Eliminação do custo com energia reativa

Eliminação do custo com energia reativa

Poupança

Redução até 25% da fatura elétrica

Rentabilidade

Retorno do investimento a partir de 6 meses

Otimização

Maximização da utilização da potência instalada

A energia reativa é uma das componentes presentes na fatura elétrica de muitas empresas. A Eliminação do Custo com Reativa através da instalação de baterias de condensadores permite reduzir significativamente estes custos.

O que é a energia reativa?

A energia reativa está presente nos consumos das empresas do regime de Baixa Tensão Especial até ao de Muito Alta Tensão e, contrariamente à energia ativa, não realiza qualquer tipo de trabalho, mas é necessária para produzir os campos eletromagnéticos indispensáveis ao funcionamento de determinados equipamentos, como motores ou transformadores.

O que é a energia reativa?

Porque é faturada?

 

A energia reativa é fornecida pela rede elétrica, retirando-lhe capacidade para transportar mais energia ativa, pelo que a faturação da mesma é um fator de penalização por essa redução de capacidade. A energia reativa é faturada ao consumidor segundo as regras da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, criadas precisamente para aumentar a eficiência do sistema elétrico português e reduzir as perdas nas redes de transporte e distribuição. Os consumos com energia reativa são cobrados quando a energia reativa excede 30% da energia ativa consumida. Para tal, são identificados 3 escalões, os quais são aplicados aos consumidores consoante a quantidade de energia reativa (face à energia ativa) que estejam a consumir.

Como reduzir o seu consumo de energia reativa?

A compensação da energia reativa é feita através da instalação de baterias de condensadores, que permitem que a energia reativa necessária para as cargas seja produzida junto das mesmas, evitando a sua circulação nas redes a montante. Desta forma consegue-se diminuir as perdas nas redes elétricas e aumentar a sua capacidade para transportar energia ativa.

A instalação das baterias de condensadores deve ser objeto de um estudo cuidado, de maneira a que se garanta que os equipamentos selecionados, para além de terem a potência necessária para a compensação da energia reativa, se adequam ao tipo de cargas da instalação.

Como reduzir o seu consumo de energia reativa?

Reduza até 25% da sua fatura elétrica

 

Com uma vasta experiência na implementação deste tipo de projetos, a EDP Comercial disponibiliza diferentes modalidades de pagamento para as empresas instalarem baterias de condensadores e assim retirarem estes custos da sua fatura elétrica. Em qualquer das opções, é sempre garantida a eliminação da totalidade dos custos com energia reativa durante o período do Contrato.

Soluções chave na mão

Simples

Dimensionamento da solução ótima, fornecimento e instalação dos equipamentos

Flexível

Modelos de investimento flexíveis e ajustados às necessidades do cliente

Garantias

Eliminação da totalidade dos custos com energia reativa e garantias de equipamentos e instalação

Gestão de Consumos

Monitorização em tempo real dos gastos elétricos da instalação

Qualidade

Especialistas em soluções de Eficiência energética, com mais de 800 projetos de Eliminação de Reativa implementados

Detalhe do serviço

Saiba mais

Peça para ser contactado:

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório

Os dados pessoais aqui recolhidos serão tratados pela EDP Comercial nos termos definidos na política de privacidade, que poderá consultar aqui.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Partilhe esta página: