Pode parecer a atividade doméstica mais simples e sem segredos do mundo, mas até para lavar a loiça há vários truques que pode pôr em prática, não só para deixar os seus pratos a brilhar como para poupar nas contas no fim do mês. Afinal, qual a forma mais eficaz de lavar a loiça? Siga estas dicas para ter pratos mais brilhantes e uma carteira mais cheia.

 

1. Evite a pré-lavagem desnecessária
A rotina está instalada. Levantar a mesa, passar os pratos, travessas e talheres por água e pô-los na máquina. Certo? Errado. Evite este gesto e aposte em raspar bem os restos e excesso de comida para o caixote do lixo, caso faça uma máquina de seguida. Pode parecer pouco, mas esta pequena mudança vai fazê-lo poupar muitos litros de água no final do ano, o que não só é bom para o ambiente como também para a sua carteira. Se não fizer uma máquina de seguida opte por uma pré-lavagem rápida, para evitar a acumulação de restos de comida que podem ser mais difíceis de lavar.


2. Ponha a máquina a funcionar apenas quando estiver cheia
É tentador pôr a máquina de lavar a loiça a funcionar quando ainda está meio-cheia, sobretudo quando a família é pequena e parece que demora uma eternidade a encher. Mas a verdade é que se o evitar vai poupar bastante dinheiro no fim do mês, seja na conta da água, seja na conta da eletricidade. Mesmo que use o programa meia máquina vai sempre fazer mais máquinas do que se esperar para a encher. Caso se preocupe com a eficácia da lavagem numa máquina cheia, junte um pouco de abrilhantador: é o suficiente para fazer os seus pratos brilharem. E deixe sempre uma pequena margem para a boa circulação de água e detergente. Opte, sempre que possível, por programas económicos.


3. Maximize o seu tarifário
Caso tenha tarifa bi-horária ou tri-horária certifique-se que coloca a máquina de lavar loiça a funcionar no horário mais económico para si. Descubra aqui se a opção horária do seu tarifário é a melhor para si. Programe a sua máquina para iniciar a lavagem num horário mais conveniente.


4. Escolha uma máquina eficiente
As máquinas de lavar a loiça mais recentes utilizam, no geral, muito menos água num ciclo de lavagem que as mais antigas. Se vai comprar uma máquina nova, certifique-se de que é a escolha mais eficiente e económica para si. Se não estava a pensar trocar, faça as contas. Talvez se surpreenda com o que pode poupar mensalmente caso a sua máquina já tenha uns bons anos. Conheça aqui as máquinas de lavar loiça mais eficientes das melhores marcas que pode pagar em 24 meses sem juros.

 

5. Não se esqueça de ler o manual de instruções
Pense bem: quando comprou a máquina dedicou algum tempo à leitura do livro de instruções? Provavelmente não. Parece muito simples escolher um programa e colocar a máquina a funcionar. Mas a verdade é que uns minutos podem significar uma otimização da máquina e garantir uma lavagem mais eficaz, aliada a uma maior poupança. Não custa tentar.

 

6. Arrume a loiça na máquina de forma eficiente
Cada pessoa tem a sua forma de arrumar a loiça na máquina e não são poucas as discussões que os vários métodos podem causar no seio familiar. Mas há algo que parece ser consensual: pratos em baixo, copos em cima. Mas atenção: se os copos forem muito altos podem ter que ser colocados na prateleira de baixo. E o pé deve sempre ficar virado para cima. Há máquinas de loiça que têm acessórios específicos para copos de vinho. Confirme se é o caso da sua. Os pratos maiores devem ser arrumados juntos para uma melhor circulação da água. Coloque-os na parte de trás da máquina. Utensílios de cozinha maiores que talheres normais devem ser colocados na prateleira de cima. E atenção às tigelas: não as empilhe porque vai dificultar não só a sua lavagem como a do resto da loiça. Ponha-as viradas para baixo, lado a lado.


7.  Evite lavar a loiça à mão
Por vezes pode parecer mais simples e rápido mas a verdade é que não é mais económico. Claro que se tiver apenas um prato para lavar o melhor é fazê-lo à mão, mas em quantidades maiores convém fazê-lo na máquina. As máquinas atuais gastam pouca água e garantem uma boa eficácia na lavagem. Claro que não estamos a falar de fazer máquinas quase vazias mas na hora de lavar à mão pense bem: não pode mesmo esperar para ter essa loiça limpa? Para uma família pequena o que mais compensa é mesmo juntar a loiça de várias refeições numa única máquina. Não só poupa dinheiro, como poupa o ambiente. Se ainda lava a loiça à mão, descubra algumas das melhores máquinas de lavar loiça que lhe farão poupar tempo e dinheiro.