Conheça aqui as medidas de segurança contra tentativas de fraude

Edificio da Exide

Conheça o projeto de eficiência energética da Exide Technologies que instalou o maior parque solar com armazenamento de energia

Acordo com a Exide construíu duas centrais que, juntas, têm 3,8 MWp, o suficiente para abastecer mais de 2.000 residências. O projeto vai proporcionar uma poupança significativa na conta de energia da empresa.

A EDP instalou o seu maior parque solar fotovoltaico com armazenamento de energia em Portugal. O acordo assinado com a fabricante global de baterias Exide Technologies consistiu na instalação de duas unidades de produção solar fotovoltaica, com uma capacidade total de 3,8 MWp, para autoconsumo nas suas instalações em Castanheira do Ribatejo e Azambuja.

Abrangendo 20.000m², as centrais têm mais de 10.000 painéis solares e estão operacionais no primeiro trimestre de 2020. A energia produzida pelo sistema, que é suficiente para abastecer mais de 2.000 residências, cobre parte da eletricidade consumida pelas duas instalações da Exide, permitindo uma poupança anual significativa na conta de energia da empresa.

Levando em consideração o consumo anual desta fonte de energia limpa, o projeto também evitará a emissão de 31 000 toneladas de CO2, o correspondente a 1 milhão de árvores plantadas e a uma viagem de carro de 208 milhões de quilómetros.

As baterias usadas no parque foram fabricadas pela Exide e carregadas pelos painéis solares. A energia excedente é armazenada e injetada na rede, principalmente na altura do verão, quando o consumo de energia da fábrica é menor. Este tipo de sistema é uma tendência importante a longo prazo para o mercado energético, uma vez que torna possível a conversão de energias renováveis, como vento ou energias solares, em fontes de energia mais estáveis e resilientes.

As unidades de produção foram contratadas através do modelo de negócio Energy Manager, cujo investimento foi integralmente coberto pela EDP, que por sua vez vende a energia solar produzida no local à Exide por um preço competitivo. Durante os primeiros 15 anos, a EDP será responsável pela operação, manutenção e monitorização em tempo real da central. Quando o contrato expirar, a central tornar-se-á propriedade do cliente.

“A EDP está empenhada em oferecer aos seus clientes soluções sustentáveis e eficientes e este projeto inovador e pioneiro representa uma vantagem competitiva em relação ao mercado, reforçando a aposta em relações duradouras com benefícios para todas as partes. Trata-se do maior projeto de solar da EDP Comercial, que nos permitirá dar um passo importante para o mundo da tecnologia de armazenamento”, afirma Vera Pinto Pereira, presidente da EDP Comercial.

"Nos próximos anos, cada vez mais empresas irão contar com energia gerada pelas próprias e apoiada por um sistema de armazenamento de energia por baterias, especialmente em setores que precisem de energia, como o industrial. As empresas beneficiam de uma grande redução de custos e de redução do impacto ambiental," destaca o vice-presidente executivo da Exide, Stefan Stübing.

A Exide Technologies, que está no mercado há 130 anos, fabrica e recicla baterias para os segmentos industrial e automóvel em mais de 80 países. A empresa fornece baterias de confiança para projetos de armazenamento de energia por todo o mundo há várias décadas.

A empresa produz e recicla uma ampla gama de produtos, atendendo aos segmentos de mercado de Transporte, Energia de Rede e Energia Motriz com sistemas de armazenamento de bateria e energia e aplicações especializadas para uma ampla gama de setores,
atraentes para as atuais e futuras necessidades energéticas do mundo.

Com a ajuda da EDP, a empresa vai implementar o seu primeiro projeto de eficiência energética no seu próprio local de fabrico, a fim de avaliar a replicação de projetos similares noutras instalações pelo mundo.

Esta parceria está estrategicamente alinhada com o novo posicionamento da EDP. A inovação no sentido de garantir um melhor aproveitamento dos recursos é o foco central da empresa, que investe globalmente e de forma continuada, através deste e de outros projetos pioneiros para continuar a liderar a vanguarda do setor de energia limpa.

Líder no mercado de energia solar em Portugal, a EDP Comercial conta com mais de 15 mil sistemas solares fotovoltaicos instalados em habitações e em empresas por todo o país, totalizando uma potência instalada de 36,7 MWp.