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Carro elétrico: tudo o que precisa de saber

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Com a evolução dos automóveis elétricos e o quadro de incentivos fiscais existentes, comprar um veículo movido 100% a eletricidade torna-se cada vez mais apetecível. No entanto, a decisão pode não ser simples. Entre fatores como a autonomia das baterias, as formas de carregamento e até as diferenças na condução, há muito a ter em conta antes de tomar esta decisão. Para o ajudar a esclarecer todas as dúvidas, partilhamos consigo o panorama atual da mobilidade elétrica em Portugal. Desde o funcionamento aos custos, saiba o que esperar de um carro elétrico.

Como funciona um carro elétrico?

Um automóvel elétrico é alimentado por energia elétrica armazenada em baterias, propulsionado por um motor elétrico. Pode ser carregado em casa através de uma wallbox ou tomadas domésticas e também nos postos de carregamentos públicos. A maioria dos modelos tem também um sistema de regeneração incorporado, que permite aproveitar as travagens para gerar energia elétrica e assim carregar a bateria. Por depender apenas de energia elétrica, a sua utilização não tem emissões de C02 associadas.

O que difere face a um carro tradicional?

Ao contrário dos motores convencionais, o motor elétrico é silencioso. Há também diferenças na capacidade de aceleração: os carros elétricos têm o binário máximo disponível logo desde o arranque. Enquanto um carro convencional precisa de ‘aquecer’ (passar por um certo número de rotações do motor) até ganhar aceleração, o arranque elétrico é muito mais rápido e poderoso. Por outro lado, os modelos 100% elétricos não têm caixa de velocidades nem embraiagem, o que torna a condução mais fácil e mais confortável.

Que tipos de carro elétrico existem?

Só são considerados elétricos os automóveis que dependem a 100% de eletricidade, sem outros motores de combustão. No entanto, existem no mercado automóveis com tecnologias mistas, normalmente chamados híbridos. Conheça em maior detalhe os três tipos de veículos que são movidos a eletricidade.

 

  • Elétricos | São veículos 100% elétricos que não dispõem de qualquer motor a combustão. Por isso, não emitem CO2, sendo a alternativa mais limpa para um futuro sustentável. Em termos de consumo, e porque o abastecimento a eletricidade é muito mais barato do que a gasolina ou gasóleo convencionais, garantem também uma maior poupança. São a melhor solução para quem faça trajetos diários curtos, como por exemplo em ambiente urbano. Para distâncias muito longas – mais de 400km por dia – pode ter de carregar o veículo ao longo do trajeto. Dois dos aspetos fundamentais para optar por um carro 100% elétrico é a possibilidade de carregar o veículo em casa e/ou no trabalho e a distância percorrida diariamente. Se quiser descobrir se os seus trajetos diários são compatíveis com um carro elétrico, faça download da app EDP EV.X disponível para Android e iOS.

 

  •  Híbridos plug-in | São veículos que dispõem de dois tipos de motorização – a elétrica e a convencional (a gasolina ou a diesel) – que podem funcionar de forma complementar ou independente. O motor elétrico garante, em média, uma autonomia de bateria até 50 quilómetros, suficiente para as deslocações em ambiente urbano. A partir daí, o motor convencional dá uma ajuda – para que nunca arrisque ficar parado, sem carga suficiente na bateria para completar o percurso. Como este tipo de veículo tem maior autonomia elétrica que um hibrido sem plug-in, se funcionar apenas a eletricidade não emite CO2. Tal como nos carros 100% elétricos, poderá recarregar as baterias facilmente através de posto de carregamento elétrico ou de uma tomada para carregar o seu veículo em casa.

 

  • Híbridos (sem plug-in) | Tal como na versão plug-in, os veículos híbridos têm um motor elétrico e um convencional. A diferença é que o motor elétrico recarrega exclusivamente através do sistema de regeneração, gerando energia em cada travagem ou inércia. Não é possível ligá-los à tomada. Assim, a autonomia da bateria é muito reduzida – apenas alguns minutos, se usar o motor elétrico de forma independente. Os maiores ganhos são gerados de forma complementar: arranque em modo elétrico (para uma aceleração extremamente rápida) e aproveite, na condução, o recarregamento da bateria por travagem/inércia. Assim terá um menor consumo de combustível.

Qual é a autonomia das baterias?

Esta é uma das questões que mais preocupa quem está indeciso entre um veículo convencional a gasolina/diesel e um automóvel elétrico. No entanto, os modelos 100% elétricos mais recentes já apresentam níveis de autonomia atrativos: cerca de 400 quilómetros, contando com uma condução que permita tirar o máximo partido do sistema de regeneração nas travagens. Lembre-se, no entanto, que a utilização de funcionalidades como o ar condicionado reduz a autonomia prevista.

No caso dos híbridos, a autonomia é bastante mais reduzida, porque as baterias são mais pequenas. Os modelos plug-in podem rondar os 50 quilómetros de autonomia, em modo exclusivamente elétrico. A vantagem é que também demoram menos tempo a carregar.

Onde posso carregar a bateria e durante quanto tempo?

Poderá carregar um automóvel elétrico (ou híbrido plug-in) em postos de carregamento públicos ou em sua casa – a opção mais prática e confortável.

  • Em casa |Se optar por carregar o automóvel em casa, poderá usar uma tomada convencional com carregamentos até 10A. Mas prepare-se para esperar até cerca de 20 horas para carregar 80% da capacidade da bateria. A alternativa é investor numa wallbox, um posto de carregamento doméstico de fácil instalação que garante maior rapidez – entre 3 a 8 horas conforme a potência da wallbox. Além da rapidez, a wallbox garante maior segurança do carregamento.  Há vários modelos disponíveis no Mercado, muitas vezes disponibilizados pelos próprios fabricantes automóveis. Analise as opções tendo em conta a instalação elétrica de sua casa, os diferentes tipos de conectores necessários e a comodidade de utilização (por exemplo: se tem gestão de acessos e consumos e ligação com smartphone).

Aproveite a tarifa bi-horária ou tri-horária para carregar o veículo durante a noite, já que o carregamento do veículo vai ser incluído na fatura normal de eletricidade, segundo as condições contratualizadas com o comercializador.

 

  • Num posto de carregamento público | A rede de postos de carregamento MOBI.E disponibiliza cerca de 550 postos de carregamento em mais de 60 municípios de Portugal Continental e Madeira. Desses, 56 são de carregamento rápido e garantem o carregamento de 80% da bateria em 20 a 30 minutos – embora o seu uso frequente possa ter impacto na longevidade das baterias. Nos postos normais, poderá demorar entre 6 e 8 horas. Procure aqui o posto de carregamento mais próximo. Para o utilizar, terá de aderir ao cartão MOBI.E que agora apresenta vantagens exclusivas para clientes EDP. Conheça todas as vantagens do cartão MOBIE.E EDP.

 

Existem incentivos fiscais?

O Estado incentiva a compra de veículos elétricos, por serem uma opção ambientalmente favorável. Existem, atualmente, os seguintes benefícios:

  • Incentivo direto à compra |Os primeiros mil cidadãos que, em 2019, apresentem um comprovativo de compra de um carro novo 100% elétrico – e cumpram as condições do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente - recebem um incentivo de €3.000 para abater ao preço do veículo, para veículos até €60.000
  • Isenção de Imposto sobre Veículos;
  • Isenção do Imposto Único de Circulação (válido para veículos 100% elétricos)
  • Dístico identificativo de veículo elétrico | é gratuito e obrigatório para todos os veículos elétricos que estejam a ocupar uma zona de parqueamento para carregamento público

Vários municípios disponibilizam, ainda, estacionamento grátis para este tipo de veículos.

Vou ter de adaptar a minha condução?

Sim, há diferenças na condução que deve ter em conta: dada a capacidade de arranque muito rápido, deverá dosear o uso do acelerador no início do trajeto. Devido ao sistema de recuperação de bateria, poderá sentir uma travagem quando tira o pé do acelerador. Deverá adaptar a sua condução para poder tirar o máximo partido do recarregamento em andamento:

  • Opte, sempre que possível, por aliviar o acelerador em vez de travar
  • Não acelere nas descidas, para que o carro possa carregar em andamento;
  • Acelere de forma progressiva.

Por fim, dê uso ao planeador que há em si. Para contrariar o medo de ficar sem bateria, planifique sempre o percurso antes de arrancar – e pesquise previamente quais os postos de carregamento existentes ao longo do caminho.

Fazer as contas: carro elétrico ou convencional?

Agora que conhece as principais características, falta apenas a comparação. O que compensa mais: um carro elétrico ou um modelo convencional, a gasolina ou diesel? A nova app EDP EV.X ajuda-o a perceber como seria o seu dia-a-dia se tivesse um veículo elétrico – quanto pouparia em combustível, a redução e emissões de CO2, o número de carregamentos que teria de fazer por dia e por semana, entre muitas outras coisas. Faça já o download da app EV.X para Android ou iOS.

 

  • Investimento inicial

Em termos de investimento inicial, um automóvel convencional ainda é mais barato. Contudo, existem benefícios em comprar um carro elétrico que podem compensar o investimento inicial: tendência da diminuição do preço das baterias refletido no custo de aquisição, incentivos financeiros (fundo ambiental), benefícios fiscais para empresas (IVA, IRC, Tributação autónoma), isenção de imposto único de circulação, redução dos custos de parqueamento em algumas cidades, tendência de valorização do veículo elétrico no Mercado de usados (valor residual), custos de reparação e manutenção significativamente mais baixos e ainda, custos de energia inferiores ao combustível.

Conheça os modelos de marcas que já são parceiras da EDP – como BMW, Nissan ou Volkswagen, entre muitas outras – e veja qual o que se adequa melhor ao seu perfil.

 

  • Consumo diário e manutenção

Depois da compra, as contas são outras. A manutenção de um carro elétrico é bastante mais barata, já que o motor não precisa de manutenção frequente. No consumo diário, o carro elétrico também sai a ganhar: um elétrico consome cerca de €2 por 100 quilómetros; as opções a diesel e a gasolina consomem no mínimo, respetivamente, €7 e €10.

 

  • Pegada ambiental

Em termos ambientais, um carro 100% elétrico garante-lhe que não produz emissões de CO2 enquanto conduz, ao contrário dos carros convencionais. Mesmo que a eletricidade usada seja produzida a partir de uma fonte fóssil, o carro elétrico ganha no desempenho ambiental. Um estudo da União Europeia indica que, mesmo nessas circunstâncias, o veículo elétrico usa apenas dois terços da energia de um carro convencional.

Ainda tem dúvidas? Com a app EDP EV.X conseguirá comparar as suas viagens atuais de automóvel convencional com o desempenho de um carro elétrico. Saiba quanto vai poupar, quantas emissões de CO2 vai evitar e quais serão as necessidades de carregamento, para conseguir tomar a melhor opção.

10 mil

É o número estimado de veículos elétricos existentes em Portugal

A partir de julho de 2019
Todos os veículos elétricos e híbridos novos na União Europeia terão de incorporar um sistema de ruído branco artificial ao circularem a velocidade reduzida ou em marcha atrás. O objetivo é reduzir o risco associado ao motor silencioso, que pode comprometer a segurança de peões e ciclistas.

 

 

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