sustentabilidade > I&D + Inovação > I&D + Inovação

I&D + Inovação

Na EDP, a área de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) está alinhada com os seus pilares estratégicos: Crescimento Orientado, desenvolvendo projectos que contribuam para os planos de crescimento sustentado da EDP; Eficiência Superior, procurando soluções que permitam aumentar a eficiência dos processos produtivos; Risco Controlado, desenvolvendo projectos que permitam mitigar a exposição da EDP a riscos, nomeadamente de regulação, ambientais e de negócio.
 

A EDP aposta nas seguintes áreas estratégicas de inovação:

Ver mais...Energias renováveis (offshore: eólico e ondas; solar)

Ver mais...Mobilidade Eléctrica

Ver mais...Eficiência Energética

Ver mais...Novas tecnologias de distribuição de energia (“smart grids” e “micro grids”)

Ver mais...Produção de energia (geração limpa e captura e sequestro de CO2)

Ver mais...Mercados e Serviços de Valor Acrescentado – “marketing”

Ver mais...Tecnologias de Informação – “webização” do negócio

A EDP Inovação promove inovação criadora de valor no Grupo EDP. É a empresa do Grupo que acompanha e promove as evoluções, pilotos e adopções das novas tecnologias com diferentes parceiros internos e externos em diferentes áreas e geografias que permitem ao Grupo EDP acelerar a massificação de tecnologias e práticas de gestão da procura quer activas quer passivas.
 
A EDP Ventures foi criada como instrumento para reforçar a estratégia de inovação aberta que o Grupo prossegue. A EDP Ventures é uma sociedade gestora de participações sociais criada em Julho de 2008, que actua como holding para os investimentos da EDP Inovação na área de capital de risco. Foi estipulado como objectivo inicial a realização de 40 milhões de euros de compromissos de investimento em 4 anos. A gestão da EDP Ventures é efectuada pela EDP Inovação, com recurso a uma equipa composta por profissionais com skills financeiros e tecnológicos e em estreita articulação com as diferentes Unidades de Negócio do Grupo EDP, para que os investimentos realizados estejam alinhados com a estratégia do Grupo.

Estes investimentos permitirão ao Grupo o acesso às tecnologias mais inovadoras na área do “Clean Energy Technologies” podendo constituir-se como instrumento que permita a ligação de empresas nacionais com as empresas mais avançadas do Mundo nestas áreas.

Esta é também uma iniciativa inovadora em Portugal, uma vez que se trata do primeiro Fundo de Capital de Risco Corporativo no país.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.