Perguntas frequentes

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    Como posso pagar a minha fatura com o Open Banking?

    O QUE É O OPEN BANKING?

    Open Banking é um novo meio de pagamento digital para proceder à regularização de faturas de produtos e serviços, com segurança e apenas em condições aceites por si. As instituições precisam da sua autorização explícita para utilizarem os seus dados, que é renovada periodicamente e pode ser cancelada quando quiser. Deste modo, é possível que inicie de forma imediata, direta e segura uma operação de pagamento de um serviço ou produto.

    Com o Open Banking evita aceder ao seu homebanking e introduzir dados como: referência bancária, entidade e valor da transação.

    Esta prática surge da segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento (DSP2) que obriga os bancos da União Europeia a permitir que os seus clientes cedam acesso às suas contas a terceiros. Assim sendo, esta diretiva possibilita uma maneira segura dos bancos darem acesso à informação financeira dos seus clientes a entidades terceiras (PSP - Prestadores de Serviços de Pagamento).

    Quais são as vantagens do Open Banking?

    • Melhoria da experiência de compra através da oferta de um pagamento seguro, simples, rápido e cómodo, sem necessidade de sair de casa.
    • Permite aos utilizadores iniciarem um pagamento fora do homebanking, com a mesma performance de segurança.
    • Maior detalhe na consulta de informação, permitindo verificar, em tempo real, se uma conta tem um determinado montante disponível para efetuar um pagamento.
    • Agilização do processo de pagamento, utilizando o smartphone, sem períodos de espera, sem deslocações e sem necessidade de introdução de dados de pagamento.
    • Existem 6 bancos aderentes, em Portugal, a esta nova forma de pagamento.

    Como se compara o Open Banking com os pagamentos por Multibanco/homebanking

    O Open Banking é um novo método de pagamento que permite facilitar a realização de pagamentos, mantendo a segurança que os outros métodos possuem. Com este método não é necessário lembrar-se ou inserir as tradicionais entidades e referências de multibanco, nem  deslocar-se a uma caixa de multibanco para realizar o pagamento.

    Como pagar as faturas com Open Banking?

    1. Siga o link na sua fatura eletrónica ou vá à sua área de cliente EDP
    2. Aceda a pagamentos e faturas
    3. Selecione a opção "Open Banking"
    4. Adicione o seu banco e clique em "Pagar"
    5. Irá abrir uma nova página para efetuar o pagamento no seu banco indicado, caso não a visualize por favor carregue no link “Clique aqui”
    6. Confirme os dados de pagamento e clique em "Aceitar"
    7. Será reencaminhado para o homebanking da entidade bancária que selecionou onde deve autenticar-se e autorizar o pagamento

    O que acontece se quiser cancelar?

    É possível proceder ao cancelamento do pagamento da sua fatura mesmo que já tenha feito login no seu homebanking, para isso clique em “Cancelar” no ecrã de confirmação de pagamento. Caso ainda não feito login no seu homebanking, mas pretenda cancelar, deve, na sua área de cliente EDP Zero, clicar em “Cancelar” no ecrã de confirmação de dados de pagamento.

    O que acontece se o pagamento falhar?

    Podem existir falhas quando a sua conta bancária não tem valor suficiente em saldo para realizar o pagamento, ou rejeitou o pagamento e, neste caso, irá visualizar a mensagem de rejeição. Pode também não efetuar nenhuma ação no seu homebanking, ou seja, não aceita nem rejeita o pagamento, e fazer um novo pedido, uma vez que o pedido de pagamento anterior irá expirar num período de 20 minutos.

    Quais os bancos aderentes?

    Atualmente, existem 6 bancos aderentes, em Portugal, a esta nova forma de pagamento: ActivoBank; Banco BPI; Banco Santander; Bankinter; Millennium BCP e Novo Banco.

    Como mudar o banco usado para efetuar o pagamento?

    Para alterar o banco que quer usar para efetuar o pagamento deve:

    1. Selecionar a opção "Open Banking"
    2. Clicar em “Gerir bancos”
    3. Adicionar o seu novo banco
    4. Prosseguir com o pagamento

    Como é que posso confirmar se o pagamento foi realizado com sucesso?

    Caso o pagamento seja autorizado e realizado com sucesso, será reencaminhado para a sua área de cliente, onde irá visualizar a notificação de “Pagamento efetuado com sucesso” e no campo “A Pagar” o valor de 00,00€.

    O que acontece se o meu banco não estiver na lista de bancos disponíveis?

    Se o seu banco não estiver na lista de bancos disponíveis não irá conseguir realizar o pagamento através deste meio.

    Quais são as credenciais de acesso ao meu homebanking?

    Para realizar o pagamento irá ser reencaminhado para o seu homebanking onde terá de se autenticar. As credencias de acesso são as mesmas que usa normalmente para se autenticar no seu homebanking.

    Existem custos associados a este método de pagamento?

    Considerando que se trata de uma transferência, este método de pagamento pode ter custos associados, dependendo do seu banco. Quando estiver a concluir o pagamento no seu homebanking poderá confirmar se existem custos associados à transação. Adicionalmente, sugere-se que valide previamente junto do seu banco se a sua tipologia de conta prevê custos associados a transferências.

    Porque razão fui encaminhado para uma página da "Token.io"?

    A Token.io é uma entidade terceira responsável pela prestação do serviço de pagamento. Esta empresa é autorizada pela Autoridade de Conduta Financeira, de acordo com o Regulamento de Serviços de Pagamento de 2017, para a prestação do serviço de início de pagamento, garantindo todos os critérios de segurança e confidencialidade.

    É a Token.io que faz a ligação entre a área de cliente EDP e o homebanking do banco escolhido para concluir o pagamento. Esta página da Token.io serve para obter o seu consentimento do pedido de pagamento para que possa posteriormente ser reencaminhado para o seu homebanking.

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