O isolamento social pode ser um bom momento para tomarmos decisões mais sustentáveis

A quarentena não é um período propriamente agradável, e muito menos se compara a férias, mas pode ser uma altura que podemos aproveitar para rever os nossos hábitos e incorporar novas formas de gerir o dia a dia.

Muitos são os produtos comuns que utilizamos no nosso dia a dia, que foram fabricados para uso único, muitos deles de difícil reciclagem, acabando em aterros, nos mares ou oceanos, provocando dano em animais marinhos, nos solos e na atmosfera.

A nossa sugestão é que, da próxima vez que precisar de comprar qualquer um destes produtos, pense em substitui-los por versões mais amigas do ambiente.

Deixamos algumas dicas por onde facilmente pode começar.

Food wrap em vez de película aderente

Os food wrap são uma ótima alternativa à película aderente e ao papel de alumínio, devendo ser utilizados para embrulhar sandes, frutas, snacks, cobrir tigelas ou pratos para guardar as sobras no frigorífico.

Além de terem uma vida útil muito superior, que pode ir de seis meses a um ano, podem ainda ser compostados ou utilizados em churrascos como alternativa às acendalhas, permitindo-lhe aproveitar ao máximo as potencialidades deste utensílio.

Deixamos o exemplo dos food wraps da Vegan Food Wraps.

Escova de dentes de faia em vez de plástico

As escovas de dentes de plástico são um dos produtos mais difícil de reciclar devido aos diferentes componentes que as constituem. Para serem recicladas, as cerdas, o cabo e os apliques de metal teriam de ser devidamente separados, o que não acontece.

Substitua-as por escovas de dentes com cabo compostável, para que no final da sua vida útil o cabo possa ser separado das cerdas para um correto descarte, sendo que parte do material é ainda reutilizado.

Uma excelente alternativa é a escova de faia certificada da Georganics, com produção 100% Europeia.

Champô Sólido em vez de champô em embalagem

Quantas embalagens de plástico de champô descartamos por ano? Apesar de serem recicláveis, muitas destas embalagens acabam em aterros ou nos oceanos.

Ao substituir o champô líquido por um sólido, além de estar a reduzir a quantidade de plástico que coloca no ambiente, pois este último não necessita de uma embalagem plástica, está ainda a reduzir a emissão de componentes perigosos quer para a sua saúde capilar, quer para o ambiente, como silicones, parabenos ou surfactantes aniónicos.

Se ainda não está convencido com esta mudança, saiba que este tipo de champôs podem render até 70 lavagens, como é o caso dos produtos Mind the Trash., um número muito superior aos champôs líquidos comerciais.

Algodão desmaquilhante reutilizável em vez dos discos descartáveis

As plantações de algodão consomem muitos litros de água, pelo que o seu uso como produto descartável deve ser evitado.

Então, porque não dizer adeus aos discos desmaquilhantes descartáveis? Os algodões desmaquilhantes reutilizáveis, além de permitirem uma redução no consumo de água, têm um formato quadrangular para evitar ainda o desperdício de tecido. Após a sua utilização pode coloca-los na máquina de lavar e estão prontos para serem reutilizados, evitando assim o desperdício!

São pequenas alterações nos hábitos do dia a dia, que fazem muita diferença para o ambiente. Estas alterações até podem parecer complicadas ao início, mas o truque é alterar hábitos e até objetos, passo a passo. Comece hoje.