
Segurança
Aprenda a identificar emails fraudulentos
Verifique o domínio do remetente do email
Todos os emails da EDP são enviados a partir do domínio @cliente.edp.pt , @edp.pt ou @edp.com , com a exceção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas. Caso receba um email proveniente de outro domínio, poderá ser indicador de burla. No entanto, é possível mascarar os remetentes dos emails. Como tal, isto não é suficiente para perceber se está perante uma tentativa de fraude.

Verifique os links que aparecem no email
Passe o rato em cima dos links dos emails e verifique o que aparece na barra abaixo. Se o link lhe parecer suspeito, não clique.

Verifique o endereço de email que envia a fatura
A EDP Comercial envia-lhe sempre a fatura a partir do endereço faturaedp@edp.pt.

Verifique os anexos do email
Nunca, em circunstância alguma, a EDP envia ficheiros zip via email. Não abra ficheiros antes de se certificar que o conteúdo é seguro.

Não forneça informação de caráter pessoal
A EDP não solicita informação pessoal e/ou confidencial (tal como como o nº cartão bancário, username ou password) por email ou SMS.

Se receber um email fraudulento
Não responda à mensagem, não reencaminhe a mensagem e apague a mensagem.

Aprenda a proteger o seu computador
Proteja os seus equipamentos
Não inclua informação pessoal como nomes próprios, datas de nascimento ou nº de documentos de identificação nas suas passwords. Evite utilizar passwords semelhantes a anteriores e altere mais do que um caracter.

Computador atualizado
Instale e mantenha atualizado um sistema de anti-vírus e firewall do seu computador.
O anti-vírus ajuda a o seu computador contra grande parte dos vírus trojars worms e outro tipo de programas maliciosos que podem danificar gravemente o seu computador.
Utilize software devidamente licenciado e aplicações de fornecedores/lojas confiáveis.
Não instale programas/softwares sem garantir antecipadamente a fiabilidade da sua origem.

Navegar na Internet
Não clique em links duvidosos.
Se, durante a sua navegação, vir um link duvidoso não relacionado com o assunto, não clique.
Verifique que os sites a que acede são certificados.
Verifique que os sites que consulta têm o símbolo do lado esquerdo da barra de endereço. Este símbolo garante que as informações que enviar ou receber através do site são privadas. Todos os sites EDP são certificados.Se ao aceder a um site verificar que este não é seguro, não introduza quaisquer dados.
Verifique que os sites a que acede começam por https://
Esta informação garante que as comunicações entre o seu computador e o do site estão encriptadas.
Verifique que os dados que recebe de terceiros estão livres de vírus.
Antes de abrir documentos ou instalar software enviado por terceiros, submeta-os a um programa antivírus.

Verifique todas as informações
Entidades
Todos os nossos técnicos e agentes porta a porta estão identificados.
Todos os nossos técnicos e agentes EDP estão identificados com um colete e cartão de identificação EDP Comercial.
Confirme sempre as entidades dos dados de pagamento.
Todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades referidas na tabela.
Todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades e prestadores externos:
EDP Comercial
- 12223 / 23013 / 21196 / 20174
Prestadores externos
- Atradius Collections: 21523
- Intrum Justitia: 10565 e 21262
- Private Lawyers - Gandarez, Moreira e Associados, R.L.: 21423
As mensagens não são enviadas pelo remetente EDPC e são enviadas de vários números com indicativos estrangeiros e portugueses.

Faturas
Não forneça a fatura a não ser que queria fazer um novo contrato ou rever as condições do contrato atual.
Os nossos agentes só lhe pedirão uma fatura, caso seja para fazer um novo contrato ou para o aconselharem relativamente a tarifários e serviços que vão ao encontro das suas necessidades.
Não forneça informação de caráter pessoal por email, SMS ou telefonicamente a não ser que tenha sido feito um contacto prévio por sua iniciativa ou por parte da EDP.
Se lhe pedirem para assinar um documento, confirme que está identificado com o logo EDP.
Todos os documentos EDP estão identificados com o logo EDP.

Comunique-nos incidentes de segurança
Se detetar alguma situação que lhe pareça suspeita entre em contacto connosco.

Consulte a nossa Política de privacidade e a nossa Política de cookies.