Perguntas frequentes

    O que é um Bairro Solar?

    Um Bairro Solar é uma comunidade onde se produz e se partilha energia solar renovável pelos seus membros: produtores e vizinhos. Os painéis são instalados no espaço do Produtor e todos beneficiam de um desconto na energia que autoconsumirem do bairro.

    Ver mais

    Como é feita a produção e consumo num Bairro Solar?

    A produção é feita através dos painéis instalados no espaço do Produtor. Disponibilizaremos a cada membro do Bairro Solar informação sobre a energia solar produzida que lhe for alocada e a que efetivamente consumiu, entre outras informações relevantes.

    Ver mais

    Qual é o enquadramento jurídico do Bairro Solar?

    O Bairro Solar enquadra-se DL 162/2019, que aprova o regime jurídico aplicável ao autoconsumo de energia renovável, e decorrentes regulamentos publicados pelas autoridades competentes.

    Ver mais

    Quem pode ser Produtor de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    O Produtor do Bairro Solar pode ser qualquer pessoa, condomínio, empresa ou instituição social que tenha um contrato de eletricidade associado e espaço para instalação de painéis. O Produtor recebe parte da energia produzida com desconto e sem investimento

    Ver mais

    Sou produtor e já criei um bairro, o que tenho de fazer agora?

    Ajudá-lo-emos a angariar vizinhos para o seu Bairro. Assim que possível, apresentaremos uma proposta contratual para cada membro do bairro. Após essa formalização, instalamos o sistema solar, será iniciada a produção e começam a receber energia e a poupar.

    Ver mais

    Sou produtor do meu bairro, como é feita a instalação dos painéis?

    A instalação dos painéis é feita por técnicos certificados e especializados. Trata-se de uma instalação simples sem impactos relevantes na sua casa.

    Ver mais

    Quando o meu bairro tiver painéis, o que tenho de fazer como produtor e quais as vantagens?

    Quando possível, apresentaremos a proposta comercial. Se aceitar, a energia consumida do Bairro Solar terá até 40% de desconto face ao preço de referência (tarifa simples). Como proprietária e gestora do sistema solar, a EDP Comercial assegura a manutenção

    Ver mais

    Quem pode ser Vizinho de um Bairro Solar e quais as vantagens?

    Qualquer pessoa pode ser Vizinho de um Bairro Solar, desde que tenha um contrato de eletricidade ativo com a EDP Comercial e potência contratada até 41,4 KVA. Terá parte da energia com um desconto face ao preço referência EDP Comercial, sem investimento.

    Ver mais

    Sou vizinho de um bairro, o que tenho de fazer e quais as vantagens?

    Quando possível, apresentaremos uma proposta comercial. Se a aceitar, a adesão ficará definitiva e a energia consumida do Bairro Solar terá até 20% de desconto face ao preço de referência da EDP Comercial (tarifa simples).

    Ver mais

    Fale connosco

    Fale connosco caso não encontre resposta às suas questões.