Acesso à Energia

Energia e desenvolvimento são fatores indissociáveis. De todas as formas de exclusão, a elétrica é uma das mais significativas. Aproximadamente 1,3 mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade e cerca de 2,6 mil milhões de pessoas recorrem ainda a métodos tradicionais para cozinha baseados em biomassa.

A2E: Acesso à Energia


A ausência de serviços de energia fiáveis limita as atividades geradoras de rendimento e dificulta a prestação de serviços básicos, como saúde e educação. O acesso à energia é vital para o desenvolvimento social, prosperidade económica, sustentabilidade ambiental e para o alcançar dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos pela Organização das Nações Unidas.

Por ser uma utility elétrica de referência e pela sua vocação de abertura ao mundo, o Grupo EDP está empenhado em promover o Acesso à Energia (A2E – acrónimo de access to energy), nos países em desenvolvimento, concentrando-se em regiões e zonas rurais remotas sem ligação à rede elétrica, contribuindo para quebrar o seu ciclo de pobreza.

Assumindo a sustentabilidade como uma prioridade, e sendo o acesso à energia um dos pilares dos princípios do desenvolvimento sustentável do grupo, a EDP desenvolve Programas A2E, que disponibilizam o acesso à energia com base em soluções de energia renovável, principalmente solar, no sentido de contribuir para o desenvolvimento social, económico e ambiental das comunidades mais necessitadas.


 


Como seria viver sem energia?


A Agência de publicidade Leo Burnett produziu uma “brochura feita completamente sem energia”, para divulgar programas de Acesso à Energia da EDP. “Imagine como seria viver assim todos os dias”, pedem os criativos. Veja o vídeo do making of e conheça o resultado final.
 


Ver mais...Projetos A2E

Ver mais...Parcerias A2E


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.