Área de Cliente EDP

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Perguntas Frequentes

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O que posso fazer na minha área de cliente?

Na sua área de cliente EDP Online, pode gerir toda a sua relação com a EDP Comercial de uma forma simples e rápida, onde e quando quiser. Para cada contrato, pode enviar leituras, consultar faturas, acompanhar consumos e alterar dados, entre outras coisas.

No edp online pode gerir toda a sua relação com a EDP em qualquer altura e em qualquer lugar, com a máxima comodidade. A sua área de cliente agrega toda a informação relativa às suas casas e/ou negócios, ou ainda das casas ou negócios que se encontra a gerir.

Caso tenha mais do que um contrato, o edp online, permite-lhe gerir a sua carteira de contratos de uma forma simples e rápida, através da criação de grupos ou mesmo personalizando o seu contrato, atribuindo-lhe um nome.

Sou cliente particular. Quais são as funcionalidades do EDP Online?

No edp online pode gerir toda a sua energia, num só lugar, onde e quando quiser. Assim, através da sua área de cliente pode:

  • Enviar leituras e, através da app edp online, receber uma notificação na data ideal para enviar leitura
  • Consultar as suas faturas e pagamentos
  • Fazer download de faturas e imprimir 2ª via
  • Efetuar novo contrato de energia
  • Acompanhar os seus consumos e comparar com consumos anteriores ou com clientes com contratos semelhantes
  • Alterar dados contratuais, como a potência ou a morada do envio da fatura
  • Personalizar o nome e imagem dos seus contratos
  • Aderir à fatura eletrónica ou alterar o e-mail associado à fatura eletrónica
  • Aderir ao débito direto ou alterar o IBAN
  • Efetuar pedidos de informação ou reclamações
  • Mudar de plano de energia

Leituras

Como posso enviar e consultar leituras?

Para enviar as suas leituras ou visualizar a data e o valor da sua última leitura registada de eletricidade e/ou gás natural:

  • 1 - Selecione o contrato correspondente à leitura que deseja consultar ou enviar
  • 2 - Aceda a Leituras, onde é apresentada uma lista com todas as leituras associadas ao contrato
  • 3 - Para enviar a sua leitura mais recente clique em Enviar leitura
  • 4 - Insira o valor da leitura que encontra no seu contador e clique em Confirmar

Se a leitura não for consistente com os seus padrões de consumo, receberá uma mensagem de alerta. Nesse caso, verifique se a leitura está correta e, se necessário, corrija e volte a enviar.

Faturas

Como posso consultar faturas e pagamentos?

Pode consultar as faturas de cada contrato com a EDP no mercado livre, através dos seguintes passos:

  • 1 - Selecione o contrato correspondente à fatura que deseja consultar
  • 2 - Aceda a Pagamentos e faturas e na secção Faturas é-lhe apresentada uma lista de faturas, podendo utilizar os filtros para procurar a fatura pretendida
  • 3 - Clique no número da fatura para descarregar o ficheiro da fatura para o seu computador

Para consultar os pagamentos associados ao contrato, consulte a secção Movimentos.

Como posso pedir nova referência de multibanco?

Pode consultar a referência de multibanco do valor a pagar na sua área de cliente de uma forma rápida e simples. Para tal:

  • 1 - Selecione o contrato correspondente ao pagamento que deseja efetuar
  • 2 - Aceda a Pagamentos e Faturas
  • 3 - Selecione a opção Pagar já

Será apresentada uma página com a entidade, referência de multibanco e montante a pagar. Se desejar, pode imprimir e levar a nova referência consigo até à caixa Multibanco mais próxima ou pagar através do seu homebanking.

Como posso pedir uma 2ª via de fatura?

Não é preciso pedir. Para ter uma 2ª via de fatura, basta aceder à sua área de cliente e descarregar a fatura desejada. Para tal, siga o processo de consulta de faturas (ver acima).

Como posso aderir à fatura eletrónica?

Para aderir à fatura eletrónica:

  • 1 - Selecione o contrato no qual pretende aderir à fatura eletrónica
  • 2 - Aceda a Alterações
  • 3 - Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Fatura eletrónica, clique em Adira já

Contrato

Quero efetuar um novo contrato com a edp no mercado livre

Já tem um contrato com a EDP e precisa de fazer outro? Na sua área de cliente edp online pode fazer um novo contrato de forma simples e rápida. Em apenas 4 passos, terá um contrato novo:

  • 1 - Aceda ao separador Contratar energia no topo da página
  • 2 - Selecione o plano de energia que pretende contratar
  • 3 - Preencha os dados com os detalhes do local, oferta e faturação
  • 4 - No final, confirme todos os dados e selecione a opção Confirmar

Como posso contratar gás natural?

Contratar gás natural na sua área de cliente edp online é simples e rápido e pode ser feito onde e quando quiser:

  • 1 - Aceda ao separador Contratar energia no topo da página
  • 2 - Selecione o plano de energia que pretende contratar (Gás e Eletricidade +Funciona ou Gás e Eletricidade)
  • 3 - Preencha os dados com os detalhes do local, oferta e faturação
  • 4 - No final, confirme todos os dados e selecione a opção Confirmar

Como posso ver/alterar as características dos contratos?

No edp online pode alterar a potência contratada, o IBAN, o número de telemóvel, o e-mail para envio de fatura eletrónica, a periodicidade da fatura e ainda a morada para envio de fatura, de forma cómoda, segura e sem custos.

  • 1 - Selecione o contrato que deseja consultar ou alterar
  • 2 - Aceda a Alterações para consultar todas as caraterísticas associadas ao seu contrato
  • 3 - Caso queira alterar alguma das características, basta clicar no lápis vermelho ou nos links de adesão

Como posso mudar o nome do meu contrato?

  • 1 - Aceda ao separador Contratos
  • 2 - Clique no símbolo do lápis vermelho que aparece à direita da designação atual do contrato pretendido
  • 3 - Escreva o novo nome pelo qual pretende identificar o contrato

 Por exemplo, altere a designação dos seus contratos para “Casa Lisboa" ou “Casa do Porto” e será mais fácil distinguir os seus contratos na sua área de cliente.

Consumos

Como posso ver ou comparar consumos?

No separador Consumos, pode analisar os seus consumos de gás ou eletricidade e fazer download para uma folha de cálculo em Excel.

  • 1 - Selecione o contrato pretendido e aceda a Consumos
  • 2 - Selecione o ano para o qual pretende consultar os seus consumos reais. Os consumos apresentados resultam da diferença entre as várias leituras reais do período selecionado
  • 3 - Para exportar para Excel a lista dos seus consumos, clique em Exportar
  • 4 - Para ver os seus consumos apresentados em gráfico, clique em Ver gráfico

Meios de pagamento

Como posso aderir ao débito direto?

O débito direto permite-lhe evitar preocupações e esquecimento na hora de pagar as suas faturas:

  • 1 - Selecione o contrato no qual pretende aderir ao débito direto
  • 2 - Aceda a Alterações
  • 3 - Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Débito direto, clique em Adira já
  • 4 - Confirme os seus dados e insira o seu IBAN.
  • 5 - Clique em Confirmar

Como posso aderir à Conta Certa?

A adesão à Conta Certa é simples e imediata:

  • 1 - Selecione o contrato no qual pretende aderir à Conta Certa e aceda a Alterações
  • 2 - Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Conta Certa, clique em Simular e aderir 
  • 3 - É-lhe apresentada uma simulação do valor fixo a pagar mensalmente durante 11 meses com base nos seus consumos históricos e proposto um plano para o Acordo Conta Certa
  • 4 - Se concordar com as condições propostas, clique em Confirmar

A adesão à Conta Certa implica que tenha a modalidade de débito direto ativa. Nesse sentido, deverá garantir primeiro que tem esta modalidade de pagamento ativa antes de solicitar a adesão à Conta Certa.

Como alterar o valor da minha mensalidade Conta Certa?

Para alterar a sua mensalidade no edp online, siga os passos:

  • 1 - Selecione o contrato no qual deseja alterar o valor da Conta Certa
  • 2 - Aceda a Alterações
  • 3 - Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Conta Certa, clique no lápis vermelho e altere o valor da mensalidade da sua Conta Certa

Existe alguma linha de apoio?

Se continuar com dúvidas sobre o funcionamento do edp online, por favor contacte-nos.

Como alternativa, pode ligar para a linha de ajuda edp online 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 20h, custo de chamada local) ou para a linha de atendimento 808 53 53 53, (dias úteis das 8h às 20h, custo de chamada local). Se preferir, pode também visitar uma das nossas lojas ou agentes.

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