Uma das muitas vantagens na compra de painéis solares são os benefícios fiscais em vigor como forma de incentivar à utilização de energias renováveis.

Se está a pensar fazer a transição para um consumo energético mais eficiente e sustentável na sua habitação, a energia solar é uma aposta segura. Esta fonte de energia é gratuita, inesgotável e renovável.

É também sinónimo de poupança, já que ao adquirir painéis solares para autoconsumo verá rapidamente uma redução no valor da fatura de eletricidade e a médio prazo terá retorno do investimento inicial que fez nos equipamentos – sendo que já é possível comprar painéis solares a prestações sem juros acrescidos. Veja aqui algumas soluções.

Para além disso, a instalação de painéis solares é também fácil, rápida e não ocupa muito espaço útil. Com uma garantia de até 25 anos, os painéis solares são resistentes, silenciosos e de longa duração, exigindo também pouca manutenção. E ainda valoriza o seu imóvel.

Mas para além das vantagens inerentes ao investimento em energia solar, existe outro fator fundamental que faz desta a melhor altura para investir: os incentivos do Estado à compra de painéis solares. Fique a conhecer todos os benefícios fiscais que pode aproveitar.

DEDUÇÃO NO IRS

Uma das prioridades da atual legislatura é o Ambiente. Assim confirmou a proposta de Orçamento de Estado em 2020, que refletia a promoção da descarbonização, num leque de diversas iniciativas em matéria ambiental.

Desde medidas com um impacto direto no bolso das famílias e empresas, até projetos, a médio e a longo prazo, de apoio à inovação na área da energia - como o reforço na aposta dos transportes públicos, para reduzir a utilização do transporte individual.

Outra das medidas em curso são os benefícios fiscais para quem invista em energia solar para autoconsumo. A ideia é uma dedução no IRS para quem adquira painéis solares. De acordo com o artigo 333 do Orçamento de Estado para 2020, esta medida permite uma dedução de até 1.000€ às famílias que invistam em unidades de energia renovável para autoconsumo ou bombas de calor de classe energética A ou superior.

PROGRAMA “EDIFÍCIOS MAIS SUSTENTÁVEIS”

Continuando pelos incentivos estatais, não nos podemos esquecer também do programa , cuja primeira fase encerrou em dezembro de 2020, devido à enorme adesão ao mesmo.

Recentemente, em junho de 2021, abriu a segunda fase do programa, sendo já possível a submissão de candidaturas. Este apoio destina-se a todos os proprietários singulares de habitações construídas até julho de 2021.

Com o objetivo de melhorar a eficiência energética dos edifícios, este fundo comparticipa até 85%, até um máximo de 2.500€, a instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos que promovam maior eficiência e sustentabilidade dos imóveis, tais como ar condicionado, isolamentos, bombas de calor, entre muitos outros.

Poderá submeter a sua candidatura aqui.

APROVEITE OS BENEFÍCIOS FISCAIS E ADIRA À ENERGIA SOLAR

Dir-se-á, portanto, que a conjuntura está favorável para investir em painéis solares. Hoje em dia, já se prevê que o retorno do investimento aconteça em 6 anos, se pesarmos também os incentivos do Estado atrás referidos.

Claro que dependerá sempre do valor a que comprar os equipamentos, da quantidade de energia que esses mesmos equipamentos produzam e do volume de energia que cada família consuma. Aqui pode descobrir os preços, simular a sua poupança e ter um aconselhamento personalizado para o seu caso em concreto.

É importante ter em atenção que, quanto maior for a fatia de energia produzida que conseguir consumir, mais rapidamente irá alcançar o retorno do seu investimento. É por isso muito importante traçar o perfil de consumo do seu agregado familiar, aconselhar-se e instalar uma solução solar bem dimensionada ao seu caso específico. Para isso, pode fazer uma simulação personalizada e saber qual a melhor solução para si, ficando também imediatamente com uma ideia de quanto vai investir e quanto vai poupar.

Depois de feitas estas contas, deve somar os benefícios fiscais à sua poupança na fatura de eletricidade para ter ideia dos ganhos que pode ter com a energia solar. E aproveite para juntar o facto de contribuir para um mundo mais verde, para bem de todos nós.

Por isso, não espere mais. Peça aqui os seus painéis solares e aproveite todas as vantagens.