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Perguntas Frequentes

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Como faço novo contrato com a EDP no mercado livre?

Contratar os produtos e serviços da EDP no mercado livre é simples e não tem custos. Apenas precisa de ter consigo uma fatura de eletricidade ou de gás, consoante o serviço que quiser contratar, e escolher a forma como pretende aderir.

Como contratar

Pode aderir à EDP no mercado livre das seguintes formas:

  • Online
    Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais e informação do local para onde pretende eletricidade e/ou gás natural.
    Também pode fazer um novo contrato ou mudar o plano de energia que tem contratado na sua área de cliente edp online, acedendo ao separador Contratar energia no topo da página.
  • Telefone
    Ligue para a nossa linha de atendimento 808 53 53 53, disponível nos dias úteis das 8h às 22h.
  • Presencialmente
    Pode aderir em qualquer loja ou agente EDP. Encontre a loja ou agente mais perto de si.

Eletricidade

O prazo médio para a ligação de eletricidade é de 5 dias úteis.

Deslocação de um técnico a sua casa

A visita técnica é necessária nos seguintes casos:

  • Quando a eletricidade da casa não estiver ligada ou quando não esteja instalado um contador
  • Quando for pedida uma alteração da potência contratada, da tarifa horária ou do número de fases
  • Quando não existam leituras do contador há mais de 3 meses, na mudança de comercializador do mercado regulado para o mercado livre.

Nos restantes casos, a mudança é simples e sem interrupção do fornecimento de energia: basta fazer novo contrato com a EDP Comercial ou mudar a titularidade do contrato atualmente ativo na casa em questão.

Visita técnica

Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação de eletricidade. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição.

Nova marcação e reagendamento

Para alterar a data agendada inicialmente para a sua visita técnica, contacte-nos através da linha de atendimento 808 53 53 53, dias úteis das 8h às 22h.

Caso necessite de reagendar a visita técnica, deverá fazê-lo no máximo até às 14h do dia útil anterior, para conseguirmos garantir a reorganização dos horários de visita. Caso não esteja presente (ou alguém por si indicado) na hora agendada e não nos tenha avisado atempadamente, poderão ser cobradas penalizações por parte do operador de rede.

Gás natural

O prazo médio para a ligação de gás natural é de 5 dias úteis.

Certificação de gás

As certificações de gás apenas são necessárias:

  • quando se trata de uma nova ligação, isto é, a casa não tinha fornecimento de gás natural ligado e/ou contador de gás
  • caso não apresente, no momento da adesão, o Certificado de inspeção válido e uma declaração em que atesta que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural. Saiba mais aqui

No momento da inspeção, deve garantir que:

  • Os contadores de eletricidade e de água estão ligados
  • Os aparelhos estão preparados para receber gás natural e estão ligados à instalação
  • O exaustor está a funcionar durante o horário da visita para a inspeção
  • Se instalou recentemente um novo sistema de aquecimento central a gás ou um novo equipamento a gás (caldeira, esquentador ou outro), se encontra presente um técnico da empresa instaladora para que se possa realizar o teste de monóxido de carbono (CO)

Visita técnica

Depois de celebrar o novo contrato receberá um SMS da EDP, num período entre 2 a 5 dias úteis, a indicar a data e a hora proposta para a visita de ligação do gás natural. No momento da contratação, pode sugerir uma data e período horário pretendido para a ligação. Faremos todos os possíveis para cumprir essa data, estando pendente da disponibilidade do operador de rede de distribuição da sua área de residência.

Eletricidade + Gás natural

Oferta Dual

Se optar pela oferta dual da EDP no mercado livre, o prazo médio de ligação são 5 dias úteis para a eletricidade e 5 dias úteis para o gás natural.

Ligação de eletricidade e gás no mesmo dia

Existe essa possibilidade, desde que a eletricidade seja ligada primeiro. Para testar a segurança da ligação do gás é sempre necessário ter a eletricidade e água ligada. Só assim será possível testar o funcionamento das caldeiras ou esquentadores. Saiba mais sobre a Certificação de Gás.

Documentos necessários

Para celebrar um novo contrato de fornecimento com a EDP no mercado livre, deve reunir os seguintes documentos:

Se tiver casa própria

  • Cartão de Contribuinte (NIF)
  • Documento de identificação pessoal
  • NIB (se optar por débito direto)
  • Escritura de compra ou habilitação de herdeiro ou contrato promessa compra e venda

Se tiver casa arrendada

  • Cartão de Contribuinte (NIF)
  • Documento de identificação pessoal
  • NIB (se optar por débito direto)
  • Contrato de arrendamento ou os recibos de arrendamento dos últimos 6 meses

Negócios

  • Cartão de Contribuinte (NIPC)
  • Documento de identificação pessoal: cartão de cidadão ou bilhete de identidade
  • NIB (se optar por débito direto)
  • Contrato de cessão de exploração/trespasse ou contrato de comodato
  • Código de acesso à certidão de registo comercial ou outro documento que comprove a legitimidade do representante para pedir contrato de energia em nome da empresa (exemplo: Cópia de estatutos ou atas)
  • Documento comprovativo de posse: escritura de compra, contrato de arrendamento, habilitação de herdeiro, contrato promessa compra e venda, contrato de comodato ou certidão de constituição de empresa com sede social na morada do contrato

Condomínios

  • Ata da assembleia de condomínio
  • NIPC do condomínio
  • Número da certidão predial
  • IBAN (se aplicável)
  • Nos canais presenciais questionar sempre se cliente aceita fornecimento antecipado (ver "Solicitar fornecimento antecipado")
  • Solicitar autorização de acesso aos dados técnicos (RPE)

Se o administrador for pessoa singular:

  • Documento de identificação pessoal

Se o administrador for pessoa coletiva:

  • Código de certidão permanente
  • Número de identificação do representante que efetua o contrato

Conheça todos os planos de energiaserviços da EDP no mercado livre.

Porque preciso de dar os dados adicionais do meu imóvel?

Segundo a lei em vigor, todos os fornecedores de eletricidade e gás são obrigados a comunicar trimestralmente à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) os dados dos contratos realizados e alterados a partir de 1 de janeiro de 2015.

Os dados que temos obrigação legal de enviar à Autoridade Tributária (AT) são:

  • 1 - Número de Identificação Fiscal (NIF) ou Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) do proprietário
  • 2 - Qualidade do cliente: proprietário, arrendatário, subarrendatário ou outro
  • 3 - Identificação do imóvel (local de abastecimento): urbano ou rústico (artigo, fração, andar, secção e árvore/colónia)

Esta informação pode ser encontrada nos documentos do imóvel: caderneta predial, escritura de compra e venda ou contrato de arrendamento.

Informamos que a recolha destes dados é uma obrigação legal e do exclusivo interesse da AT. Para mais informações, consulte o artigo 125.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o modelo 2 (IMI) e a Portaria n.º 119-A/2015 (Diário da República, 1.ª série — N.º 84 — 30 de abril de 2015).

Pode indicar-nos estes dados através da linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h) ou numa loja ou agente EDP.

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