Pet food saudável e sustentável

Pet food saudável e sustentável

E se pudesse poupar na saúde do seu animal de estimação, ao mesmo tempo que poupa no planeta?

Quando temos um animal de estimação apenas queremos o melhor para ele e isso inclui uma dieta saudável, que lhe prolongue ao máximo a esperança média de vida. No entanto, a ideia que temos é de que apenas existe um tipo de alimentação, aquela que se vende nos supermercados.

Mas, na verdade, no que toca à alimentação animal, existem várias opções para tornar o seu consumo mais sustentável.

Ração comercial para animal, não quer dizer que esteja mal

Apesar de não ser a opção mais sustentável, a ração para animal comercial vendida nos veterinários é considerada, pelos especialistas, como a mais equilibrada, desde que seja de qualidade, ou seja, desde que tenha as proporções de proteína, nutrientes e gorduras boas indicadas para a idade e peso do animals.

Se optar pela ração comercial existem três formas de tornar o seu consumo mais sustentável:

1. Ração clean feed

Esta vertente da alimentação animal baseia-se na simplicidade e qualidade dos ingredientes que constituem a ração para animal, o que a torna mais sustentável. Assim, as rações são compostas pelos ingredientes essenciais para uma dieta rica em nutrientes, de primeira qualidade, eliminando-se ingredientes não nutritivos como bicos e patas, e todo o processo de fabrico deve ser sustentável e de confiança, apenas de produtores certificados.

2. Ração grain free

Os cereais podem ser uma mais valia na dieta animal, mas também podem causar alergias e intolerâncias, para além de que a sua produção tem uma elevada pegada carbónica. Por isso, mais vale limitar este tipo de ingredientes, até porque os ascendentes dos nossos patudos (lobos e gatos selvagens) não os consumiam.

3. Grandes quantidades

Ao comprar a mesma ração num saco de 20kg em vez de num saco de 5kg, já pensou na quantidade de plástico que poupou? E não se preocupe porque a ração mantém a mesma qualidade e os mesmos nutrientes depois de aberta, só tem de verificar se o saco se encontra bem fechado e ter atenção à data de validade.

A RAÇÃO A GRANEL VEIO PARA FICAR

A ração a granel é a opção mais sustentável de todas, visto que se evitam desperdícios e o consumo de plástico desce drasticamente.

No entanto, aquando da compra de ração a granel é necessário ter em consideração as condições de armazenamento da mesma, tanto em loja como em casa. O ideal é quando chegar a casa colocar toda a ração num recipiente de vidro com tampa e colocar a data de validade da mesma, armazenando num local seco, fresco e sem luz solar direta.

DIETA BARF: SIM OU NÃO?

A alimentação BARF é feita pelos donos em casa para os seus patudos. Este tipo de dieta é composto apenas por ingredientes naturais e o menos processados possível, sendo por isso a mais saudável visto que é feita de forma personalizada para suprir as necessidades do animal.

Esta é também uma das dietas mais sustentáveis visto que não existe qualquer desperdício de plástico e não se contribui para as emissões de gases de efeito estufa provocados pela produção e distribuição de produtos processados.

Uma alimentação natural rica e equilibrada tem que ter sempre proteína, gorduras boas, carboidratos e todas as vitaminas e minerais essenciais. No entanto, aquando do início da dieta BARF é essencial consultar um médico veterinário, de forma a que este indique todos os alimentos que pode incluir e todos os que são proibidos.

PETS GOING GREEN

Sim, também os animais podem adotar dietas vegetarianas ou até mesmo vegan, desde que sejam nutricionalmente equilibradas, com todos os nutrientes de que eles necessitam para sobreviver.

Ao adotar este tipo de dieta, o seu patudo está a diminuir, e muito, a pegada ecológica que as dietas à base de carne têm no planeta.

No entanto, é importante salientar de que estas dietas vegans são mais adequadas aos cães do que aos gatos, visto que estes são animais carnívoros, enquanto que os cães são considerados carnívoros facultativos.

Se iniciar neste tipo de dieta, é essencial que o animal seja acompanhado pelo médico veterinário antes de começar e deve monitorizar o pH urinário de forma regular. E não tente fazer alimentação natural vegan caseira, pois as rações vegans ou vegetarianas comercializadas são compostas por todos os ingredientes necessários, incluindo proteínas.

HORA DO SNACK

Muitas vezes congratulamos os nossos patudos com biscoitos ou snacks, quer seja porque sentaram, darem a pata ou porque fizeram olhinhos e não resistimos. No entanto, a maioria dos snacks vendidos nos corredores de pet food das superfícies comerciais, quer seja para cão ou gato, estão repletos de produtos processados e com bastantes gorduras, para além de que vêm sempre dentro de sacos de plástico. Por isso, o que recomendamos é que faça os biscoitos para o seu patudo em casa! Pode utilizar maçã, farinha de arroz, farinha de espelta e iogurte magro sem lactose, por exemplo. O procedimento é igual ao de um bolo, que depois de misturado por ser colocado em pequenas formas e ir ao forno. Assim tem biscoitos mais saudáveis e sustentáveis!

COMIDA HUMEDECIDA, TÃO APETECIDA!

A maioria dos donos de gatos sabe que a hora mais esperada pelos seus patudos é a hora da comida húmida. Mas como torná-la mais sustentável? Ainda não existem muitas marcas a fazê-lo, mas quando adquirir a sua comida húmida pode optar pelas marcas que têm as embalagens feitas de plástico reciclado ou que utilização métodos de produção e pesca/criação mais sustentáveis. Todas essas informações vêm descritas na embalagem, basta estar atento e ler todas as letrinhas para ter um gatinho mais sustentável.

 

EXCLUSIVOS PLANETA ZERO

apoiar projeto

Apoiar Projetos

Vote e apoie iniciativas sustentáveis e ajude quem ajuda o planeta.

sorteios

50 Cartões Amigo Serralves

Habilite-se a ganhar 1 passe anual e desfrute da Arte Contemporânea.

Até 30 nov 2021

sorteios

Fones que carregam com o sol

Habilite-se a ganhar uns fones que carregam com a luz solar da marca Urbanista.

Até 31 ago 2022

sorteios

Wallbox

Já tem o carro elétrico? Agora habilite-se a ganhar uma wallbox.

Até 31 ago 2022