Participações

A EDP integra diversas organizações que se debruçam sobre os temas da sustentabilidade nas suas diferentes vertentes: ambiental, económica e social.

A EDP reforça, assim, a sua intenção de prosseguir no caminho da sustentabilidade e compromete-se a apoiar as suas directrizes, não só agindo de acordo com elas, como promovendo a sua aplicação.

Portugal Economy Probe

Portugal Economy Probe é um projeto sem fins lucrativos que tem o objectivo de agregar num único website, toda a informação disponível sobre a economia portuguesa e o sistema financeiro. Esta iniciativa nasceu na sociedade civil portuguesa com o apoio de importantes instituições nacionais e, mais recentemente, com o alto patrocínio do Presidente da República de Portugal.

O projecto quer chegar a audiências internacionais como decisores nos mercados globais de capitais, investidores, académicos, jornalistas, opinion makers e todas os interessados na Europa e em Portugal.

ILO

ILO
A EDP exerce as suas actividades de acordo com as regulamentações ILO, em particular com a ILO Tripartite Declaration of Principles Concerning Multinational Enterprises and Social Policy.

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Declaração Universal dos Direitos do Homem


A EDP apoia a Declaração Universal dos Direitos do Homem e exerce a suas actividades em harmonia com as legislações nacionais e esta Declaração universal.

 

 

 

Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa

  
O Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa tem por objectivo investigar, criar e divulgar conhecimento sobre comunicação interna e identidade corporativa das empresas. A EDP faz parte do Conselho Assessor deste observatório, formado por empresas reconhecidas pela experiência na comunicação interna e aberto a todas as interessadas em debater a importância estratégica desta comunicação.

 

Conselho Empresarial de Cidadania

Fórum empresarial de difusão da responsabilidade social

Fundação Abrinq

Fundação Abrinq



Instituição sem fins lucrativos criada em 1990 com o objectivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.


 
 

CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento

CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento


Fundado em 1997, o CEBDS é uma associação de várias empresas brasileiras que tem como missão "Integrar os princípios e práticas do desenvolvimento sustentável no contexto de negócio, conciliando as dimensões económica, social e ambiental".
 

 

 

Findes - Federação das Indústrias do Espírito Santo

Findes - Federação das Indústrias do Espírito Santo

Federação de indústrias que tem como missão "representar e defender os interesses da indústria capixaba, para melhorar sua competitividade, buscando permanentemente o fortalecimento dos seus sindicatos, o estímulo ao empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo."
 

 

 

Instituto Abradee da Energia

Instituto Abradee da Energia


Associação privada de distribuidores de energia eléctrica sem fins lucrativos que tem por finalidade a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

 

 

 

Instituto Acende Brasil

Instituto Acende Brasil 



Associação privada de empresas do sector eléctrico sem fins lucrativos que desenvolve estudos e projectos que visam à promoção da transparência e da sustentabilidade do Sector Eléctrico Brasileiro.
 

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social 


A missão do Instituto Ethos é "Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir os seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa". O trabalho de orientação fornecido às empresas é voluntário e gratuito.

 

CERES

CERES


A EDP está em conformidade com as catorze acções definidas pela organização mundial de investidores e ambientalistas para o desenvolvimento sustentável "CERES" permitindo aos investidores e accionistas uma avliação da estratégia do GRupo em termos de alterações climáticas. climáticas.

 

 

LBG - London Benchmarking Group

LBG - London Benchmarking Group  



A EDP aderiu ao London Benchmarking Group em Abril de 2008, um grupo de trabalho constituído por 100 empresas com o objectivo de medir o retorno do investimento realizado em benefício da sociedade.

 

Energy Wisdom Programme

Energy Wisdom Programme 


O Energy Wisdom Programme é uma iniciativa voluntária liderada por empresas do sector eléctrico. Este Programa fornece uma plataforma para o sector eléctrico demonstrar a sua proactividade em matéria de desenvolvimento sustentável através da implementação de projectos de energias renováveis, eficiência energética, melhoria da distribuição de energia e redução de emissões de gases com efeito de estufa. A EDP participa neste programa através de diversas iniciativas
 

Sustainable Energy Europe

Sustainable Energy Europe

A EDP integra esta iniciativa da Comissão Europeia de promoção da eficiência energética no âmbito do Programa Intelligent Energy - Europe (2003-2006), que contribuirá para a obtenção dos objectivos nas renováveis, eficiência energética e transportes alternativos.

 

 

CIGRE - International Council on Large Electric Systems

CIGRE - International Council on Large Electric Systems 

A CIGRE (International Council on Large Electric Systems) é uma das Organizações líder em sistemas eléctricos, cobrindo áreas de expertise técnica, económica , ambiental, organisacional e regulatória.
Baseada em França desde 1921, tem como objectivos o desenvolvimento e a troca de conhecimento e informação entre especialistas de todos os países, no que diz respeito à produção e distribuição de energia eléctrica; a Criação de valor pela divulgação das melhores práticas e do estado-da-arte da tecnologia; e a divulgação ao decisores das posições da CIGRE na área da energia eléctrica.

 

 

GRI - Global Reporting Initiative

GRI - Global Reporting Initiative   A Global Reporting Initiative pretende que todas as organizações adoptem, como prática comum, a elaboração de relatórios que reportem a sua performance ao nível económico, ambiental e social.

Para tal, promove e desenvolve ferramentas que pretendem ajudar as organizações a elaborar os seus relatórios. Mais especificamente, desenvolveu um Relatório standardizado, passível de ser aplicado a qualquer organização, contendo os princípios e indicadores necessários para a elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade das organizações.

Para além deste, o GRI elabora ainda outros documentos, tais como os Protocolos Técnicos que ajudam as organizações a compreender e interpretar os dados do relatório standardizado acima referido; e os Suplementos de Sector, com informação mais pormenorizada sobre sectores de actividades mais específicos.

Cerca de 1000 organizações espalhadas por 60 países já aderiram a este modelo.

World Safety Declaration

WORLD SAFETY DECLARATION
A World Safety Declaration é um compromisso global para a promoção da segurança no trabalho e para o desenvolvimento de ideias que possam ser partilhadas e adoptadas por empresas de todo o mundo. Esta defende que os indivíduos e as organizações têm o direito e o dever moral de assumir o compromisso de melhorar as condições de segurança.

Esta declaração determina ainda que a segurança, quer nos locais de trabalho, quer em nossas casas, é um objectivo alcançável.

 

Elecpor

elecpor

A "Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico-ELECPOR" é uma associação empresarial de carácter sectorial, que tem por fim promover, representar e defender os interesses comuns das empresas eléctricas suas associadas. A ELECPOR pretende actuar como instrumento dessas empresas na elaboração e discussão das políticas, orientações e regulação do sector eléctrico português bem como interlocutor relativamente aos órgãos de decisão e regulação económica e social.

 

EURELECTRIC

EURELECTRIC  - union for the electricity industryA Union of the Electricity Industry - EURELECTRIC é uma associação profissional, criada em Dezembro de 1999, resultante da fusão entre a UNIPEDE e a EURELECTRIC. Esta representa os interesses comuns à indústria da electricidade ao nível europeu, assim como dos seus filiados e associados noutros continentes.

A sua missão é contribuir para o desenvolvimento e competitividade do sector da electricidade, assim como promover o papel de motor social da electricidade.

A maioria dos associados da EURELECTRIC são associações nacionais do sector eléctrico ou empresas líder neste sector em cada País. Sendo uma associação marcadamente europeia, a
Eurelectric tem, no entanto, associados provenientes de outros continentes.

 

Global Compact

Global CompactA Global Compact é uma iniciativa pessoal do ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que no seguimento do Fórum Económico de Davos, em Janeiro de 1999, desafiou a comunidade empresarial mundial a apoiar/subscrever nove princípios nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais e ambiente.

Esta iniciativa, de carácter voluntário, procura mobilizar a comunidade empresarial em torno do conceito de cidadania empresarial tornando-a parte activa nas soluções de alteração do processo de globalização. Centenas de empresas de todo o mundo participam activamente em parceria com outros actores sociais - em estruturas nacionais/regionais que apoiam a implementação destes nove princípios, promovem o desenvolvimento de projectos nas três grandes áreas e actuação e incentivam a adesão de novas empresas, ajudando à construção de uma economia global mais sustentável.

Conheça os 10 princípios do Global Compact.

BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

BSCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento SustentávelO BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2001 pela iniciativa das empresas Sonae, Cimpor e Soporcel, associadas ao WBCSD - World Business Council for Sustainable Development, em conjunto com mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional, com a missão de transpor para o plano nacional os princípios orientadores do WBCSD. A missão principal do BCSD Portugal é fazer com que a liderança empresarial seja catalizadora de uma mudança rumo ao Desenvolvimento Sustentável e promover nas empresas a eco-eficiência, a inovação e a responsabilidade social.

O BCSD Portugal é, desde a sua criação, membro da rede regional do WBCSD e conta actualmente com 83 membros.

 

World Business Council for Sustainable Development

World Business Council for Sustainable Development 


O World Business Council for Sustainable Development é a organização líder mundial na abordagem empresarial das temáticas do Desenvolvimento Sustentável, que congrega actualmente mais de 190 empresas líderes das suas áreas de negócio ao nível global (sendo actualmente membros as empresas portuguesas EDP, Sonae, Cimpor, Grupo Portucel Soporcel, e Millennium BCP), e uma rede de 59 organizações nacionais congéneres do BCSD Portugal, que representam mais de 2000 empresas, 12 milhões de colaboradores.

 

LCTPI - Low Carbon Technology Partnerships Initiative

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.