Greenwashing: o que  é e como reconhecer?

Greenwashing: o que é e como reconhecer?

O consumidor procura, cada vez mais, marcas que acompanhem as suas preocupações ambientais. Mas deve estar atento ao greenwashing. Damos-lhe sete exemplos desta técnica de marketing para poder evitá-la.

Um estudo da consultora Simon-Kucher & Partners conduzido em 17 países e publicado em 2021 mostrou que 85% das pessoas começou a procurar produtos mais sustentáveis nos últimos 5 anos.

Outro estudo global, publicado pela IBM em parceria com a NRF, em 2025, após entrevistar cerca de 19 mil consumidores de 28 países, mostrou que em média, 50% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto se ele for sustentável.

PRODUTO ECOLÓGICO E RESPONSÁVEL OU MARKETING?

É natural que as marcas queiram acompanhar estas tendências de mercado e esta pode ser uma oportunidade para fazerem algum dinheiro extra com o mesmo produto, juntando-lhes apenas alguns pozinhos de marketing. Isto é o greenwashing: uma estratégia de marketing que leva o consumidor a acreditar estar perante um produto ecológico.

Algumas empresas estão realmente orientadas, também elas, para uma genuína vontade de alterar o curso das alterações climáticas; outras acabam por usar estratégias de marketing em vez de práticas efetivas para minimizar o seu impacto ambiental. Não há números para a incidência do greenwashing no mercado global, mas ele existe e há formas de o contornar.

AS EMBALAGENS SÃO MESMO SUSTENTÁVEIS?

Já pensou bem no que significam termos como “eco” ou “verde” numa embalagem? Se não foram justificados e comprovados com mais informação, estes termos não querem dizer nada. Pense duas vezes e informe-se quando vê estas palavras, em grande, num pacote.
Outro exemplo, será uma prática assim tão positiva uma embalagem “conter plástico reciclável”? Isto significa que há plásticos nessa mesma embalagem que não são reciclados e, além disto, que a ação sustentável da marca fica na responsabilidade do consumidor — se ele não reciclar, a marca continua a poluir.

O melhor conselho para evitar o greenwashing é refletir sobre todas as afirmações de cariz ambiental das marcas, antes de comprar os seus produtos. Se tiver dúvidas, pesquise sobre elas e esteja atento.

Veja o vídeo e perceba como pode ficar mais atento e fazer compras efetivamente mais conscientes. Só assim poderá contornar o greenwhashing.