Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Soluções sustentáveis Energia solar

    Quais são as vantagens e o que preciso de saber para produzir a minha própria energia?

    Onde posso instalar os painéis solares?

    Podem ser instalados num quintal, terreno, terraço ou telhado, mas nem todos os locais permitem a instalação de painéis solares. Cada painel necessita de um espaço de 2 m2 e o local disponível não pode ter sombras, sob pena de afetar a produção dos painéis.

    Atualmente não dispomos de uma oferta específica para condomínios. Temos contudo uma oferta para apartamentos, no entanto, por motivos legais, deve ter a aprovação de 2/3 em assembleia de condomínio para poder adjudicar e instalar a sua solução de Energia Solar.

    Não é permitido efetuar instalações em locais com contadores provisórios/de obras, pelo que a contratação deverá apenas ser feita após o contador definitivo estar instalado.

    Qual é o número de painéis solares ideal para a minha casa?

    As nossas soluções de energia solar são personalizadas. Através de um simulador, identificamos a melhor solução para si com base no seu perfil de consumo e produção.

    Após simulação, receberá por e-mail um relatório com o sistema recomendado para o seu caso, onde pode ver qual o número de painéis solares ideal para si e quanto pode poupar.

    O que acontece à eletricidade que não é consumida?

    As soluções de Energia Solar EDP são dimensionadas para autoconsumir a energia produzida de forma imediata e injetar o excedente na rede elétrica, tipicamente sem remuneração deste excedente nem armazenamento em baterias.

    No entanto pode solicitar a venda do excedente através dos nossos canais e nos explicamos qual o processo que é necessário realizar. O excedente de energia produzido e não consumido pode ser vendido ao valor OMIE x 90%, que é aproximadamente igual a EUR 0,05/kW junto do CUR.

    Pode ainda realizar uma simulação de Energia Solar EDP com baterias.

    É possível ter eletricidade na ausência de sol?

    Na ausência de sol ou insuficiente produção de energia elétrica com origem solar, poderá sempre recorrer à energia armazenada em baterias ou à rede elétrica como sempre fez, independentemente do seu fornecedor de eletricidade.

    Se mudar de casa, o que acontece aos painéis solares?

    Poderá optar por deixar os painéis solares na casa antiga ou pedir a transferência dos mesmos para a nova residência, através de equipas técnicas EDP mantendo as garantias, (ou outras à escolha), pagando os trabalhos adicionais inerentes.

    Caso ainda esteja a pagar a oferta de energia solar vai continuar a pagar a mensalidade da mesma numa fatura própria.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.