a minha casa > Gás > Gás Natural > Vantagens

Vantagens

O gás natural apresenta as seguintes vantagens:

O gás natural é a fonte de energia mais limpa e ecológica no universo das energias fósseis/convencionais, contribuindo para a redução dos GEE e para uma melhoria da qualidade do ar, quando substitui outras fontes de energia mais poluentes. Os produtos resultantes da sua queima são inodoros, isentos de óxido de enxofre e partículas de fuligem.

Pelo facto de não sofrer transformações e de as perdas no seu transporte serem mínimas, chegando ao local de utilização praticamente na forma em que é encontrado na natureza, é mais eficiente que a maioria das outras fontes de energia. A chama azul produzida pelo gás natural é forte e constante, permitindo cozinhar com maior eficiência e em menos tempo. O fornecimento de gás natural é constante, pois o sistema é permanente e não está sujeito a quebras.

O facto de ser mais leve que o ar faz com que o gás natural se dissipe rapidamente. Além disso, chega aos locais de consumo através de condutas, o que evita o armazenamento e elimina o uso de botijas e os riscos inerentes. Sendo um gás inodoro, é misturado com um produto que lhe introduz um cheiro próprio para que seja facilmente detectada a sua presença em caso de fuga nas canalizações.

O preço do gás natural é competitivo quando comparado com as demais formas finais de energia, tais como a eletricidade e os gases de petróleo liquefeitos (canalizados ou de garrafa), reduzindo significativamente os seus custos energéticos mensais. O gás natural permite prolongar a vida útil dos equipamentos, apresentando uma baixa emissão de gases ácidos e compostos de enxofre, que os corroem.


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.