Perguntas frequentes

    A instalação de postos de carregamento em apartamentos é possível mas depende das condições do seu lugar de estacionamento. Oferecemos-lhe uma visita técnica para avaliar a melhor solução de instalação do posto de carregamento.

    Consulte as condições gerais do contrato de fornecimento de posto de carregamento:

         - Condições Gerais – Posto de carregamento em Moradias (Compra)

         - Condições Gerais – Posto de carregamento em Moradias (Aluguer)

         - Condições Gerais – Posto de carregamento em Condomínios (Compra)

         - Condições Gerais – Posto de carregamento em Condomínios (Aluguer)

    Quais são as vantagens de ter um posto de carregamento?

    • Permite-lhe um carregamento mais cómodo, rápido e seguro
    • Pode controlar os seus consumos (com o re:dy)
    • Existe a possibilidade de pagamento em prestações nas faturas de energia (24 mensalidades)

    Posso ter um veículo elétrico sem comprar um posto de carregamento?

    Pode sempre optar por carregar o seu veículo numa tomada normal, através de um cabo específico fornecido pela marca automóvel.

    Contudo, um posto de carregamento em casa permite-lhe maior comodidade, rapidez de carregamento e segurança. Esta é a opção de carregamento sugerida tanto pela EDP como pela generalidade das marcas automóveis.

    É possível ter um posto de carregamento num apartamento, dependendo das condições do seu lugar de estacionamento. Oferecemos-lhe uma visita técnica para avaliar a melhor solução de instalação do posto de carregamento.

    Preciso fazer alterações à minha instalação elétrica para instalar um posto de carregamento?

    De um modo geral, a instalação elétrica da sua casa permite a colocação de um posto de carregamento mediante a colocação dos respetivos equipamentos de proteção. Independentemente disso, em caso de interesse no posto de carregamento da EDP, oferecemos-lhe uma visita técnica sem compromisso que permitirá avaliar a viabilidade técnica e a adequação da sua instalação.

    A potência contratada mínima típica para ter um posto de carregamento é de 5,75 kVA, por forma a garantir o consumo da habitação durante o carregamento. No caso de ter uma potência contratada inferior a esse valor, deverá aumentar para o valor necessário tendo em conta o valor mínimo e as necessidades de consumo da habitação

    Que modos de carregamento existem?

    Existem 4 modos de carregamento. O mais indicado para veículos elétricos e usado nos postos de carregamento é o modo 3.

    • Modo 1: utilização por parte de um veículo não desenhado para o carregamento em modo 3 de uma tomada doméstica normal ou tomada industrial com ligação de terra adequada e protegida por proteção diferencial de elevada sensibilidade.
    • Modo 2: o veículo elétrico desenhado para carregamento com modo 3 é ligado numa tomada normal ou tomada industrial com ligação de terra adequada e protegida por proteção diferencial de elevada sensibilidade. Para tal, a marca automóvel disponibiliza um cabo especial com um controlador incorporado, que só permite o carregamento e quando estão reunidas todas as condições.
    • Modo 3: o veículo é ligado ao posto de carregamento através de um cabo apropriado, que otimiza as condições de carregamento e previne eventuais problemas ou picos de consumo na instalação elétrica. Um carregamento em modo 3 é mais rápido que nos modos 1 e 2. Nos modos 1 a 3 o carregador da bateria está dentro do veículo e a rapidez de carregamento depende da sua potência.

    Para este modo de carregamento foram desenvolvidos 3 tipos de sistemas de tomada e ficha com características diferentes:

    • Tipo 1 ou "Yakazi": é uma tomada e ficha monofásica de 5 pinos utilizada sobretudo em veículos de fabrico asiático e americano, designadamente Nissan Leaf, Mitsubishi i-MiEV, Citroen C-Zero e Peugeot iOn.
    • Tipo 2 ou "Mennekes": é uma tomada e ficha de 7 pinos, que permite o carregamento desde monofásico a trifásico, que foi a definida para utilização na Europa, sendo utilizada por exemplo nos veículos Smart ED, BMW i3.
    • Tipo 3 ou "Scame": é uma tomada e ficha de 7 pinos desenvolvida pela EV Plug Alliance utilizada sobretudo em França, no entanto pouco utilizada a nível mundial.
    • Modo 4: carregamento em corrente contínua, que permite tempos de carregamentos de 30 minutos. O equipamento de carregamento está fora do veículo, disponibilizando uma potência muito superior à que os carregadores internos dos veículos tipicamente permitem, conseguindo-se os menores tempos de carregamento. Estes equipamentos têm normalmente grandes dimensões e um cabo de conexão aos veículos, que está permanentemente preso ao posto de carregamento.

    O que é o carregamento através da travagem do veículo?

    A maioria dos veículos elétricos permite carregar a bateria com a energia recuperada nas travagens.

    Este processo é designado por travagem regenerativa, em que o motor elétrico é utilizado como gerador, travando o veículo e recuperando parte da energia que o veículo tinha em movimento, carregando-a de volta para as baterias.

    Muitas vezes basta a travagem regenerativa, que é acionada assim que o condutor retira o pé do acelerador, para travar suficientemente o veículo sem que sejam usadas as pastilhas dos travões. Isso permite ao condutor conduzir o veículo quase só com o pedal do acelerador, o que se traduz numa maior suavidade na condução.

    O posto de carregamento pode ser utilizado por diferentes marcas de veículos elétricos?

    Sim, qualquer veículo elétrico fabricado por qualquer uma das marcas automóveis presentes em Portugal pode utilizar o posto de carregamento da EDP.

    Quais os modelos disponíveis do posto de carregamento?

    Existem diferentes modelos do posto de carregamento: monofásicos e trifásicos, de 16 A e 32 A, com tomada ou cabo do tipo 1 ou 2. Existe ainda o modelo para aplicação em parede e com poste para aplicação ao solo.

    Iremos indicar-lhe qual o mais adequado para a sua situação durante da visita técnica a sua casa.

    Uma moto elétrica pode ser carregada num posto de carregamento elétrico?

    Sim, a rede de postos de carregamento elétrico disponível no espaço público permite o carregamento de qualquer veículo elétrico, seja de 2 ou 4 rodas, desde que o mesmo seja compatível com tomadas em modo 3 com conectores tipo 2 (Mennekes).

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.