EDP adere à Global Compact

A EDP, de acordo com os seus Princípios de Desenvolvimento Sustentável, aderiu à Global Compact.

A Global Compact é uma iniciativa pessoal do ex-Secretário Geral das Nações Unidas, Sr. Kofi Annan, que, no seguimento do Fórum Económico de Davos, em janeiro de 1999, desafiou a comunidade empresarial mundial a apoiar/subscrever nove princípios nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais e ambiente.

Global Compact um compromisso assumido

Esta iniciativa, de caráter voluntário, procura mobilizar a comunidade empresarial em torno do conceito de cidadania empresarial tornando-a parte ativa nas soluções de alteração do processo de globalização. Centenas de empresas de todo o mundo participam ativamente em parceria com outros atores sociais - em estruturas nacionais/regionais onde apoiam a implementação destes dez princípios, promovem o desenvolvimento de projetos nas três grandes áreas e atuação e incentivam a adesão de novas empresas, ajudando à construção de uma economia global mais sustentável.
 

Ao aderir à Global Compact, a EDP reforça, assim, a sua intenção de prosseguir no caminho da sustentabilidade e compromete-se a apoiar estes princípios, não só agindo de acordo com eles, como promovendo a sua aplicação. 

A participação nesta iniciativa constitui a primeira ação enquadrada nos Princípios de Desenvolvimento Sustentável do Grupo EDP.


Direitos humanos

 

Princípio 1: Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos, proclamada internacionalmente, na sua esfera de influência. 
 
Princípio 2 : Garantir a não cumplicidade com abusos dos direitos humanos

 
Emprego

 

Princípio 3: Apoiar a liberdade de associação e o efetivo reconhecimento do acordo coletivo
 
Princípio 4 : Eliminação de todas as formas de trabalho forçado
 
Princípio 5 : Abolição efetiva do trabalho infantil
 
Princípio 6 : Eliminar a discriminação relativa ao emprego e ocupação

 
Ambiente

 

Princípio 7 : Apoiar o princípio da precaução, no que respeita aos desafios ambientais
 
Princípio 8 : Ter iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental
 
Princípio 9 : Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias limpas


Luta contra a corrupção

 

Princípio 10 : As organizações deverão desenvolver esforços no sentido de eliminar todas as formas de corrupção, extorsão e suborno
 

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.