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Colaboradores

Promovemos segurança, bem-estar e crescimento pessoal.
Pautamo-nos pela ética, pela integridade e pelo profissionalismo.

Como nos relacionamos
 

Assumimos, ao mais alto nível, um conjunto de compromissos, dando destaque às pessoas que constituem a grande equipa EDP: 

> Aliamos uma conduta ética e de rigor profissional ao entusiasmo e iniciativa, valorizando o trabalho em equipa;

> Promovemos o desenvolvimento das competências e o mérito;

> Acreditamos que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para sermos bem sucedidos.

O relacionamento com todos os trabalhadores assume múltiplas formas e funções, procurando conhecer em profundidade as expectativas de cada um e promovendo acções de melhoria contínua, por forma a corresponder a tais expectativas.

 


Canais existentes


>
 Comissões de Trabalhadores, que reúnem periodicamente com o Conselho de Administração; 

> Estão constituídas Comissões de Prevenção e Segurança;

> O processo de avaliação de desempenho inclui reuniões de feedback, onde cada colaborador pode manifestar as suas preocupações concretas;

> Na Intranet EDP está disponível uma área específica de gestão de pessoas;


> Dinamizamos um conjunto de ferramentas de comunicação interna, onde são descritos os processos, os programas e as iniciativas que desenvolvemos em prol de uma gestão eficaz, transparente e inovadora;

> Promovemos encontros anuais entre o Conselho de Administração e todos os colaboradores; 

> Está disponível, através da intranet, uma linha directa de acesso ao presidente, para que todos os colaboradores possam emitir a sua opinião directamente ao Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP; 

> Está disponível um canal de ética, onde podem ser apresentadas reclamações e colocadas questões ao Provedor de Ética, que as reencaminhará ao Comité de Ética e acompanhará os processos até ao seu encerramento, estabelecendo, sempre que necessário, a ponte com o reclamante;

É realizado um inquérito de satisfação bianual que visa o desenvolvimento de Planos de Ação que assegurem melhorias contínuas futuras;

> Canal para Comunicação de Irregularidades. Este mecanismo, gerido pela Comissão de Auditoria da EDP, pretende assegurar aos colaboradores do Grupo um canal de comunicação que lhes permita relatar à Comissão, de forma direta, anónima e confidencial, qualquer prática de duvidosa legalidade ou que constitua uma irregularidade contabilística e/ou financeira. Pretende garantir-se a deteção precoce de situações irregulares que poderiam causar danos ao Grupo, aos seus colaboradores, clientes, e accionistas.

 

 

O que nos dizem
 

> Em 2011, 87,9% dos colaboradores responderam ao inquérito de satisfação que abrange todos os colaboradores de todas as geografias. O índice de satisfação global registou 81,1 pontos, numa escala máxima de 100.




> Em 2012, os temas de maior relevância para os colaboradores foram:

> Desenvolvimento de carreira e qualificação;

> Realização profissional;

> Remuneração apropriada, reconhecimento e igualdade de oportunidades;

> Saúde e segurança no trabalho;

> Ética  no local de trabalho;

> Conciliação Casa / Trabalho

 

 

 

Como respondemos


> Realizamos encontros anuais, contemplando apresentações por elementos do Conselho de Administração para cada uma das temáticas consideradas de maior importância para os colaboradores.

> Realizámos, em 2011, em Portugal, mais de 50 reuniões com sindicatos, de forma individual, e mais de 10 com todos os sindicatos presentes. Durante este ano, não se verificou qualquer tipo de conflito laboral por razões internas ao Grupo EDP.   

> Promovemos programas de conciliação da vida profissional e familiar.

Fomentamos a formação contínua, através da Universidade EDP, cujo objectivo é promover uma cultura de aprendizagem e alinhamento entre formação e estratégia de negócios, através da criação de escolas de negócio e escolas transversais. Saiba mais aqui, na Área de Recursos Humanos.


> Garantimos um sistema de avaliação de desempenho e competência que visa desenvolver o capital humano de acordo com as necessidades do negócio.


> Implementámos um processo de Avaliação do Potencial e Desempenho que visa estimular comportamentos maximizadores de produtividade, de responsabilidade, participação e desenvolvimento dos colaboradores, atribuindo a cada pessoa um papel indispensável para alcançar objetivos globais, assim valorizando o contributo individual. Reconhecendo o potencial existente em cada indivíduo, esta ferramenta permite reconhecer o desempenho, recompensar o mérito e orientar as oportunidades de carreira.


> Definimos um Plano de Formação para cada colaborador, partindo de um diagnóstico das necessidades, evidenciado aquando do processo de avaliação de potencial.

> Temos um Plano de formação e sensibilização de líderes, a par de um Programa de tutoria. Este último visa identificar e desenvolver jovens capazes de acompanhar o crescimento e as tendências do negócio, proporcionando o crescimento pessoal e profissional.
 
  
Disponibilizamos serviços de saúde e outros benefícios sociais para o colaborador e respetivo agregado familiar.
 
Promovemos a ética como valor fundamental da empresa, através da manutenção de um conjunto de instrumentos, dos quais se destacam um canal de comunicação com o Provedor de Ética e a formação em ética, sob o lema "Somos o que fazemos”. Consulte aqui.
 
> Partilhamos os valores, a missão e os compromissos do Grupo nos 13 países onde atuamos e com os nossos mais de 12.000 colaboradores de 29 nacionalidades.

> Promovemos uma política de mobilidade intra-empresa, inter-empresa e geográfica/internacional, que poderá resultar da iniciativa do Grupo EDP ou do próprio colaborador. Em 2011, foram envolvidos 837 colaboradores.
 
> Apoiamos organizações de trabalhadores com fins recreativos, culturais e sociais, num valor que atingiu os 1,3 M€.
 

 

 

Relatório Social 2012

/pt/sustentabilidade/PublicacoesRelatorios/EDPDocuments/Relatorio_Social_2012_PT.pdf(1,63 Mb) 
Relatório Social 2011 Relatório Social 2011

/pt/aedp/sobreaedp/recursoshumanos/Rel_social/EDPDocuments/RelSocial_PT_11.pdf(2,93 Mb) 
/pt/investidores/publicacoes/relatorioecontas/IMG_RC/RC2010.jpg Relatório Social 2010

/pt/sustentabilidade/PublicacoesRelatorios/EDPDocuments/RelSocial_EDP%2710.pdf(1,80 Mb) 
/pt/investidores/publicacoes/relatorioecontas/IMG_RC/RelatorioEDP2009_PT.jpg Relatório Social 2009

/pt/aedp/sobreaedp/recursoshumanos/Rel_social/EDPDocuments/RelSocial_EDP09_18AGO.pdf(2,05 Mb) 
/pt/investidores/publicacoes/relatorioecontas/IMG_RC/RC2008_INS.gif Relatório Social 2008

/pt/aedp/sobreaedp/recursoshumanos/Rel_social/EDPDocuments/RelatorioSocial2008.pdf(2,63 Mb) 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.