Os contadores inteligentes (smart meters) são uma nova geração de contadores que o ajudam a poupar energia, tempo e dinheiro. Para ter estes benefícios, os contadores inteligentes têm que estar em telecontagem, isto é, permitir uma comunicação automática e remota entre os contadores e o operador de rede de distribuição. Dessa forma, não precisa de comunicar mais leituras e será faturado de acordo com o seu consumo real.
O operador de rede de distribuição está já a instalar contadores inteligentes por todo o país. Até 2021 é expectável que 63% dos clientes residenciais tenham um contador inteligente em sua casa. Assim, se ainda não têm um contador inteligente, deverá aguardar o contacto do operador de rede de distribuição para a substituição do seu contador.
Apenas os contadores inteligentes em telecontagem comunicam leituras de forma automática e permitem operações remotas como a alteração de potência contratada ou a alteração de tarifa de energia. Até ser notificado pelo operador de rede de distribuição de que o seu contador inteligente se encontra em telecontagem, deve continuar a comunicar leituras e a facultar o acesso ao leitor.
O que ganha com um contador inteligente
Processo de instalação
1
Aviso de instalação
Operador de rede de distribuição comunica a intenção de substituir o contador.
2
Agendamento
Agendamos a substituição do equipamento.
3
Instalação
Visita do técnico para instalação do contador inteligente e explicação das suas funcionalidades
4
Confirmação
Recebe a confirmação da entrada do seu contador em telecontagem.