
Eliminação do custo com energia reativa
A energia reativa é uma das componentes presentes na fatura elétrica de muitas empresas. A Eliminação do Custo com Reativa através da instalação de baterias de condensadores permite reduzir significativamente estes custos.
O que é a energia reativa?
A energia reativa está presente nos consumos das empresas do regime de Baixa Tensão Especial até ao de Muito Alta Tensão e, contrariamente à energia ativa, não realiza qualquer tipo de trabalho, mas é necessária para produzir os campos eletromagnéticos indispensáveis ao funcionamento de determinados equipamentos, como motores ou transformadores.

Porque é faturada?
A energia reativa é fornecida pela rede elétrica, retirando-lhe capacidade para transportar mais energia ativa, pelo que a faturação da mesma é um fator de penalização por essa redução de capacidade. A energia reativa é faturada ao consumidor segundo as regras da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, criadas precisamente para aumentar a eficiência do sistema elétrico português e reduzir as perdas nas redes de transporte e distribuição. Os consumos com energia reativa são cobrados quando a energia reativa excede 30% da energia ativa consumida. Para tal, são identificados 3 escalões, os quais são aplicados aos consumidores consoante a quantidade de energia reativa (face à energia ativa) que estejam a consumir.
Como reduzir o seu consumo de energia reativa?
A compensação da energia reativa é feita através da instalação de baterias de condensadores, que permitem que a energia reativa necessária para as cargas seja produzida junto das mesmas, evitando a sua circulação nas redes a montante. Desta forma consegue-se diminuir as perdas nas redes elétricas e aumentar a sua capacidade para transportar energia ativa.
A instalação das baterias de condensadores deve ser objeto de um estudo cuidado, de maneira a que se garanta que os equipamentos selecionados, para além de terem a potência necessária para a compensação da energia reativa, se adequam ao tipo de cargas da instalação.

Reduza até 25% da sua fatura elétrica
Com uma vasta experiência na implementação deste tipo de projetos, a EDP Comercial disponibiliza diferentes modalidades de pagamento para as empresas instalarem baterias de condensadores e assim retirarem estes custos da sua fatura elétrica. Em qualquer das opções, é sempre garantida a eliminação da totalidade dos custos com energia reativa durante o período do Contrato.