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O que fazer em caso de interrupção Energia

Se ficar sem energia eléctrica, a primeira coisa que deve fazer é verificar se os seus vizinhos têm energia. Se a sua casa for a única sem energia, verifique no seu quadro eléctrico se o disjuntor edp ou algum dos disjuntores do quadro geral estão desligados. Se estiverem desligados volte a ligá-los. Depois de ligar todos os disjuntores, o que sucede?
a) Continua sem energia - Contacte a linha de avarias eléctricas 800 506 506 (chamada grátis 24h), indicando o código de identificação do local (CIL) e o nome do titular do contrato.
b) Os disjuntores voltam a disparar - Pode existir uma sobrecarga devido ao funcionamento simultâneo de demasiados equipamentos, ou pode existir uma avaria num dos aparelhos ou na instalação eléctrica.
 
Outras avarias:
 
Avaria ou sobrecarga num circuito eléctrico:
Desligue todos os disjuntores do quadro geral. Ligue o disjuntor edp. Só depois ligue os disjuntores do quadro geral um a um. Se, ao ligar algum disjuntor, este voltar a disparar ou até mesmo disparar o disjuntor edp, significa que é esse o circuito eléctrico que está na origem da avaria ou que está em sobrecarga.
 
Avaria no circuito eléctrico:
Desligue todos os aparelhos ligados ao circuito correspondente ao disjuntor que desliga. Volte a ligar o disjuntor que disparou e o disjuntor edp. Se este, ou estes, voltarem a disparar, a avaria
está localizada no seu circuito eléctrico. Deixe o disjuntor que disparou desligado, ligue de novo o disjuntor edp e providencie a reparação do circuito eléctrico.
 
Avaria do aparelho:
Ligue os aparelhos que desligou, um de cada vez. Se, ao ligar algum dos aparelhos, o disjuntor disparar, significa que é esse o aparelho que origina a avaria ou a sobrecarga eléctrica.
Mantenha todos os aparelhos desligados, volte a ligar o disjuntor parcial e o disjuntor edp. Ligue o aparelho que origina a avaria. Se o disjuntor disparar novamente, o aparelho está avariado. Deve providenciar a sua reparação. Se o disjuntor não disparar, trata-se de uma sobrecarga eléctrica.

 

Caso não exista energia na rua e vizinhança, não assuma que já temos conhecimento da interrupção, contacte-nos por favor para o 800 506 506, número grátis a funcionar 24 horas por dia.
Quando nos contactar por telefone, procure ter consigo uma factura de electricidade para facilmente conseguir identificar o seu CIL – código de identificação local e o nome que está no contrato. Esta informação facilitará o seu contacto com a assistente do apoio a clientes. Lembre-se de referir a hora a que se verificou a interrupção ou a hora a partir da qual ela foi percebida.
 

MUITO IMPORTANTE
Não se esqueça:


Proteja os seus aparelhos eléctricos 
Apague as luzes e desligue os aparelhos eléctricos e electrónicos (não deixe em  stand by  a TV, consolas de jogos, ar condicionados, aquecimentos, etc). Com estes cuidados, estará a prevenir possíveis danos nos equipamentos  que não estejam adequadamente protegidos;
Manter os alimentos em segurança;
Durante uma interrupção do fornecimento de energia eléctrica, manter as portas do seu frigorifico e congelador fechadas ajuda a manter a temperatura baixa. Um frigorífico é capaz de manter a temperatura durante cerca de 5 horas, e um congelador 24h, se estiver cheio.

 

Tempestades e interrupções de serviço   
Tempestades ou outras causas de força maior tais como incêndios podem provocar sérios danos nas linhas eléctricas e como tal graves interrupções de serviço.