Quando tudo muda tudo ajuda

Quando tudo muda tudo ajuda

Gestos simples podem fazer a diferença

O que é a eficiência energética?

A eficiência energética passa pela utilização da energia da forma mais racional (económica) possível, sem prejuízo do nível de conforto ou da qualidade de vida. Trata-se essencialmente de evitar o desperdício de energia e pode ser alcançada através da alteração de alguns comportamentos e da utilização de equipamentos que consumam menos energia.

Os principais benefícios da eficiência energética são a poupança na fatura de energia e a melhoria do meio ambiente.

Águas quentes

Banhos económicos
Evite banhos de imersão e aposte em duches rápidos (menos de 10 minutos). Pode representar uma diminuição de cerca de 5% na fatura de gás natural.

Economizar água
Ao colocar redutores de caudal nas torneiras pode poupar até cerca de 50% do consumo de água e cerca de 30% do consumo de energia.

Temperatura do esquentador
Regule a temperatura da água do esquentador / caldeira em função da estação do ano: de verão mantenha-a baixa (55-60ºC) e de inverno mais alta (65-70ºC). Gastará a energia necessária para aquecer a água e evitará misturar com a fria, poupando água.

Equipamento adequado
Escolha um equipamento de aquecimento de água adequado às necessidades da sua família (habitualmente 40 litros diários por pessoa) e instale-o o mais perto possível dos principais pontos de consumo.

 

Eletrodomésticos

Programas ECO
Utilize os programas económicos dos seus eletrodomésticos que têm ciclos mais longos, mais demorados, mas que não necessitam de tanta energia como os outros programas. Pode poupar cerca de 20% no consumo de eletrodomésticos com os programas ECO.

Lavar roupa
Utilize temperaturas baixas na máquina de lavar roupa. 80 a 90% do consumo da máquina de lavar deve-se ao aquecimento da água. Ao reduzir a temperatura de lavagem pode economizar até 20% do consumo.

Temperatura do frigorífico
Regule o termostato conforme as necessidades e época do ano: entre 3ºC e 5ºC para o frigorífico e entre -18ºC e -15ºC para o congelador.

Ajustar inclinação do frigorífico
Ajuste ligeiramente inclinação do frigorífico. Esta medida vai permitir que as portas fechem com maior facilidade.

Casa

Eficiência a cozinhar
Depois da água começar a ferver, diminua a chama do fogão, uma vez que a temperatura não irá aumentar e estará a desperdiçar energia.

Ventilar a casa no verão
No verão feche as portadas, estores ou cortinas durante as horas mais quentes do dia. Durante a noite, opte por ventilar e arrefecer a casa gratuitamente.

Pintar as paredes com cores claras
Paredes, tetos e pavimentos de cores claras favorecem a reflexão da luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Ao realizar pinturas de interiores opte por estas cores.

Verificar calafetagem
Verifique a calafetagem das portas e janelas e evite a sua abertura por períodos prolongados. Esta medida permite poupar até 5% do consumo de energia.

 

Informática

Intensidade da iluminação
Diminua a intensidade da iluminação do ecrã do seu portátil, tablet e telemóvel para poupar energia e prolongar o tempo de vida útil da bateria.

Baixo consumo em stand-by
Considere o consumo do equipamento na decisão da compra e procure também informar-se sobre o seu consumo em stand-by.

Eliminar consumo stand-by
Elimine o consumo em stand-by dos aparelhos que não está a utilizar e pode poupar até 5% da sua fatura de energia.

Desligar o computar automaticamente
Programe as definições do computador para, após período de tempo sem utilização, se desligar automaticamente (modo de hibernação).

 

Sabe onde consome mais energia em casa?

Veja a distribuição do consumo de energia em casa por tipo de utilização

Em 2020, a maior parte do consumo doméstico de energia foi na “Cozinha”, incluindo os consumos dos seguintes equipamentos: fogão com forno, placa, lareira, fogareiro / grelhador / churrasqueira (não elétrico) e forno independente.

Os “Equipamentos elétricos” foram a terceira maior parcela de consumo, incluem os consumos dos seguintes equipamentos: robot de cozinha, fogareiro / grelhador / churrasqueira (elétrico), micro-ondas, exaustor / extrator, frigorífico (com e sem congelador), combinado, arca congeladora, máquina de lavar loiça, máquina de lavar e secar roupa, máquina de secar roupa e máquina de lavar roupa, aspirador, aspiração central, ferro de engomar, máquina de engomar, desumidificador, televisão, box, rádio, aparelhagem, leitor de DVD, computador / portátil e impressora.

Fonte INE/DGEG/ADENE - Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico (2020)

Sabe onde consome mais energia em casa?

Faça parte da transição energética

Cerca de 74% da energia que utiliza é de fontes renováveis. Vamos chegar aos 100% até 2030?

Rumo às renováveis

Rumo às renováveis

Ao optar pelo fornecimento exclusivo de eletricidade, e dispensar o gás, está a garantir que os seus consumos em casa provêm maioritariamente de fontes renováveis.

Por um céu mais azul

Por um céu mais azul

Queremos um futuro com zero emissões de CO2, por isso, estamos a aumentar a potência da energia solar instalada para 7GW até 2030.

Poupança energética

Poupança energética

Aposte em equipamentos de classe energética A ou B – descubra as promoções na loja EDP e renove os seus eletrodomésticos a pensar no futuro.