Quando tudo muda tudo ajuda

Quando tudo muda tudo ajuda

Gestos simples podem fazer a diferença

A eficiência energética passa pela utilização da energia da forma mais racional (económica) possível, sem prejuízo do nível de conforto ou da qualidade de vida. Trata-se essencialmente de evitar o desperdício de energia e pode ser alcançada através da alteração de alguns comportamentos e da utilização de equipamentos que consumam menos energia.

Os principais benefícios da eficiência energética são a poupança na fatura de energia e a melhoria do meio ambiente.

Banhos económicos
Evite banhos de imersão e aposte em duches rápidos (menos de 10 minutos). Pode representar uma diminuição de cerca de 5% na fatura de gás natural.

Economizar água
Ao colocar redutores de caudal nas torneiras pode poupar até cerca de 50% do consumo de água e cerca de 30% do consumo de energia.

Temperatura do esquentador
Regule a temperatura da água do esquentador / caldeira em função da estação do ano: de verão mantenha-a baixa (55-60ºC) e de inverno mais alta (65-70ºC). Gastará a energia necessária para aquecer a água e evitará misturar com a fria, poupando água.

Equipamento adequado
Escolha um equipamento de aquecimento de água adequado às necessidades da sua família (habitualmente 40 litros diários por pessoa) e instale-o o mais perto possível dos principais pontos de consumo.

 

Programas ECO
Utilize os programas económicos dos seus eletrodomésticos que têm ciclos mais longos, mais demorados, mas que não necessitam de tanta energia como os outros programas. Pode poupar cerca de 20% no consumo de eletrodomésticos com os programas ECO.

Lavar roupa
Utilize temperaturas baixas na máquina de lavar roupa. 80 a 90% do consumo da máquina de lavar deve-se ao aquecimento da água. Ao reduzir a temperatura de lavagem pode economizar até 20% do consumo.

Temperatura do frigorífico
Regule o termostato conforme as necessidades e época do ano: entre 3ºC e 5ºC para o frigorífico e entre -18ºC e -15ºC para o congelador.

Ajustar inclinação do frigorífico
Ajuste ligeiramente inclinação do frigorífico. Esta medida vai permitir que as portas fechem com maior facilidade.

Eficiência a cozinhar
Depois da água começar a ferver, diminua a chama do fogão, uma vez que a temperatura não irá aumentar e estará a desperdiçar energia.

Ventilar a casa no verão
No verão feche as portadas, estores ou cortinas durante as horas mais quentes do dia. Durante a noite, opte por ventilar e arrefecer a casa gratuitamente.

Pintar as paredes com cores claras
Paredes, tetos e pavimentos de cores claras favorecem a reflexão da luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Ao realizar pinturas de interiores opte por estas cores.

Verificar calafetagem
Verifique a calafetagem das portas e janelas e evite a sua abertura por períodos prolongados. Esta medida permite poupar até 5% do consumo de energia.

 

Intensidade da iluminação
Diminua a intensidade da iluminação do ecrã do seu portátil, tablet e telemóvel para poupar energia e prolongar o tempo de vida útil da bateria.

Baixo consumo em stand-by
Considere o consumo do equipamento na decisão da compra e procure também informar-se sobre o seu consumo em stand-by.

Eliminar consumo stand-by
Elimine o consumo em stand-by dos aparelhos que não está a utilizar e pode poupar até 5% da sua fatura de energia.

Desligar o computar automaticamente
Programe as definições do computador para, após período de tempo sem utilização, se desligar automaticamente (modo de hibernação).

 

Veja a distribuição do consumo de energia em casa por tipo de utilização

Em 2020, a maior parte do consumo doméstico de energia foi na “Cozinha”, incluindo os consumos dos seguintes equipamentos: fogão com forno, placa, lareira, fogareiro / grelhador / churrasqueira (não elétrico) e forno independente.

Os “Equipamentos elétricos” foram a terceira maior parcela de consumo, incluem os consumos dos seguintes equipamentos: robot de cozinha, fogareiro / grelhador / churrasqueira (elétrico), micro-ondas, exaustor / extrator, frigorífico (com e sem congelador), combinado, arca congeladora, máquina de lavar loiça, máquina de lavar e secar roupa, máquina de secar roupa e máquina de lavar roupa, aspirador, aspiração central, ferro de engomar, máquina de engomar, desumidificador, televisão, box, rádio, aparelhagem, leitor de DVD, computador / portátil e impressora.

Fonte INE/DGEG/ADENE - Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico (2020)

Outras formas de se tornar mais eficiente

Cozinha com frigorífico elétrico
Casa eficiente 3 junho 2024

Sabe quanto pode poupar com uma casa eficiente?

A evolução tecnológica já permite controlar com mais rigor os consumos elétricos e reduzi-los. Saiba quanto pode poupar em cada

Ver Mais

Pai e filho a brincar espreitam por uma caixa de papel
Casa eficiente 22 agosto 2022

Como poupar em casa e reduzir despesas?

Conheça seis regras que pode pôr em prática em sua casa para evitar o desperdício.

Ver Mais

Aplicação de controlo de iluminação
Casa eficiente 1 março 2022

Casa eficiente e 100% elétrica: é possível?

Saiba aqui como tornar a sua casa 100% elétrica, com equipamentos mais eficientes, usando apenas energias renováveis.

Ver Mais