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Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Saiba mais

Segurança

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Aprenda a identificar emails fraudulentos

Verifique o domínio do remetente do email

Todos os emails da EDP são enviados a partir do domínio @cliente.edp.pt , @edp.pt ou @edp.com , com a exceção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas. Caso receba um email proveniente de outro domínio, poderá ser indicador de burla. No entanto, é possível mascarar os remetentes dos emails. Como tal, isto não é suficiente para perceber se está perante uma tentativa de fraude.

Verifique o domínio do remetente do email

Verifique os links que aparecem no email

Passe o rato em cima dos links dos emails e verifique o que aparece na barra abaixo. Se o link lhe parecer suspeito, não clique.

Verifique os links que aparecem no email

Verifique o endereço de email que envia a fatura

A EDP Comercial envia-lhe sempre a fatura a partir do endereço faturaedp@edp.pt.

Verifique o endereço de email que envia a fatura

Verifique os anexos do email

Nunca, em circunstância alguma, a EDP envia ficheiros zip via email. Não abra ficheiros antes de se certificar que o conteúdo é seguro.

Verifique os anexos do email

Não forneça informação de caráter pessoal

A EDP não solicita informação pessoal e/ou confidencial (tal como como o nº cartão bancário, username ou password) por email ou SMS.

Não forneça informação de caráter pessoal

Se receber um email fraudulento

Não responda à mensagem, não reencaminhe a mensagem e apague a mensagem.

Se receber um email fraudulento

Aprenda a proteger o seu computador

Proteja os seus equipamentos

Não inclua informação pessoal como nomes próprios, datas de nascimento ou nº de documentos de identificação nas suas passwords. Evite utilizar passwords semelhantes a anteriores e altere mais do que um caracter.

Proteja os seus equipamentos

Computador atualizado

Instale e mantenha atualizado um sistema de anti-vírus e firewall do seu computador.

O anti-vírus ajuda a o seu computador contra grande parte dos vírus trojars worms e outro tipo de programas maliciosos que podem danificar gravemente o seu computador.

Utilize software devidamente licenciado e aplicações de fornecedores/lojas confiáveis.

Não instale programas/softwares sem garantir antecipadamente a fiabilidade da sua origem.

Computador atualizado

Navegar na Internet

Não clique em links duvidosos.
Se, durante a sua navegação, vir um link duvidoso não relacionado com o assunto, não clique.

Verifique que os sites a que acede são certificados.
Verifique que os sites que consulta têm o símbolo do lado esquerdo da barra de endereço. Este símbolo garante que as informações que enviar ou receber através do site são privadas. Todos os sites EDP são certificados.Se ao aceder a um site verificar que este não é seguro, não introduza quaisquer dados.

Verifique que os sites a que acede começam por https://
Esta informação garante que as comunicações entre o seu computador e o do site estão encriptadas.

Verifique que os dados que recebe de terceiros estão livres de vírus.
Antes de abrir documentos ou instalar software enviado por terceiros, submeta-os a um programa antivírus.

Navegar na Internet

Verifique todas as informações

Entidades

Todos os nossos técnicos e agentes porta a porta estão identificados.
Todos os nossos técnicos e agentes EDP estão identificados com um colete e cartão de identificação EDP Comercial.

Confirme sempre as entidades dos dados de pagamento.
Todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades referidas na tabela.

Todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades e prestadores externos:

EDP Comercial

  • 12223 / 23013 / 21196 / 20174

Prestadores externos

  • Atradius Collections: 21523
  • Intrum Justitia: 10565 e 21262
  • Private Lawyers - Gandarez, Moreira e Associados, R.L.: 21423

As mensagens não são enviadas pelo remetente EDPC e são enviadas de vários números com indicativos estrangeiros e portugueses.

Entidades

Faturas

Não forneça a fatura a não ser que queria fazer um novo contrato ou rever as condições do contrato atual.
Os nossos agentes só lhe pedirão uma fatura, caso seja para fazer um novo contrato ou para o aconselharem relativamente a tarifários e serviços que vão ao encontro das suas necessidades.

Não forneça informação de caráter pessoal por email, SMS ou telefonicamente a não ser que tenha sido feito um contacto prévio por sua iniciativa ou por parte da EDP.

Se lhe pedirem para assinar um documento, confirme que está identificado com o logo EDP.
Todos os documentos EDP estão identificados com o logo EDP.

Faturas

Comunique-nos incidentes de segurança

Se detetar alguma situação que lhe pareça suspeita entre em contacto connosco.