Perguntas frequentes

    O que acontece quando a certificação é aprovada?

    Após a realização da inspeção, o cliente fica com o relatório de inspeção elaborado pela Entidade Inspetora. O certificado da inspeção é depois enviado para a morada da instalação, deve guardá-lo para o apresentar sempre que lhe for pedido.

    O que acontece quando reprova a Inspeção?

    Após a realização da inspeção, o cliente fica com o relatório de inspeção elaborado pela Entidade Inspetora.

    Se reprovou a inspeção, o relatório pode referir dois tipos de defeitos:

    1. Inspeção reprovada por defeitos graves
      Nestes casos são detetados defeitos graves na instalação de gás que põe em causa a sua segurança. A utilização dos aparelhos a gás deve ser suspensa até que os defeitos sejam reparados.
      A Entidade Inspetora comunicará ao distribuidor o resultado da inspeção e o mesmo suspende o abastecimento de gás à instalação.
      Para que a instalação volte a ser abastecida de gás, é obrigatório a realização de uma nova inspeção à instalação com os defeitos encontrados já corrigidos.
    2. Inspeção reprovada por defeitos não graves
      Nestes casos são detetados defeitos na instalação de gás.
      A Entidade Inspetora comunicará ao distribuidor a deteção dos defeitos. O cliente terá de reparar os defeitos num prazo inferior a 60 dias. Caso o cliente não realize a reparação dos defeitos num prazo inferior a 60 dias, o distribuidor suspenderá o abastecimento de gás à instalação. Para que seja emitido o certificado de inspeção é obrigatório a realização de uma nova inspeção à instalação.

    Mais pesquisadas

    Quando é necessário realizar uma inspeção de gás e o que tenho de fazer?

    A inspeção de gás é obrigatória em vários casos: em novas ligações, após deteção de fuga, alterações à tubagem e em mudanças de comercializador ou de titular – nestes últimos dois casos, pode dispensar uma nova inspeção se apresentar um certificado válido

    Estou isento de pedir um novo certificado de inspeção de gás natural? Em que situações?

    A instalação de gás deve estar sempre certificada de acordo com a periodicidade estabelecida e outras situações contempladas na lei. Em caso de mudança de comercializador ou titular, pode estar isento de nova inspeção caso apresente um certificado válido.

    Estou ausente e preciso de reagendar, o que fazer?

    Para alterar o dia ou a hora do agendamento, ligue para o 808 53 53 53 ou 213 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 20h) até às 14h do dia útil anterior.

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