FlixBus e EDP lançam o primeiro autocarro 100% elétrico na rota Lisboa-Porto.
A rota Lisboa-Porto é um símbolo da mobilidade em Portugal, percorrida diariamente por milhares de pessoas. Agora, a mobilidade elétrica chegou a uma das rotas mais emblemáticas do país. A FlixBus, em parceria com a EDP, lançou, em 2024, o projeto-piloto do primeiro autocarro 100% elétrico de longa distância no país, reafirmando o compromisso da EDP com a transição energética, a mobilidade partilhada e a eletrificação de pesados.
Para viabilizar este projeto, a EDP disponibilizou um ponto de carregamento em Sacavém, uma localização conveniente entre a rota Lisboa-Porto, e que permitirá colocar um autocarro sem emissões na A1.
Autocarro elétrico da FlixBus entre Lisboa e Porto: uma nova era de mobilidade
Características do serviço
O autocarro 100% elétrico da FlixBus, fabricado pela Yutong, é muito mais do que um meio de transporte - é um exemplo do potencial transformador da mobilidade elétrica.
Equipado com a mais avançada tecnologia, o autocarro oferece:
- Autonomia: Até 400 km por carregamento, ideal para percorrer a distância entre Lisboa e Porto;
- Frequência: 2 viagens diárias (ida e volta), sete dias por semana;
- Redução de emissões: Evita a emissão de 150 toneladas de CO2 por ano;
Com estas características, o serviço representa uma nova era para os transportes de longa distância em Portugal, sendo uma alternativa eficiente e sustentável ao transporte tradicional.
Impacto ambiental
O setor dos transportes é um dos principais setores que contribuem para as emissões de CO2 a nível global, contribuindo diretamente com 15% das emissões de carbono. Só os camiões e autocarros são responsáveis por mais de 35% das emissões diretas de CO2 provenientes do transporte rodoviário.
A introdução deste autocarro 100% elétrico na rota Lisboa-Porto representa um passo concreto na redução dos gases com efeito de estufa numa das ligações mais utilizadas do país. Com uma estimativa de 150 toneladas de CO₂ evitadas por ano, esta solução contribui ativamente para mitigar os efeitos da poluição atmosférica — um desafio crítico enfrentado pelos setores dos transportes e da energia.
Até março de 2025, este autocarro, movido pela energia EDP, já tinha percorrido 100 mil quilómetros — o equivalente a duas voltas ao mundo com zero emissões. Desde o seu lançamento, foram realizadas mais de 300 viagens elétricas, transportando milhares de passageiros de forma sustentável e evitando a emissão de cerca de 70 toneladas de CO₂ para a atmosfera.
A EDP como interveniente na mobilidade elétrica em Portugal
A implementação deste autocarro 100% elétrico é mais do que uma parceria - é o reflexo do compromisso da EDP com a mobilidade sustentável.
A EDP disponibiliza um portefólio completo de soluções de carregamento privado, incluindo opções para veículos individuais e frotas corporativas, com serviços integrados de carregamento elétrico e gestão de frotas para empresas.
Mas é também no carregamento público que a EDP tem feito a diferença. Pioneira no desenvolvimento da rede pública em Portugal, e um dos principais intervenientes neste setor, a EDP tem contribuído para a criação de uma infraestrutura de carregamento robusta, fiável e em constante crescimento:
- Mais de 3.800 pontos de carregamento contratados na rede pública em Portugal (e mais de 2.700 em Espanha);
- Cobertura em todos os distritos e em quase de metade dos municípios nacionais;
- Mais de 2,7 milhões de sessões de carregamento realizadas;
- Mais de 350 milhões de quilómetros percorridos com eletricidade limpa;
A EDP como parceira na mobilidade elétrica
A eletrificação do transporte é uma necessidade urgente e uma responsabilidade coletiva que exige colaboração estreita entre empresas. A parceria entre a EDP e a FlixBus é um exemplo concreto desta visão partilhada, onde juntos construímos soluções sustentáveis e de impacto real para a mobilidade do futuro.
Mais do que uma opção ambiental, a mobilidade elétrica é uma estratégia empresarial que reforça o compromisso social perante clientes e parceiros, trazendo também benefícios financeiros e operacionais. Esta colaboração demonstra que, unidos, podemos acelerar a transição para um transporte mais limpo e eficiente.
Mobilidade Elétrica em Portugal
A crescente adoção de veículos elétricos em Portugal é um reflexo da preocupação ambiental e do avanço das políticas globais de sustentabilidade. Segundo a ACAP, as vendas de ligeiros de passageiros elétricos cresceu cerca de 15% em 2024 face a 2023. Este resultado coloca Portugal como o sexto país da União Europeia com a quota de elétricos mais alta. À sua frente estão a Dinamarca (52%), Suécia (35%), Países Baixos (35%), Finlândia (30%) e Bélgica (29%).
Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), no primeiro trimestre de 2025, o número de veículos elétricos matriculados em Portugal aumentou mais de 40% face ao período homólogo.
Este cenário posiciona Portugal entre os países que mais rapidamente adotam soluções de transporte sustentáveis, impulsionado por uma conjugação de fatores económicos, ambientais e tecnológicos.
O incentivo pela compra de veículos elétricos continua a ser uma prioridade para estimular o uso de energias renováveis no setor dos transportes e alinhar o país com os objetivos de descarbonização europeus. Paralelamente, a modernização da infraestrutura de carregamento, liderada por empresas como a EDP, torna mais acessível a transição para veículos elétricos.