Perguntas frequentes

    Apoio ao cliente Soluções sustentáveis Bairro Solar

    Quem pode ser Vizinho de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    1. Posso ser vizinho de um Bairro?

    Qualquer cliente, residencial ou empresarial com um local que tenha um contrato de eletricidade ativo com a EDP Comercial com potência contratada até 41,4 KVA pode ser Vizinho de um bairro solar.

    2. O que tenho de fazer para aderir a um Bairro?

    Na página do bairro solar em edp.pt pode procurar um Bairro que esteja próximo de si. Abre a página do bairro, fornece os seus dados de consumo e finaliza a adesão ao bairro.

    3. Posso ser vizinho em mais do que um bairro?

    Em cada local só pode ser vizinho de um bairro. No entanto, caso tenha mais do que um local pode ser vizinho em cada um deles.

    4. Posso ser vizinho e produtor ao mesmo tempo?

    Em cada local só pode ser ou vizinho ou produtor. Quer seja produtor, quer seja vizinho vai receber parte da energia solar produzida no Bairro.

    5. De que bairros posso ser vizinho?

    Pode ser Vizinho de qualquer Bairro que esteja à procura de vizinhos e cujo Produtor se encontre na sua vizinhança ou seja o seu condomínio, caso aplicável. Estamos a considerar 500 metros lineares de distância entre a sua instalação e a instalação do produtor como distância máxima. Ressalvamos que nesta fase não existe ainda uma definição pelas autoridades competentes da distância máxima.

    Para além do critério geográfico, o Bairro deve ter espaço disponível para si, tendo em conta o seu perfil de consumo. Ou seja, se a sua necessidade de consumo for superior à quantidade de energia para partilhar que ainda esteja disponível, não poderá ser vizinho desse bairro.

    6. Vivo numa casa arrendada. Posso ser vizinho?

    Sim, pode ser Vizinho de um Bairro que esteja disponível na sua vizinhança.

    7. Vivo num condomínio. Posso ser vizinho?

    Sim, pode ser Vizinho tanto do seu próprio Bairro caso o seu Condomínio se torne produtor, ou então de qualquer outro bairro que esteja na disponível na sua vizinhança.

    8. Vão ser feitas obras em minha casa?

    Não será necessário realizar qualquer obra na sua casa.

    9. Posso escolher o meu bairro?

    Sim, desde que o Bairro esteja na sua vizinhança e esteja disponível pode escolher qual o bairro a que quer juntar-se.

    10. O meu pedido de adesão está pendente. E agora?

    No portal e nesta fase de formação do Bairro, no caso de condomínios, o seu pedido de adesão terá de ser aceite para verificação de que fazem parte deste mesmo prédio. Assim que for aceite passa a pertencer ao Bairro enquanto vizinho. Posteriormente, quando o Bairro estiver em funcionamento a gestão dos membros será feita pela EDP Comercial.

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.