a minha casa > Gás > Gás Natural > Consumo Eficiente

Consumo Eficiente

O gás natural é uma energia ecológica, uma vez que se trata de um recurso disponível diretamente na natureza: é usada no seu estado natural, sem transformações ou tratamentos. Produz uma combustão limpa e as emissões de dióxido de carbono são baixas. Como qualquer recurso energético, o gás natural deve ser utilizado eficientemente, sem desperdícios: lembre-se que o consumo racional de energia tem reflexo, não só na sua economia, como na preservação do meio ambiente!

Siga as nossas dicas simples de poupança:

 

1. Nos fogões e placas a gás utilize sempre recipientes com uma base de diâmetro superior ao do disco. No caso de não ser possível, regule a chama de acordo com a dimensão do recipiente, para que a chama não seja maior do que o fundo do recipiente. Assim, maximizará o aproveitamento do calor e evitará desperdícios de energia.

 

2. Evite desperdícios de gás e de água utilizando corretamente as torneiras misturadoras monocomando. Quando abertas na posição central fornecem sempre uma mistura de água quente e fria, mesmo quando apenas precisa de água fria e não se apercebe de que está a ser aquecida. Para minimizar desperdícios, faça o seguinte:

a) Verifique sempre, antes de abrir a torneira, se esta se encontra totalmente puxada para a posição de fria ou quente, consoante o que pretende;

b) Quando pretender água temperada, comece por abrir a torneira totalmente na posição de quente, regulando-a gradualmente até à temperatura desejada.

 

3. Regule os equipamentos de aquecimento ambiente para uma temperatura de, aproximadamente, o dobro da temperatura de utilização desejada. Desta forma, poderá manter um nível de conforto agradável com um menor tempo de funcionamento dos equipamentos, evitando perdas energéticas.

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.