Cuidados a ter para prolongar a vida dos seus eletrodomésticos

Contamos sempre com o bom funcionamento dos nossos eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos. Afinal, não há pior do que chegar a casa, depois de um dia de trabalho, e descobrir que a televisão não liga, que o ar condicionado não funciona ou que o frigorifico está estragado. O que fazer para minimizar ao máximo estes incómodos? Haverá alguma forma de tornar a nossa casa mais eficaz e resistente a avarias? A resposta é simples: sim, há! Siga estas dicas para garantir que está a fazer uma utilização ótima dos seus equipamentos.

1. Leia sempre o manual de instruções dos seus aparelhos

Para garantir que funcionam na perfeição nada como saber exatamente como lidar com os aparelhos que tem em sua casa. Leia sempre o manual de instruções dos seus eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos para garantir que os está a usar da melhor forma e prevenir avarias por utilização incorreta. Há sempre uma lista de precauções especiais para cada um. Esteja atento.

2. Faça uma boa manutenção dos eletrodomésticos

Certifique-se que os filtros estão limpos, que não há resíduos e que as fichas elétricas estão em perfeitas condições - isso inclui, por exemplo, não ter emendas feitas com fita cola em zonas em que possam estar descarnadas. E vá mudando as borrachas de vedação à medida que se vão desgastando, pois são elas que garantem a eficiência do aparelho em causa. Mas saiba que, para cada eletrodoméstico, há dicas específicas.

avarias em eletrodomesticos secundaria

Frigorífico:

  • Abra as portas o menor número de vezes possível, faça tudo numa mesma abertura. Cada vez que abre as portas entra calor e o frigorifico tem de trabalhar mais para compensar, o que acaba por gerar ineficiências.
  • Não baixe muito a temperatura do frigorífico para que o aparelho não tenha de trabalhar em excesso. Opte antes por definir a temperatura de acordo com as suas necessidades mais comuns.
  • Não coloque muitos alimentos de uma só vez nem alimentos quentes, para que o frigorífico não trabalhe em excesso.
  • Garanta que o furo para escoar a água usada na refrigeração está limpo e desobstruído.
  • Tenha atenção aos vedantes das portas, mantenha-os limpos, em bom estado de conservação e substitua-os sempre que necessário.

Congelador:

  • Faça regularmente uma descongelação e limpeza para evitar a acumulação de gelo, que origina gastos adicionais de energia.
  • Certifique-se de que o congelador não está perto de uma fonte de calor, já que assim irá obrigá-lo a um esforço adicional para conseguir congelar os alimentos, o que irá provocar um maior consumo de energia.
  • Tal como no frigorífico, abra as portas o menor número de vezes possível e durante o menor tempo possível, para garantir que não entra calor e que não se geram ineficiências energéticas.

Forno:

  • Cuidado com os detergentes para a limpeza do forno. Use-os apenas quando for necessário pois, como normalmente são muito abrasivos, podem danificar o interior do seu forno. Para lavagens regulares, use um detergente normal.
  • Evite limpezas automáticas por sistema, exceto quando já existe sujidade acumulada.
  • Não se esqueça de verificar o estado das borrachas vedantes, mantenha-as limpas e substitua-as quando já não estiverem a vedar bem.
  • Não esteja sempre a abrir a porta do forno quando em funcionamento.
  • A libertação de calor para o exterior, obriga a um esforço adicional do motor para que o forno volte a atingir a temperatura programada.

Máquina de lavar roupa:

  • Mantenha a gaveta do detergente sempre limpa, pois o detergente ali acumulado deteriora o interior da máquina.
  • Tnha sempre atenção ao filtro - é aí que se acumulam as coisas que deixamos nos bolsos, como moedas ou botões que caem das camisas, e até os restos de tecido que se libertam com a lavagem.
  • Utilize sacos para as peças de roupa de pequena dimensão para evitar que estas entrem para o interior da máquina e a bloqueiem.
  • Não faça máquinas demasiado cheias: o excesso de peso pode danificar a máquina.
  • Mantenha a máquina de lavar roupa lavada, há detergentes específicos para a sua limpeza.

Aspirador:

  • Mantenha os filtros limpos, lavando-os e retirando os resíduos e pó acumulados.
  • Troque regularmente os sacos, não colocando o aspirador a funcionar com sacos cheios. Se o seu aspirador não for de saco, esvazie e limpe regularmente o depósito. Se for a água, a limpeza regular dos filtros e do recipiente é essencial.

Televisão:

Evite colocar a sua televisão em standby por longos períodos de tempo. Nesses casos, opte por desligá-la da ficha para que possa poupar energia e permitir que o aparelho descanse.

3. Chame um técnico especializado

Apesar de todos os cuidados, as avarias podem acontecer. E quando assim for, chame um técnico especializado, garantindo que o estrago é devidamente identificado e arranjado.

Ao escolher um Pack Living, tem ao seu dispor uma rede de técnicos qualificados que lhe prestam assistência técnica, garantem a segurança de sua casa e o ajudam a poupar. Os Packs Living incluem assistência técnica, copagamento de peças e check-up à sua casa, com um plafond de reparações anual para avarias de instalações de gás e eletricidade, avarias de equipamentos (como fogões, esquentadores, máquinas de lavar, ou exaustores) e serviços urgentes 24 horas por dia, 365 dias por ano (para reparações urgentes, como vidros partidos ou fechaduras).