
Tentativas de fraude
Conheça as últimas tentativas de fraude em nome da EDP
Fraude telefónica
Reembolso de valores
O que aconteceu e qual o objetivo?
Chamada telefónica a solicitar informação sobre dados bancários – IBAN e número de cartão de crédito – para suposto reembolso de valores ao cliente.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
A EDP nunca contacta proactivamente o cliente para recolher informações de dados bancários. Adicionalmente a EDP apenas necessita do número do IBAN para pagamentos através de débito direto, nunca solicitando o número de cartão de crédito nem respetiva data de validade do mesmo.
O que fazer caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude?
Caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude contacte-nos através do 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou dirija-se a uma das nossas lojas.

Cobrança de dívidas
O que aconteceu e qual o objetivo?
Solicitação de pagamento de faturas para evitar a interrupção de fornecimento de energia agendada.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
A cobrança de faturas em dívida pode ser feita telefonicamente. No entanto, o meio de pagamento só será feito por referência de multibanco presente nos documentos enviados em nome da EDP ou gerada no momento a pedido pelo cliente.
O que fazer caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude?
Caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude contacte-nos através do 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional), ou dirija-se a uma das nossas lojas

Pagamentos em atraso
O que aconteceu e qual o objetivo?
Envio de sms com solicitação de pagamento de faturas em atraso no valor de 153,75€, 124€ ou 126€ para evitar a interrupção e fornecimento de energia.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. As entidades indicadas no sms (21800, 11893 e 12167) não correspondem a nenhuma das entidades utilizadas pela EDP. Todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades e prestadores externos:
EDP Comercial
- 12223 / 23013 / 21196 / 20174
Prestadores externos
- Atradius Collections: 21523
- Intrum Justitia: 10565 e 21262
- Private Lawyers - Gandarez, Moreira e Associados, R.L.: 21423
2. As mensagens não são enviadas pelo remetente EDPC e são enviadas de vários números com indicativos estrangeiros e portugueses.

Fraude digital
Faturas em atraso
O que dizia o email e qual o seu objetivo?
O email envia um link para consultar uma suposta fatura em atraso que encaminha o cliente para uma página não fidedigna.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. O endereço de email não corresponde ao nosso endereço de email de fatura eletrónica (faturaeletronica@edp.pt).
2. A EDP envia sempre as suas faturas através de um anexo no formato pdf e não disponibiliza nenhum link no email para consultar a fatura diretamente (exemplo do email fraudulento: Documento - Fatura-EDP N.º - R1HS41P7).
O que fazer caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude?
Caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude contacte-nos através do 213 53 53 53 (dias úteis das 9h às 20h | chamada para a rede fixa nacional) ou dirija-se a uma das nossas lojas.

Pagamentos em atraso
O que dizia o email e qual o seu objetivo?
A mensagem solicita o pagamento de um valor em atraso no valor de 39,95€, através de uma entidade e referência multibanco, ameaçando de corte no abastecimento de energia caso tal não seja feito até determinada data e hora.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. A entidade indicada no email não corresponde a nenhuma das entidades utilizadas pela EDP. Todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades e prestadores externos:
EDP Comercial
- 12223 / 23013 / 21196 / 20174
Prestadores externos
- Atradius Collections: 21523
- Intrum Justitia: 10565 e 21262
- Private Lawyers - Gandarez, Moreira e Associados, R.L.: 21423
2. O endereço de email não termina em @edp.pt (remetente do email: matt@live.com.pt).

Reembolso de crédito
O que dizia o email e qual o seu objetivo?
A mensagem tenta replicar um reembolso no valor de 280€ e inclui um link para um site não fidedigno. Ao clicar no link iniciará o download e instalação de malware no seu computador.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
O link indicado não termina em edp.pt (http//edponline/serviço_reembolso ou https://edp-online.com).
O acesso à área de cliente é feito exclusivamente através do edp.pt, edponline.edp.pt ou login.edp.pt.

Tentativa de phishing
O que dizia o email e qual o seu objetivo?
Email tenta replicar uma fatura EDP e contém um link (“Download Fatura”) que remete para o site, enquanto se solicita o download de um ficheiro ZIP.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. O link indicado não termina em edp.pt (http://edp.metzker.adv.br/?pf=edp_fatura_).
2. O email tem anexado um ficheiro zip.
3. O endereço de email não corresponde ao nosso endereço de email de fatura eletrónica (faturaeletronica@edp.pt).

Aviso de desligamento
O que dizia o email e qual o seu objetivo?
O email envia um link para efetuar um suposto pagamento de uma fatura em atraso. Ao clicar no link solicita o download de um ficheiro ZIP para eventual instalação de malware no seu computador.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. O endereço de email não corresponde ao nosso endereço de email de fatura eletrónica (faturaeletronica@edp.pt).
2. A EDP envia sempre as suas faturas através de um anexo no formato pdf e não disponibiliza nenhum link para download de ficheiros em formato ZIP.

Fraude presencial
Pagamento por avaria
O que aconteceu e qual o objetivo?
Solicitação de pagamentos, à porta de casa, invocando necessidade de substituição do contador ou outras questões de natureza técnica.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. Ausência de Cartão de Identificação
2. Ausência de farda
3. A EDP não faz cobranças através das equipas técnicas

Pagamento em atraso
O que aconteceu e qual o objetivo?
Solicitação de pagamento de faturas para evitar a interrupção de fornecimento de energia.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
A cobrança de faturas em dívida nunca é feita presencialmente.

Falsa contratação
O que aconteceu e qual o objetivo?
Técnico, com colete e/ou cartão de identificação EDP diz que vem ler o contador, pedindo ao cliente para assinar documento de confirmação de presença. No entanto, trata-se de um contrato para alteração do comercializador.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. Os técnicos que vão realizar as leituras ao contador não pedem aos clientes para assinar documentos
2. Farda
3. Cartão de identificação

Pagamento por alterações contratuais
O que aconteceu e qual o objetivo?
Indicação que existem alterações obrigatórias ao contrato do cliente e que esse serviço será cobrado.
Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
1. A EDP não cobra por alterações contratuais
2. Ausência de Cartão de Identificação
3. Ausência de farda


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