Perguntas frequentes

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    Soluções de Carregamento EDP: carregar no condomínio

    Quais as soluções disponíveis para carregar no meu condomínio?

    Para carregar o seu veículo elétrico num condomínio, ligando o carregador ao quadro de serviços de Comum tem à sua disposição os Premium Charger EDP na versão online e offline, complementados pelo Connect EDP para quem já tem um carregador não EDP instalado na garagem.

    Connect EDP
    O Connect EDP é um equipamento que pode ser instalado em carregadores não EDP para que possam incluir as funcionalidades disponibilizadas na aplicação EV.Charge, controlo de acessos ao carregador, agendamento de sessões de carga, monitorização de consumos e acerto de contas da energia consumida com o condomínio.

    Premium Charger EDP (offline) - Potência entre 3,7kW e 7,4kW (16A monofásico a 32A monofásico)
    O Premium Charger EDP(offline) é uma solução inteligente que comunica com a plataforma EV.Charge através da aplicação instalada no telemóvel do cliente e permite um controlo digital dos carregamentos, com autenticação para desbloqueio do carregador, parametrização das horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata , visualização dos consumos em kWh ou euros e acertar contas da energia consumida com o condomínio.
    É indicado para carregar carros 100% elétricos ou veículos híbridos plug-in quando o carregador tem de ser ligado ao quadro de serviços comuns do condomínio e não existe rede móvel na garagem, permite o carregamento de 15kWh (equivalente a 100km de autonomia) entre 4 horas a 2 horas.

    Premium Charger EDP (online) - Potência entre 3,7kW e 22kW (16A monofásico a 32A trifásico)
    O Premium Charger EDP (online) é um carregador completo, que comunica em tempo real através da rede móvel com a plataforma EV.Charge e permite um controlo digital dos carregamentos através da app EDP EV.Charge, com autenticação para desbloqueio do carregador, parametrização das horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata, visualização dos consumos em kWh ou euros e acertar de contas da energia consumida com o condomínio.
    É indicado para carregar carros 100% elétricos ou veículos híbridos plug-in quando o carregador tem de ser ligado ao quadro de serviços comuns do condomínio e existe rede móvel na garagem, permite o carregamento de 15kWh (equivalente a 100km de autonomia) entre 4 horas a 40 minutos.

    Quais as condições para comprar um equipamento?

    Os carregadores da Gama Premium e o Connect EDP estão disponíveis a pronto pagamento ou em 36 mensalidades sem juros, o pagamento em 36 mensalidades está disponível apenas para clientes de energia comercial e engloba o valor do equipamento e dos serviços de instalação.

    Connect EDP
    O Connect EDP esta disponível em opção de compra a partir de 499€, para clientes com contrato de energia EDP Comercial e 599€ para os restantes clientes.
    A este valor acresce o custo dos serviços de instalação base de 149€ e o custo do serviço EV.Charge de 2,99€/mês, com 24 meses de fidelização renováveis em períodos de 12 meses.

    Premium Charger EDP (offline)
    O valor do Premium Charger EDP para clientes com contrato de energia EDP Comercial é 1099€ (opção 3,7kW) ou 1169€ (opção 7,4kW), enquanto o valor para os restantes clientes é 1199€ (opção 3,7kW) ou 1269€ (opção 7,4kW), ao valor do equipamento acrescem ainda o custo da instalação
    base até 15 metros de 274€ (monofásico) ou 349€ (trifásico) e o custo mensal do serviço EV.Charge de 2,99€/mês, com 24 meses de fidelização renováveis em períodos de 12 meses.

    Premium Charger EDP (online)
    O valor do Premium Charger EDP para clientes com contrato de energia EDP Comercial é 1099€ (opção sem cabo) ou 1169€ (opção com cabo), enquanto o valor para os restantes clientes é 1199€ (opção sem cabo) ou 1269€ (opção com cabo), ao valor do equipamento acrescem ainda o custo da instalação
    base até 15 metros de 274€ (monofásico) ou 349€ (trifásico) e o custo mensal do serviço EV.Charge de 4,99€/mês, com 24 meses de fidelização renováveis em períodos de 12 meses.

    Em que consistem os serviços de instalação?

    O processo de instalação dos Premium Charger EDP e Connect EDP:

    Autorização do condomínio
    , para instalação de um carregador ligado ao quadro de serviços comuns deverá obter autorização do condomínio com base numa minuta lhe será enviada no momento do agendamento da visita técnica prévia.

    Visita técnica prévia
    , para que sejam avaliadas as condições necessárias para instalação de um carregador.
    Esta visita demora cerca de 30 minutos e não tem qualquer custo, caso avance para a instalação. Caso decida não avançar com a instalação do Charger EDP e existam condições técnicas para tal, serão faturados 65€ referentes ao custo da visita prévia.

    Instalação do carregador
    No dia agendado vamos a sua casa instalar o seu Charger EDP, numa visita que demora cerca até 3 horas e tem um custo base 274€ para instalações monofásicas e 349€ para trifásicas, ou o custo que for determinado na visita prévia em função do número de metros de cabo e de outros trabalhos adicionais.

    O condomínio recusar a instalação de um posto de carregamento?

    A Administração do condomínio só pode opor-se à instalação nos seguintes casos:
    a. Se for instalar, no prazo de 90 dias, um ponto de carregamento para uso partilhado;
    b. Se o edifício já dispõe de um ponto de carregamento para uso partilhado;
    c. Se a instalação coloca bens/pessoas em risco, ou prejudica a linha arquitetónica do edifício;

    No caso b. e c. anteriores o condomínio poderá ter até 75 dias para apresentar resposta.

    Porque deve ser feita uma visita técnica prévia?

    Antes de instalarmos o seu Premium Charger EDP ou Connect EDP será necessário verificarmos se existem as condições necessárias para o fazer com segurança e confirmar se a instalação base é suficiente.

    No dia da visita deve assegurar:
    • Acesso à garagem do condomínio;
    • Acesso ao quadro elétrico dos serviços comuns;
    • Acesso ao local previsto para instalação do Charger EDP (por exemplo, a garagem do prédio);
    • Acompanhamento dos técnicos no local (por si ou por alguém indicado por si).

    No dia da visita serão realizadas as seguintes validações:
    • Verificação do local onde quer instalar o seu Charger EDP para validar se reúne as condições necessárias;
    • Verificação do quadro elétrico e medição do valor de terra de modo a validar se a instalação do Charger EDP fica protegida e segura;
    • Verificação do estado da instalação elétrica;
    • Validação de quais os materiais necessários para a passagem de cabo entre o quadro elétrico e o local escolhido para instalar o Charger EDP;
    • Análise da necessidade de trabalhos adicionais, e preparação de orçamento para aprovação;

    O que devo fazer se forem necessários trabalhos adicionais para instalação?

    Durante a visita técnica prévia serão identificados os trabalhos adicionais e o número de metros de cabo necessários para a sua instalação (como alteração do quadro elétrico, cabos ou disjuntor), estes valores serão considerados no contrato da solução pretendida, nos anexos referentes ao número de metros de cabo e trabalhos adicionais, que lhe será enviado caso pretenda avançar com a instalação.

    Se aceitar o orçamento com os trabalhos adicionais deve enviar-nos o contrato digitalizado e assinado através do site, para que seja agendada a visita de instalação.

    O que devo garantir para a instalação?

    Para instalarmos o seu Premium Charger EDP ou Connect EDP durante a visita de instalação, deve assegurar:
    • Acesso ao quadro elétrico;
    • Acesso ao local previsto para instalação do Charger EDP (por exemplo, a garagem do prédio);
    • Presença de alguém que acompanhe o técnico.

    No dia da visita, serão realizados os trabalhos:
    • Instalação do Charger EDP: furação para fixação do equipamento e ligação ao quadro elétrico (pode ser necessário instalar calhas para proteção de cabos elétricos);
    • Realização das obras adicionais orçamentadas e aprovadas (caso exista necessidade identificada na visita prévia);

    No caso de contratar um Premium Charger EDP, deve assegurar também que:
    • Fez o download e registo na aplicação EV.Charge;
    • Carregou a wallet virtual com pelo menos 5 euros;

    O gestor de condomínio terá de criar uma conta no portal EV.Charge quando for instalado o primeiro Premium Charger EDP ou Connect EDP (válido para os equipamentos seguintes) e assegurar que:
    • Fez o registo no portal EV.Charge
    • Carregou os documentos de identificação que permitem criar a wallet virtual;
    • Parametrizou o tarifário de acordo com os valores contratualizados com o comercializador de energia.
    • Definiu o IBAN para onde poderá transferir o valor acumulado dos acertos de conta.

    É enviado algum alerta ao cliente quando plafond da wallet chega ao fim?

    Não. O utilizador tem de ir carregando a wallet à medida que vai gastando o plafond, o mínimo de carregamento é de 5€.

    Se não tiver plafond suficiente na wallet consigo carregar?

    Não, tem de garantir que tem no mínimo 5€ de saldo para conseguir iniciar o carregamento.
    Este valor funciona como deposito de segurança para garantir que tem saldo mínimo para pagar o valor da energia ao condomínio quando terminar o carregamento.

    Como vai ser faturado ao morador do condomínio, o pagamento dos carregamentos ao condomínio?

    Não será faturado. Os consumos são segregados e o acerto das contas é feito automaticamente e está isento de impostos por ser um acerto de contas entre condóminos (alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Código do IVA).

    Posso comprar o meu equipamento sem serviço de instalação?

    Não, os carregadores EDP só podem ser adquiridos com serviço de instalação para salvaguardar que a instalação é realizada por profissionais qualificados e que não compromete a garantia do equipamento.

    É possível instalar vários postos de carregamento na garagem?

    Sim, é possível instalar mais que um posto de carregamento na garagem.
    No entanto para situações de instalações coletivas ou sempre que o condomínio o solicite é disponibilizado o serviço de Auditoria de Mobilidade Elétrica para avaliar as condições elétricas na garagem, efetuar medições de consumo e determinar o número máximo de postos que podem instalados.
    O Serviço de auditoria tem um custo de 600€ (valor com IVA incluído) e fornece um relatório com orçamento de proposta de adaptação da instalação elétrica para acomodar o maior número de carregadores possíveis de instalar (idealmente um por fração).
    Tanto a Auditoria e Adaptação da garagem são serviços de melhoria de infraestrutura elétrica que são cobrados ao condomínio, permanecendo os carregadores e respetivo custo de instalação a cargo dos condóminos.

    Qual a diferença entre a visita prévia e a auditoria?

    Na auditoria é realizada a monitorização dos consumos de eletricidade da garagem ao longo de uma semana, e é calculada qual a potência disponível para colocação de carregadores. Com base na monitorização é apresentado um relatório com propostas de adaptação da instalação elétrica da garagem e definido de um preço único para os serviços de instalação de Premium Chargers EDP no condomínio.
    Na visita prévia é feita uma análise ao local de instalação do posto, para verificar se serão precisos trabalhos adicionais para efetuar a instalação do posto, é uma visita técnica ao local sem qualquer análise dos consumos do condomínio.

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