: A Modern Guide to Making Your Own Soaps, Shampoo Bars and Other Beauty Essentials, de Marta Tarallo, fundadora do blogue Bottega Zero Waste, que apresenta cerca de 20 receitas para uma rotina de beleza sem desperdício.

A instagrammer portuguesa Ângela Plácido, com a página atreve.te.a.ser.feliz, também tem disponíveis no seu perfil vários guias de detergentes ecológicos e cosmética natural do it yourself. Também no site das atrizes e ativistas Joana Seixas e Madalena Brandão, I Met God She’s Green pode encontrar inúmeras receitas.

Mãos à obra!

Ser o seu próprio fabricante de produtos de higiene é um hobby 3 em 1: poupa a saúde, a carteira e o ambiente.

EXCLUSIVOS PLANETA ZERO

apoiar projeto

Apoiar Projetos

Vote e apoie iniciativas sustentáveis e ajude quem ajuda o planeta.

sorteios

50 Cartões Amigo Serralves

Habilite-se a ganhar 1 passe anual e desfrute da Arte Contemporânea.

Até 30 nov 2021

sorteios

Fones que carregam com o sol

Habilite-se a ganhar uns fones que carregam com a luz solar da marca Urbanista.

Até 31 ago 2022

sorteios

Wallbox

Já tem o carro elétrico? Agora habilite-se a ganhar uma wallbox.

Até 31 ago 2022