Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Contratos Novo contrato

    Como registar clientes prioritários?

    Quais os benefícios para clientes prioritários?

    • Os clientes prioritários devem ser avisados individualmente sobre as interrupções de fornecimento
    • Em caso de interrupção de fornecimento, os operadores das redes devem dar prioridade aos restabelecimentos do fornecimento de eletricidade ou de gás natural aos clientes prioritários.
    • Nas situações de assistência técnica após comunicação de avaria em que seja necessária a deslocação do operador da rede de distribuição, este deve dar prioridade aos clientes prioritários e chegar à instalação no prazo máximo de 2 horas.

    Quem se pode registar?

    Consideram-se clientes prioritários aqueles que prestam serviços de segurança ou saúde fundamentais à comunidade e para os quais o fornecimento de eletricidade ou de gás natural seja essencial.

    São excluídas da classificação como cliente prioritário todas as instalações que, ainda que pertencendo a clientes prioritários, não sirvam os fins que justificam o seu carácter prioritário.

    Sem prejuízo dos seus direitos, os clientes prioritários devem tomar medidas de precaução adequadas à sua situação, nomeadamente no que se refere a sistemas de alimentação de socorro ou de emergência, ou a sistemas alternativos de alimentação de energia.

    Eletricidade

    São considerados clientes prioritários:

    • Estabelecimentos hospitalares, centros de saúde ou entidades que prestem serviços equiparados
    • Forças de segurança
    • Instalações de segurança nacional
    • Bombeiros
    • Proteção civil
    • Equipamentos dedicados à segurança e gestão do tráfego marítimo ou aéreo
    • Instalações penitenciárias.
    • Clientes para os quais a sobrevivência ou a mobilidade dependam de equipamentos cujo funcionamento é assegurado pela rede elétrica, e clientes que coabitem com pessoas nestas condições, no âmbito do setor elétrico.

    Gás natural

    São considerados clientes prioritários:

    • Estabelecimentos hospitalares, centros de saúde ou entidades que prestem serviços equiparados
    • Forças de segurança
    • Instalações de segurança nacional
    • Bombeiros
    • Proteção civil
    • Equipamentos dedicados à segurança e gestão do tráfego marítimo ou aéreo
    • Instalações penitenciárias.
    • Estabelecimentos de ensino básico, no âmbito do setor do gás natural;
    • Instalações destinadas ao abastecimento de gás natural de transportes públicos coletivos, no âmbito do setor do gás natural.

    Como registar um cliente prioritário?

    Deve preencher o formulário e entregá-lo da forma que lhe for mais conveniente:

    • Online: envie os documentos preenchido e digitalizado através do formulário online
    • Correio: Envie os documentos para a morada: Apartado 12121, Loja CTT Picoas, 1061-819 Lisboa
    • Presencialmente: Entregue os documentos numa loja ou agente EDP

    O registo pode ser feito junto do operador da rede de distribuição ou junto do comercializador com o qual fez o contrato de eletricidade e/ou gás natural, que comunicará esse registo ao operador da rede de distribuição.

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    O que é a opção horária e qual a melhor para mim?

    A opção horária é a forma como a eletricidade é faturada. Determina se o preço é o mesmo a qualquer hora (opção simples) ou se há horários mais económicos que outros (bi-horária/tri-horária). A melhor opção para si depende do seu nível e horário de consumo

    O que é o CPE e o CUI e como posso obtê-los?

    O Código de Ponto de Entrega (CPE) identifica a instalação de eletricidade e o Código Universal da Instalação (CUI) identifica a de gás natural. Pode encontrá-los nas faturas de gás e eletricidade da morada ou junto do Operador de Rede de Distribuição.

    O que é a potência contratada e qual devo escolher?

    A potência contratada define o valor máximo de eletricidade que a sua instalação elétrica pode receber. Esta irá determinar o número de equipamentos elétricos que poderá ligar em simultâneo.

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