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Abordagem Estratégica

A EDP acredita que o envolvimento dos seus stakeholders no modelo de governação é mais do que a explicitação de uma boa prática empresarial – cria e reparte valor para todas as partes interessadas, e portanto contribui para uma sociedade mais coesa, e constitui uma alavanca de competitividade com impacto no desempenho da própria empresa.

A estratégia de Gestão de Stakeholders do Grupo EDP tem como objetivos:

Fortalecer a relação de confiança, transparência e proximidade que o Grupo EDP estabelece e pretende manter com todos os seus stakeholders;

Alinhar a complexidade da gestão dos stakeholders com a estratégia do Grupo EDP;

> Identificar, explorar e/ou desenvolver novas oportunidades de criação de valor, quer através do diálogo com as várias áreas e unidades de negócio do Grupo EDP, quer através da dinamização de projetos transversais com os stakeholders;

> Melhorar a perceção da sociedade face ao Grupo EDP; 

> Aprofundar o conhecimento do meio onde o Grupo opera e assegurar um maior controlo e minimização dos diferentes riscos do negócio.


Para alcançar os objetivos propostos, a estratégia de envolvimento de stakeholders do Grupo EDP divide-se em cinco vetores de atuação:

Identificação e mapeamento de stakeholders:
O processo de identificação das partes interessadas resulta de duas abordagens distintas e complementares: Relevância para a empresa, baseada no controlo e minimização dos diferentes riscos do negócio, nomeadamente reputacionais, operacionais, regulatórios e comerciais; Avaliação dos impactes que a atividade desenvolvida pela empresa tem em segmentos específicos, aferida com base em auscultações locais e, complementarmente, a partir de contactos de iniciativa externa.

Auscultação de stakeholders e Análise de Temas Relevantes:
A determinação dos assuntos materiais da EDP decorreu, em 2013, com base na metodologia da Accountability que garante uma análise clara e equilibrada da informação recolhida quer internamente, quer pelos canais de auscultação dos diferentes stakeholders.
 
Estratégia de resposta da EDP aos temas identificados:
As respostas aos temas identificados pelos stakeholders são construídas depois de ouvir, identificar e gerir as suas expectativas, de forma a poder desenvolver estratégias de comunicação direcionadas, que permitam antecipar temas críticos e começar hoje a preparar o amanhã.

Alinhamento global das respostas aos stakeholders com a estratégia e objetivos do Grupo:
A Direção de Relações Institucionais e Stakeholders do Grupo EDP garante o fluxo de informação e comunicação das mensagens estratégicas, de forma coordenada e estruturada, atuando em conjunto, e de forma articulada, com as diferentes Unidades de Negócio e Direções do Centro Corporativo, potenciando assim a eficácia do relacionamento estratégico com os diferentes stakeholders do Grupo EDP. 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.