Aprenda a poupar água

Aprenda a poupar água

Em Portugal, o consumo doméstico de água, por pessoa, ronda os 124 litros. Estes são números relativos a 2016, lançados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), e referem-se apenas aos gastos de água dentro de casa — o valor aumenta para 147 litros diários, se olharmos para o consumo geral diário.

As Nações Unidas estimam que cada pessoa precise de 110 litros de água diários para cumprir as suas necessidades. Num mundo com previsões de aumento da escassez de água e em que o consumo de água potável aumenta cerca de 1% todos os anos, é urgente adotar um uso consciente deste bem escasso.

Segundo a Epal, cerca de 60% da água usada nas casas é gasta na higiene diária e é para esses momentos do quotidiano que olhamos com especial atenção, através das seguintes dicas que vão ajudá-lo a poupar água — de forma fácil e com pequenas mudanças.

INSTALE UM REGULADOR DE CAUDAL

Há muitas torneiras que já os trazem incorporados e vale a pena confirmar se os tem em sua casa. Um redutor de caudal é uma peça pequena que se aplica na boca da torneira e que pode reduzir em 50 ou 60% a quantidade de água que é libertada. Isto sem perder a pressão da água, tão desejada, por exemplo, na hora do banho. O que o redutor faz é introduzir ar no fluxo de água — uma espécie de emulsão que faz toda a diferença.

São peças baratas, que facilmente custam menos de cinco euros, e não precisam de nenhum canalizador para serem instaladas. Basta desenroscar a extremidade da torneira e enroscar o aplicador. Qualquer um o consegue fazê-lo — para os mais reticentes, um tutorial na internet vai resolver.

GUARDE A ÁGUA DO BANHO E FECHE A TORNEIRA

Uma torneira pode gastar entre 10 a 15 litros por minuto e, às vezes, são muitos minutos até conseguirmos a temperatura certa para um banho agradável.
Pode manter um balde na banheira, recolher essa água e usá-la para várias coisas. A tendência será usá-la em substituição do autoclismo, para lavar o chão ou regar plantas. Mas lembre-se que essa água, ao contrário de outras que pode reutilizar, é ótima, por exemplo, para beber. Com um jarro dispensador de água (daqueles gigantes, com uma torneira, muitas vezes usados para ter água aromatizada, chá ou sangrias em festas) consegue recolher vários litros de água e mantê-la, por exemplo, no balcão da cozinha.

Falando de banho, há outros cuidados subentendidos: vá, feche a torneira enquanto lava o cabelo ou os dentes. Um duche de 15 minutos, de torneira aberta, consome 180 litros de água, segundo o Portal da Água. Se o reduzir para 5 minutos e for fechando a torneira, gasta cerca de 60 litros.

AJUSTE O AUTOCLISMO

A descarga do autoclismo pode ascender aos 15 litros e um autoclismo com fugas pode gastar 200 litros ao final de um ano, segundo a EPAL. Verifique que o seu autoclismo é eficiente, isto é, que não tem vazamentos e que tem uma dupla descarga, permitindo uma meia descarga.

Se tem um autoclismo antigo, sem dupla descarga e cuja tampa sai facilmente, um truque: coloque lá dentro um objeto pesado e volumoso — como uma garrafa de água cheia de areia ou mesmo de água. Assim, o volume que essa garrafa ocupa não será ocupado por água.

Também os utilizadores do autoclismo precisam de ser mais eficientes: não deite lixo na sanita para depois limpá-lo com uma descarga — muito menos lixo como cotonetes que vão poluir as águas.

LAVE A LOIÇA NA MÁQUINA. SIM, NA MÁQUINA

Por causa da quantidade de água que uma torneira deita por minuto é fácil que, apenas com alguns pratos, talheres e copos gaste mais do que uma máquina — sobretudo se o seu potencial for otimizado. Algumas torneiras podem chegar a deitar 15 litros por minuto e segundo um estudo da Universidade de Michigan, uma lavagem na máquina consome metade de água de uma lavagem no lava-loiças. Além disto, o gasto de energia pode também ser menor.

Para usar a máquina da loiça de forma eficiente há que a encher, deixar espaço entre a loiça e posicionar tudo da forma mais correta, para que fique bem lavada à primeira: copos e taças virados para baixo, apenas um prato por separador e talheres com espaço entre si.

Outra questão fundamental para fazer um uso mais eficiente da máquina de lavar loiça é evitar uma dupla lavagem, ou seja: esqueça o hábito das nossas avós de lavar a loiça antes de a colocar na máquina. As máquinas, sobretudo as mais recentes, têm programas capazes de lavar a loiça mais gordurosa. Mas também não coloque na máquina pratos cheios de restos de comida, pois isso pode entupir a tubagem da máquina. O ideal será aproveitar um pano ou guardanapo para passar no prato e deitar os restos fora.

Se lavar à mão é a única opção, é importante não ter sempre a torneira a correr. Passe a loiça pelo detergente (de preferência, biodegradável, para não contaminar as águas) e encha uma das pias com alguma água (ou um alguidar). Depois é só passar a loiça com detergente pela água. Não use detergente em excesso, para não dificultar o processo e, no caso da sujidade seca, pode ser útil deixar a loiça de molho, em vez de a por debaixo de água corrente.

USE A ÁGUA DO DESUMIDIFICADOR NO AUTOCLISMO

Há desumidificadores capazes de tirar 20 litros de água do ar. 20 litros que, em alguns dias de inverno, demoram apenas umas quantas horas a aparecer no depósito. Essa água é ideal para deitar na sanita e evitar descargas. Pode manter o depósito no desumidificador e tirá-lo apenas para o usar na sanita.

COZINHE A VAPOR E COM A ÁGUA DE OUTROS COZINHADOS

Além de saudáveis, os legumes ou alguns peixes cozinhados a vapor são muito fáceis de fazer. Basta ter um prato de metal para cozinhar a vapor e aplicar na panela sobre um outro cozinhado. Assim, com a mesma água (e energia) consegue fazer dois pratos.

Além disto, a água de cozer legumes ou peixe é sagrada: não a deite fora. Está cheia de nutrientes e sabor, pode ser a base para caldos, para sopas ou mesmo para uma açorda.

Como vê, poupar água pode mesmo ser mais fácil do que parece e é, seguramente, fundamental para um planeta mais sustentável.

EXCLUSIVOS PLANETA ZERO

apoiar projeto

Apoiar Projetos

Vote e apoie iniciativas sustentáveis e ajude quem ajuda o planeta.

sorteios

50 Cartões Amigo Serralves

Habilite-se a ganhar 1 passe anual e desfrute da Arte Contemporânea.

Até 30 nov 2021

sorteios

Fones que carregam com o sol

Habilite-se a ganhar uns fones que carregam com a luz solar da marca Urbanista.

Até 31 ago 2022

sorteios

Wallbox

Já tem o carro elétrico? Agora habilite-se a ganhar uma wallbox.

Até 31 ago 2022