Alguns factos importantes sobre o CO2

Saiba mais sobre este elemento constituinte da atmosfera

AFINAL, O QUE É O CO2?

O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases constituintes da atmosfera terrestre.

Desempenha funções muito importantes, como regular a temperatura à superfície da terra e garantir a existência da biosfera. A absorção e libertação de CO2 são fenómenos naturais do chamado “ciclo do carbono”.

Embora com concentrações relativamente baixas na atmosfera (cerca de 400 partes por milhão), o CO2 é um dos principais gases com efeito de estufa.

Contentmedia 537X537 CO2 1

O que deve saber

O problema está nas emissões decorrentes da atividade humana

Para além do ciclo natural do carbono, as emissões de CO2 resultam da queima de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão e o gás natural. Os setores da energia e dos transportes são os que mais contribuem para o aumento dessas emissões. 

Desde o início da Revolução Industrial no século XVIII, as emissões provocadas pela atividade humana (chamadas de “antropogénicas”) e a desflorestação levaram ao crescimento significativo de concentração de CO2 na atmosfera (+ 45%). 

Esse crescimento tem como consequência o aumento do efeito de estufa e o fenómeno das alterações climáticas.

Então é importante reduzir o CO2?

Sim! A temperatura média à superfície da terra já subiu 1ºC em relação ao nível pré-industrial e o nível médio da água do mar subiu cerca de 20 cm desde o início do século XX. 
Assistimos já a fenómenos climáticos extremos, cada vez mais intensos e mais frequentes: cheias e secas, ondas de calor, furacões...

Segundo os cientistas, é fundamental manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5ºC para minimizar o impacto negativo da intensidade e da frequência de eventos extremos. 

É preciso também reduzir o impacto ao nível dos recursos naturais, ecossistemas, biodiversidade, segurança alimentar, cidades, turismo e remoção de carbono.

 

O que é isso de "carbono neutro"?

A neutralidade carbónica significa:

  • Reduzir ao máximo as emissões de gases com efeito de estufa (como o CO2)
  • Compensar as emissões que não puderem ser evitadas através de sumidouros de carbono (reflorestação e uso do solo, sequestro de carbono)

As emissões líquidas de CO2 zero são obtidas quando as emissões originadas pela atividade humana são compensadas globalmente por remoções de CO2 durante um determinado período.

Números importantes

45 %

mais CO2 na atmosfera

nos últimos dois séculos

-1 ,5 ºC

temperatura na terra

para os próximos anos

Na EDP Levamos a sério esta missão

Desde há mais de uma década que na EDP focamos o negócio nas energias renováveis e na melhoria da eficiência energética, quer internamente quer junto dos seus clientes.
Atualmente, cerca de 74% da nossa capacidade instalada é de origem renovável. Até 2030, projetamos:

  • Subir essa quota para 90%
  • Reduzir fortemente as emissões das nossas atividades por unidade de energia produzida (emissões específicas) em 90% face aos valores de 2015
Contentmedia 537X537 CO2 5

A EDP também aderiu a 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com destaque para:

  • O objetivo 12: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
  • O objetivo 13: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Temos uma oferta diversificada de produtos e serviços de eficiência energética, promovendo a eletrificação do consumo e induzindo poupança de energia nos nossos clientes. Desta forma, evitamos emissões de gases com efeito de estufa.

Contentmedia 537X537 CO2 5

Adira à Eletricidade Verde EDP

Uma energia em sintonia com a natureza lá fora

Consumir energia verde e adotar novos comportamentos de consumo são passos importantes.
Todos juntos podemos fazer muito mais pelo planeta e pelas gerações futuras.